Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 9 de 9 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 9
Questões por página:
Q648310

O Registro realizado pelo professor se configura como: I. instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica do professor dentro da dinâmica da escola. II. documento oficial da escola, que legitima a vida do aluno, assegurando-lhe o direito de ter os registros de sua vida escolar bem como o acesso aos mesmos. III. um documento que deve ser preenchido como exigência burocrática do trabalho do professor. IV. potencialidade da escrita para o processo formativo da docência, proporcionando a análise sistemática, a organização do pensamento, o retomar as vivências. Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q648308

Existem categorias que poderão orientar a definição das atividades dos alunos e, portanto, a escolha das estratégias, para o momento de construção do conhecimento, entre elas: I. Significação: visa estabelecer os vínculos, os nexos do conteúdo a ser desenvolvido com os interesses e a prática social do aluno; assim, a proposta efetivada deverá ser significativa e vinculada de forma ativa para o aluno, através das relações existentes entre as necessidades e finalidades que ligam o aluno ao objeto do conhecimento. II. Problematização: na origem da busca de todo conhecimento está colocado um problema, cuja gênese que deve ser recuperada no estudo do conteúdo; o pensamento do aprendiz se identifica melhor com situações onde possa mover-se, identificar-se em diferentes posições, questionar. III. Criticidade: o conhecimento deve estar ligado a uma visão crítica da realidade, buscando suas consequências, superando a simples aparência dos mesmos. IV. Continuidade-ruptura: partir de onde se encontra o aluno (senso comum, visão sincrética ou inicial) para, sob o efeito da análise, pela ruptura, possibilitar a construção de uma nova síntese que represente um conhecimento mais elaborado e qualitativamente superior. Está correto apenas o que se aponta em:

Carregando...
Q648251

A relação professor/aluno em sala de aula é um processo bastante complicado, pois existem, nesse contexto, diversos aspectos a serem analisados, tendo em vista que, para um bom relacionamento entre ambos há necessidade de:

Carregando...
Q648250

Entre os vários desafios enfrentados em sala de aula, para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra com eficiência, podem ser citados: I. desinteresse dos alunos. II. cumprimento das atividades propostas. III. falta de material necessário para acompanhamento das aulas. IV. baixo nível de desempenho dos alunos. V. brincadeiras durante as aulas. Está correto apenas o que se aponta em:

Carregando...
Q648306

A escola deve focar seu trabalho em competências e habilidades para:

Carregando...
Q648503

Quando a criança erra, o professor deve estar atento ao significado desse erro e procurar maneiras de ajudar o aluno a superá-lo. Sobre o tema, leia as afirmativas. I. Os erros que não se referem à construção do conhecimento, mas simplesmente ao emprego ou aprimoramento dos conhecimentos já construídos, são erros de sistematização do código escrito, de distração, de falta de treino ou repetição, entre outros. Esses são considerados erros construtivos. II. A situação-problema não foi resolvida de modo adequado em razão de a criança não dispor ainda, de todos os esquemas de ação requeridos para tal, visto que existem lacunas em sua estrutura de pensamento que dificultam a assimilação dos dados disponíveis. Assim, sem um entendimento claro do que lhe cabe realizar e, portanto, sem elementos necessários para optar por um determinado curso de ação, só resta à criança proceder por tentativa e erro, fazendo correções em suas estratégias, em função dos êxitos ou fracassos da ação efetivamente realizada. Esses são os chamados erros construtivos. III. A criança errou porque não possui a estrutura de pensamento necessária à solução da tarefa, de onde decorre uma impossibilidade de compreender o que lhe é solicitado. Nesse caso a criança se depara com os erros sistemáticos, pois sem o entendimento da tarefa não há como selecionar procedimentos de ação adequados à realização da mesma. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q648297

Do ponto de vista pedagógico, nas classes do primeiro ano (alfabetização), são muitos os desafios enfrentados pelo professor, um deles é justamente dar atenção individual aos alunos durante a realização das atividades. Nessa perspectiva, uma estratégia eficaz seria:

Carregando...
Q648309

A função da avaliação que se refere a seu papel no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar é a:

Carregando...
Q648304

A avaliação é meio de aprendizagem que tem como função auxiliar e orientar o professor sobre as capacidades e competências na compreensão dos saberes escolares. Os resultados destas avaliações devem possibilitar ao professor:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) A
  • 9) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282