Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 8 de 8 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 8
Questões por página:
Q648257

Cada escola convive com problemas diferenciados e o projeto pedagógico deve refletir a realidade de cada uma, bem como a visão de seus principais segmentos. Entretanto, existem componentes que, normalmente, devem constar da elaboração de um projeto. Sobre o tema, leia as afirmativas. I. Discutir e rever os objetivos da avaliação e os procedimentos empregados, considerando que a avaliação deve ser assistemática e gerar as informações necessárias para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. II. Uma das preocupações centrais do projeto pedagógico é a abordagem dos problemas de ensino e aprendizagem. III. Os recursos didáticos podem ser divididos entre aqueles utilizados em sala de aula (quadro de giz, livro didático, materiais impressos etc.) e aqueles essenciais ao funcionamento adequado das instalações pedagógicas como biblioteca, sala de leitura e sala de recursos audiovisuais. IV. O cronograma de atividades sintetiza o projeto pedagógico, devendo, sempre que possível, ser acompanhado de um cronograma dos desembolsos. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q648256

Campos e Silva afirmam que a gestão escolar surge como "orientação e liderança competente, exercida a partir de princípios educacionais democráticos e como referencial teórico para a organização e orientação do trabalho em educação". Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a democratização da escola:

Carregando...
Q648301

Pensar uma construção coletiva do Projeto Político Pedagógico remete à:

Carregando...
Q648306

A escola deve focar seu trabalho em competências e habilidades para:

Carregando...
Q648508

No espaço escolar pode-se notar a relevância do emprego do tempo: I. nos toques da sirene anunciando ou lembrando os horários de entrada, do recreio e de saída. II. nas atividades da instituição contidas no calendário escolar que determina os períodos festivos e comemorativos, as avaliações, os planejamentos, as reuniões, as férias, as provas, dentre outras. III. especificamente, na sala de aula, essa relevância se dá no controle da duração da aula, na realização fragmentada dos conteúdos pedagógico, entre outros. IV. na ordenação do tempo escolar que é pautado por uma racionalização dos processos educativos, visando à organização do sistema escolar em consonância com a idade das pessoas e melhor aproveitamento do tempo. V. nos ritmos e padrões regidos pelo "tempo dos relógios" expressa nossas práticas e experiências, frutos de uma caracterização pessoal e individual de uma sociedade. Estão corretos apenas:

Carregando...
Q648259

Existem diversas formas de abordar a questão das relações entre educação e cultura(s) no contexto escolar. Uma delas, modelo próprio de educação multicultural para ser um referente no dia a dia das salas de aula, constitui-se em uma dimensão denominada pedagogia da equidade que está corretamente explicitada em:

Carregando...
Q648300

O planejamento educacional tem como um de seus objetivos:

Carregando...
Q648296

Quando se fala sobre diversidade em educação, remete-se:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) A
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282