Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 26 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q741171

Mauro e Coelho (2009, p.184) afirmam que "[...] a criança pequena tem uma maneira muito peculiar de fazer arte. Arte e vida se misturam [...]. Seu fazer musical está sempre integrado às suas necessidades e a sua maneira de interagir com o mundo." Por meio da brincadeira, o fazer musical com a criança pequena acontece principalmente através de dois fatores, são eles a:

Carregando...
Q741169

Quais as brincadeiras e/ou jogos que mais colaboram para o desenvolvimento da coordenação óculo-pedal?

Carregando...
Q739823

Para organizar o projeto político-pedagógico da escola, faz-se necessário pensar nas finalidades cultural, política, social, profissional e humanística que a escola se propõe, como alcançá-las e quais ações devem ser priorizadas. A finalidade humanística tem como objetivo:

Carregando...
Q741176

Na década de 1980, as pesquisas nas áreas da linguística aplicada e da educação priorizaram as investigações sobre os aspectos sociais que interferiam/determinavam os processos de aquisição e desenvolvimento da língua oral e escrita. Sobre o tema, leia as afirmativas.

I. Letramentos são sempre situados, ou seja, realizam-se em condições específicas, portanto são dotados de especificidades que os distinguem, embora sempre imersos em processos sociais mais amplos.

II. Letramento não é condição apenas de quem sabe ler e escrever, mas de quem interage socialmente, através das práticas de leitura e escrita que circulam no meio onde vive.

III. Os linguistas que se interessam pelo fenômeno do letramento dão valor às funções sociais da leitura, da escrita e da oralidade.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q741175

Sobre o ato de pintar enquanto atividade educativa, pode-se afirmar que:

Carregando...
Q741168

Segundo Vieira, [et al.] (2009, p.44), em determinada fase a criança desenvolve maior capacidade de utilizar símbolos, o que indica uma significativa mudança na sua forma de interagir com o mundo. As brincadeiras, como as que envolvem o faz de conta, auxiliam nesse processo, pois estão intimamente ligadas ao desenvolvimento da:

Carregando...
Q741170

Não há como pensar os objetivos do ensino fundamental desvinculados da LDB (lei n° 9.394/1996). Em seu art. 32, a lei prevê que o ensino fundamental tem como objetivo a formação básica do cidadão mediante determinados critérios. Sobre a interpretação desses critérios para cumprir os objetivos do ensino fundamental é correto afirmar que:

Carregando...
Q739822

A concepção interpretativa de gestão caracteriza-se por considerar como elementos prioritários na análise dos processos de organização:

Carregando...
Q739815

Para se promover uma ação interdisciplinar escolar, pode(m) ser adotado(s) o(s) desafio(s) a seguir:

1- manter viva a ideia de que a interdisciplina é etapa superior das disciplinas e não negação supostamente superadora delas.

2- definir os temas socialmente mais relevantes em que o interdisciplinar possa operar e buscar vias institucionais para colocá-las em prática.

3- criar uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas a fim de embasar procedimentos que favorecem a aprendizagem.

4- promover transposição de métodos de análise, permanecendo circunscrita à condição de pesquisa disciplinar.

Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q739819

A concepção de protagonismo infanto-juvenil pressupõe:

Carregando...
Q741174

Para estimular a aprendizagem através da brincadeira de forma adequada, é preciso planejar atividades que estejam de acordo com o estágio do brincar da criança. Não podemos trabalhar atividades de regras complexas com crianças em estágio de desenvolvimento que ainda não as compreendem. Nesse campo, a teoria de Piaget nos auxilia a identificar o grau de compreensão da criança sobre a aplicação das regras. Segundo seus estágios do brincar, em sua grande maioria, crianças dos 5 aos 11 ou 12 anos:

Carregando...
Q739821

Na relação entre professores e alunos, cabe ao docente:

Carregando...
Q741167

Utilizar jogos e brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor infantil é essencial na escola. Segundo Loureiro (2002, p.40), "O trabalho psicomotor privilegia o ato físico, mas leva-o ao trabalho mental, no qual se aprende a escutar, interpretar, imaginar, organizar, representar, passar da ideia ao ato, do abstrato ao concreto, bases imprescindíveis da aprendizagem formal." Brincadeiras como o jogo de estátua, onde os alunos precisam "congelar" o movimento quando um som é suspenso, mais precisamente:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) E
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282