Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 7 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Neste belíssimo trecho do livro “antes de nascer o mundo”, Mia Couto aproxima-nos, de modo muito poético e original, de uma atmosfera bem particular. A afirmativa que sintetiza a temática abordada no texto é

Carregando...

“Depois, ele inspira fundo e dizia: - Este é o silêncio mais bonito que escutei até hoje. Lhe agradeço, Mwanito.” O elemento gramatical do texto destacado que nos revela ter o pai declarado nesse mesmo sentimento mais de uma vez é:

Carregando...

Correlacione as colunas: 1.A virgula está separando, incorretamente, termos essenciais da oração. 2.A vírgula marca a anteposição da oração subordinada em relação à principal. 3.A vírgula separa, corretamente, os termos de uma enumeração. 4.A ausência da vírgula, depois de um termo intercalado, acarreta incorreção. ( ) Os sentimentos aprisionados, costumam causar ansiedade, sobretudo, nos jovens. ( ) Todos os nossos sentimentos, não revelados causarão sintomas, doenças? ( ) Quando silenciamos nossos, para onde vão nossos sentimentos? ( ) Naquele dia, a diretora convocou professores, pais, funcionários e alunos para a reunião. A correta correlação entre as colunas é, respectivamente:

Carregando...

O melhor sinônimo para “centelha promissora”, como ocorre no texto, é:

Carregando...

A questão feita pela Mafalda mostra sua preocupação com:

Carregando...

“... tecia os delicados fios com que se fabrica a quietude.” “ – Venha, meu filho, venha ajudar-me a ficar calado.” As palavras “quietude”, “filho” e “calado”, retiradas dos trechos em destaque, têm, respectivamente, as seguintes funções sintáticas:

Carregando...

Se compararmos a personagem Mwanito do Mia Couto com a Mafalda do Quino, podemos afirmar que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) E
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282