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Questões de concursos

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Q739823

Para organizar o projeto político-pedagógico da escola, faz-se necessário pensar nas finalidades cultural, política, social, profissional e humanística que a escola se propõe, como alcançá-las e quais ações devem ser priorizadas. A finalidade humanística tem como objetivo:

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Q739822

A concepção interpretativa de gestão caracteriza-se por considerar como elementos prioritários na análise dos processos de organização:

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Q739815

Para se promover uma ação interdisciplinar escolar, pode(m) ser adotado(s) o(s) desafio(s) a seguir:

1- manter viva a ideia de que a interdisciplina é etapa superior das disciplinas e não negação supostamente superadora delas.

2- definir os temas socialmente mais relevantes em que o interdisciplinar possa operar e buscar vias institucionais para colocá-las em prática.

3- criar uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas a fim de embasar procedimentos que favorecem a aprendizagem.

4- promover transposição de métodos de análise, permanecendo circunscrita à condição de pesquisa disciplinar.

Estão corretos apenas os itens:

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Q739819

A concepção de protagonismo infanto-juvenil pressupõe:

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Q739821

Na relação entre professores e alunos, cabe ao docente:

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Q739814

Sobre currículo, leia as seguintes afirmativas.

I. O "currículo como fato" precisa ser considerado não como mera ilusão, camada superficial da prática escolar de alunos e professores, mas como uma realidade social, historicamente específica, expressando relações de produção particulares entre pessoas.

II. A ideia de "currículo como prática" pode se constituir em um elemento que favorece a distorção da realidade, uma vez que: reduz a realidade social de "curriculum" às intervenções e ações subjetivas de docentes e discentes, impedindo de entender o surgimento e persistência históricos de determinados conceitos, conhecimento e convenções (como, por exemplo, as matérias escolares).

III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica.

Está correto apenas o que se afirma em:

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Q739820

Leia as afirmativas a respeito de algumas propostas de ações governamentais para a garantia dos direitos humanos de determinados grupos, especificamente voltadas à educação, referentes à Diversidade e Sexualidade nas escolas. I. Estimular a formulação, no âmbito federal, estadual e municipal, de programas governamentais destinados a assegurar a igualdade de direitos em todos os níveis, incluindo saúde, educação e treinamento profissional, trabalho, segurança social, propriedade e crédito rural, cultura, política e justiça. II. Incentivar a capacitação dos professores do ensino fundamental e médio para a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN no que se refere às questões de promoção da igualdade de gênero e de combate à discriminação contra a mulher. III. Apoiar programas de capacitação de profissionais de educação, policiais, juízes e operadores do direito ·em geral para promover a compreensão e a consciência ética sobre as diferenças individuais e a eliminação dos estereótipos depreciativos com relação aos LGBT. IV. Evitar programas de orientação familiar e escolar para a resolução de conflitos relacionados à livre orientação sexual, a fim de não interferir no projeto educativo e ideológico das famílias. Está correto apenas o que se afirma em:

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Q739813

Vygotsky, com seus estudos, deu origem à corrente, educacional conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Essa corrente destaca que o processo de aprendizagem está mais ligado:

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Q739818

A Lei nº 10.639/2003 acrescentou à LDB (lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 artigos em que:

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Q739817

É um princípio norteador das Políticas Públicas Inclusivas de educação:

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Q739812

Sobre a teoria da aprendizagem chamada Gestalt, teoria de transição entre o Behaviorismo Clássico e o Cognitivismo, leia as afirmativas.

1. Gestalt é holística, molar, subjetiva, nativista e cognitiva.

2. O organismo agrega algo à experiência que não está contido nos dados sensoriais, e este algo é organização.

3. A premissa básica da Gestalt é que o todo é mais do que a soma de suas partes.

4. A Gestalt é molecular, objetiva, empirista e comportamentalista.

Está correto apenas o que se afirma em:

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Q739824

São diretrizes do Plano Nacional de Educação:

1- criar mecanismos para o acompanhamento individualizado dos(as) alunos(as) do ensino fundamental.

2- universalização do atendimento escolar.

3- superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.

4- melhoria da qualidade da educação.

5- valorização dos(as) profissionais da educação.

Estão corretos apenas os itens:

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) E
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) A
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