Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 24 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q556900

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal. É uma doença de notificação compulsória imediata:

Carregando...
Q556905

Para a prevenção da infecção da corrente sanguínea associada ao acesso venoso, são recomendados “pacotes de medidas” que, quando implantados em conjunto, resultam em melhorias da assistência mais substanciais. Leia as frases abaixo, e dê valores Verdadeiro (V ) ou Falso (F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. São componentes do pacote do cateter venoso central (CVC ):
( ) Higiene das Mãos.
( ) Antissepsia com Polivinilpirrolidona Iodo (PVP-I).
( ) Precauções máximas de Barreira na passagem do cateter.
( ) Escolha do sítio de inserção adequado, com obrigatoriedade para a veia carótida nos casos de cateteres não tunelizados.
( ) Reavaliação diária da necessidade de manutenção do cateter, com pronta remoção daqueles desnecessários.

Carregando...
Q556897

A infecção puerperal é qualquer isolamento de microrganismo na cavidade uterina, elevação de temperatura igual a 38°C no período após o parto recente (excluindo o 1º dia), presença de taquicardia consistente e súbita, drenagem uterina purulenta e dor abdominal acompanhada de hipersensibilidade do útero, útero amolecido e hipoinvoluído. Inúmeras são as causas que predispõem a infecção puerperal. Alguns fatores aumentam o risco da complicação no pós-parto, como:

Carregando...
Q556885

Para a adequada execução do Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH), os hospitais deverão constituir Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de execução das ações de controle de infecção hospitalar. Considerando a composição dos membros da CCIH, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V ) ou Falso (F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A CCIH deverá ser composta por profissionais da área de saúde, de nível superior, formalmente designados. Os membros da CCIH serão de dois tipos: consultores e executores.
( ) O presidente ou coordenador da CCIH será sempre um médico, indicado pela direção do hospital. ( ) Um dos membros executores deve ser, obrigatoriamente, um enfermeiro.
( ) Os membros executores serão, no mínimo, 2 (dois) técnicos de nível superior da área de saúde para cada 200 (duzentos) leitos ou fração deste número com carga horária diária, mínima, de 6 (seis) horas para o enfermeiro e 4 (quatro) horas para os demais profissionais.

Carregando...
Q556892

A investigação de surtos tem o objetivo de evitar o surgimento de novos casos, conhecendo os mecanismos que levaram a eles, bloqueando-os e desta forma controlar a epidemia. Considerando os surtos e sua investigação, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. No caso das infecções relacionadas à assistência à Saúde (IRAS), estas já estão presentes nos hospitais e quando o número de casos excede o esperado na curva endêmica, ou ocorrem casos de um novo agente etiológico, pode-se estar diante de um surto hospitalar.
II. Os surtos de fonte comum são aqueles que surgem lentamente e a transmissão do agente deve ser interpessoal ou por meio de fômites. Geralmente o agente etiológico multiplica-se no hospedeiro antes de infectar outra pessoa. Exemplo: Dieta parenteral contaminada.
III. Espera-se 1 (um) surto para cada 1.000 (um mil) admissões, o que pode ser uma orientação quanto à subnotificação.
IV. A implantação de medidas de controle devem ser imediatas ao reconhecimento do surto. Uma das medidas gerais a ser adotada é a intensificação da higienização das mãos.

Carregando...
Q556884

Considerando a sobrevivência de microrganismos em matéria orgânica ressecada, em temperatura ambiente, o tempo de sobrevivência do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é:

Carregando...
Q556889

_____________ é uma das principais infecções relacionadas à assistência à saúde no Brasil, ocupando a terceira posição entre todas as infecções em serviços de saúde e compreendendo 14% a 16% daquelas encontradas em pacientes hospitalizados. Preencha a lacuna e a seguir assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q556891

Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) classificados como Grupo A são:

Carregando...
Q556896

A infecção do trato urinário (ITU) relacionada à assistência à saúde (ITU-RAS), no adulto, é definida como: 1-qualquer infecção ITU relacionada a procedimento urológico; e 2- ITU não relacionada a procedimento urológico diagnosticada após a admissão em serviço de saúde e para a qual não são observadas quaisquer evidências clínicas e não está em seu período de incubação no momento da admissão. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V ) ou Falso (F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A ITU relacionada a procedimento urológico, mais frequentemente é o cateterismo vesical.
( ) A urina coletada em paciente já cateterizado deve ser aspirada assepticamente do local próprio no circuito coletor e a cultura processada de forma quantitativa.
Não há indicação de troca do cateter para obter urina para cultura.
( ) A cultura de ponta de cateter urinário é um teste laboratorial aceitável para o diagnóstico de ITU.
( ) ITU-RAS sintomática é definida pela presença de ao menos um dos seguintes critérios: Paciente está ou esteve com um cateter vesical (CV) em até 7 dias antes da urinocultura, apresenta urinocultura positiva com ≥105 UFC/mL de até duas espécies microbianas, com ou sem presença de sintomas como: febre (>38ºC), urgência, frequência, disúria, dor suprapúbica ou lombar.

Carregando...
Q556904

Um medicamento foi preparado e conectado ao paciente de forma errada. Entretanto, o erro é detectado antes do início da administração do medicamento ao paciente. Considerando os conceitos de segurança do paciente, é correto afirmar que houve a ocorrência de:

Carregando...
Q556888

São meios recomendados para a cultura das amostras do trato respiratório:

Carregando...
Q556890

A classificação de artigos hospitalares tem como objetivo auxiliar o grau de risco de aquisição de infecção. São considerados artigos semi críticos:

Carregando...
Q556895

Considerando a classificação e critérios definidores de infecção cirúrgica (IC ), Osteomielite do esterno, após cirurgia cardíaca ou endoftalmite são consideradas infecções de:

Carregando...
Q556903

Considerando os setores de apoio e o Controle de Infecção, não são fatores limitantes para realização da limpeza:

Carregando...
Q556908

De acordo com a RDC nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências, o serviço de saúde que realize mais de__________________, deve constituir um Comitê de Processamento de Produtos para Saúde - CPPS, composto minimamente, por um representante ___________________________. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar)

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) E
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) E
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282