A educação, no decorrer do século XX, foi marcada por mudanças que atingiram o setor econômico, político e social. Nesse cenário, a instituição educacional torna-se referência de qualquer ação educativa, com suas formas de ensino e aprendizagem.
Este cenário passou:
Está(ão) correta(as):
Dentre as características que marca a era da Escola Nova temos:
A partir da década de 60, surgem propostas de inspiração tecnicista, baseadas na convicção de que a escola só se tornaria eficaz se adotasse o modelo empresarial. Este modelo vem ao encontro do modelo do processo científico de racionalização e produção do início do século XX, mais conhecido como:
O desenvolvimento pode ser entendido como um conjunto das transformações que ocorrem ao longo do tempo nas pessoas, expressando-se na evolução da inteligência e das modalidades de relacionamento afetivo e social.
É consenso entre os estudiosos da educação como:
No Brasil, o movimento da Escola Nova só começou no século XX, na década de 20, com diversas reformas esparsas do ensino público. Suas ideias expressaram-se de maneira clara em 1932, no Manifesto dos pioneiros da Educação Nova, cujo principais signatários foram:
O sucesso da industrialização e o desenvolvimento das ciências trazem algumas preocupações específicas à escola tradicional do século XIX. Por um lado, acentua-se o dualismo escolar, que consiste no fato de existir uma escola para elite e outra para o segmento popular operário. Por outro, surge:
O Art. 8º da Lei de Diretrizes e Bases (LDB)defende que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.
Caberá a União:
A qualidade do trabalho pedagógico está associada à capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno. O resgate de importantes contribuições teóricas para a Psicologia e para a Educação tem sido um fenômeno significativo nas últimas décadas. De acordo com Prado (2017), inspirado em Penteado, os principais fatores de aprendizagem ligados ao indivíduo são:
Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (Art. 58, LDB).
Neste sentido é fundamental:
De acordo ao Art.12 da LDB, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
I-elaborar e executar sua proposta pedagógica.
II-administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
III-assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
IV-velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
V-aprovar os alunos de menor rendimento.
Está(ão) correta(as):
Com a implantação do tecnicismo no Brasil, a inclusão de disciplinas técnicas no currículo teve por consequência a exclusão de outras como: