Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 27 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Segundo a LDBEN, os Municípios terão a incumbência, dentre outras, de:

Carregando...

Sobre formas positivas de atuação em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula, leia as afirmativas. I. Os saberes experienciais ou saberes práticos do professor são construídos exclusivamente dentro da escola e das instituições em que o professor atuou. II. O professor também precisa lidar com a imprevisibilidade das situações geradas em sala de aula, fazendo uso do saber docente construído, para, no trabalho, enfrentá-las. III. Os saberes experienciais não são saberes como os demais; são, ao contrário, formados de todos os demais, mas retraduzidos, "polidos" e submetidos às certezas construídas na prática e na experiência. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...

Quanto ao Ensino Fundamental, a LDBEN, determina que ele é:

Carregando...

Existem diversas formas de abordar a questão das relações entre educação e cultura(s) no contexto escolar. Uma delas, modelo próprio de educação multicultural para ser um referente no dia a dia das salas de aula, constitui-se em uma dimensão denominada pedagogia da equidade que está corretamente explicitada em:

Carregando...

Os estudos mais recentes no campo da Educação Especial enfatizam que as definições e uso de classificações, devem ser contextualizadas, não se esgotando na mera especificação ou categorização atribuída a um quadro de deficiência, transtorno, distúrbio, síndrome ou aptidão. Considera-se que as pessoas se modificam continuamente exigindo uma atuação pedagógica voltada para alterar a situação de exclusão, reforçando a ideia de que para a promoção da aprendizagem de todos os alunos, são importantes os ambientes:

Carregando...

O encontro entre a linguagem e a consc1encia é considerado, pelos estudiosos do tema, como o momento de maior impacto no curso da constituição do pensamento. É quando objetos são transformados em signos, em um movimento de apropriação em que os signos vão deixando de fazer parte do mundo externo, ganhando significados nos processos psicológicos individuais. O resultado deste processo é uma nova qualidade das interações da criança com o meio, mediado pela(o):

Carregando...

A formação do professor deve ser um processo contínuo que perpassa sua prática com os alunos, a partir do trabalho transdisciplinar com uma equipe permanente de apoio. É fundamental considerar e valorizar o saber de todos os profissionais da educação no processo de inclusão. Como aponta Kupfer, o professor precisa sustentar sua função de produzir enlace, e para isso necessita de apoio de uma equipe de profissionais, em acréscimo a sua função:

Carregando...

A educação, para Durkheim, é um fato social. Assim sendo, ela é coercitiva, ou seja, é imposta às pessoas, independente de sua vontade por serem incapazes de reagir diante da ação educativa. Sobre o tema Educação e Sociedade, leia as afirmativas. I. Tanto a sociedade quanto a educação contribuem para o desenvolvimento do ser humano. Elas dependem de outros fatores para que o desenvolvimento seja cada vez mais eficaz, como, por exemplo, da política. II. A educação deve reforçar o respeito pelas culturas, e compreender que elas são imperfeitas em si mesmas, à margem do ser humano. III. As novas tecnologias têm sido as maiores fontes de transformação da sociedade, porque é partindo desse pressuposto que a educação tem promovido progressos. Estes progressos estão elevando a sociedade a um patamar incalculável de conhecimento. IV. A educação é perpendicular a todos os membros de uma sociedade. Isto demonstra que a educação é só para uma minoria dessa sociedade. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...

Por muito tempo perdurou o entendimento de que seria a forma mais apropriada para o atendimento de alunos que apresentavam deficiência ou que não se adequassem à estrutura rígida dos sistemas de ensino, oferecer a educação especial e a educação comum organizadas de forma:

Carregando...

A gestão da educação nacional se expressa através da organização dos sistemas de ensino federal (União), estadual e municipal, com suas incumbências e formas de articulação própria no que diz respeito à oferta de educação escolar. Sobre as competências dos diferentes entes federativos, leia as afirmativas. I. A União assume o papel de coordenar, articular e redistribuir em relação às demais unidades federadas. II. Compete, também, ao governo federal definir e assegurar as grandes linhas do projeto educacional do país. III. Os Estados têm como atribuição específica e exclusiva o ensino médio, bem como "elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com os planos nacionais, integrando as suas ações e as dos municípios. IV. A oferta do ensino fundamental é de responsabilidade compartilhada dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. V. Os Municípios têm como atribuição a educação infantil. Incumbe também "organizar, manter e desenvolver o seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados". Estão corretas apenas as afirmativas:

Carregando...

O art. 78 da LDBEN, indica que "O Sistema de Ensino da União, com a colaboração das agências federais de fomento à cultura e de assistência aos índios, desenvolverá programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas, com os seguintes objetivos": I. promover a plena inserção do índio no mundo civilizado em igualdade de condições com quaisquer outros cidadãos. II. proporcionar aos índios, suas comunidades e povos, a recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências. III. garantir aos índios, suas comunidades e povos, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não índias. Está correto o que se afirma em:

Carregando...
GABARITO:

  • 16) A
  • 17) A
  • 18) A
  • 19) D
  • 20) C
  • 21) B
  • 22) D
  • 23) E
  • 24) B
  • 25) A
  • 26) C
  • 27) E
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282