Entre os quatros pilares da Educação do século XXI, há um no qual o domínio da aprendizagem atua no campo das atitudes e dos valores e envolve uma consciência e ações contra o preconceito e as rivalidades diárias que se apresentam no desafio cotidiano. Esse domínio é denominado aprender a:
A Educação Especial é definida, a partir da LDBEN nº 9.394/1996, como uma modalidade de educação escolar que permeia:
Para organizar o projeto político-pedagógico da escola, faz-se necessário pensar nas finalidades cultural, política, social, profissional e humanística que a escola se propõe, como alcançá-las e quais ações devem ser priorizadas. A finalidade humanística tem como objetivo:
Para que se efetive em sala de aula uma prática pedagógica interdisciplinar, é preciso instrumentalizar o professor através de vivências práticas, no sentido de que ele possa contemplar diferentes dimensões consideradas estratégicas para o saber fazer interdisciplinar. Sobre o tema, leia as afirmativas. I. O planejamento da atividade interdisciplinar envolve a tríade: necessidade, intenção e cooperação de modo, que o movimento gerado tenha como propósito, a construção da cidadania e exercício da autonomia pessoal. II. A prática interdisciplinar constitui-se de um trabalho coletivo e solidário que exige a descentralização do poder e uma efetiva autonomia do sujeito, seu exercício envolve competências docentes tais como: perceber-se interdisciplinar; contextualizar os conteúdos. III. A intenção gesta do projeto pedagógico da escola, da projeção e planejamento das atividades que possibilitem a construção do conhecimento, e se manifesta na atitude, no refazer, rever, reconstruir em vista de sua característica formadora e científica. Está correto o que se afirma em:
Para orientar as unidades de Educação Infantil a planejar seu cotidiano, as Diretrizes apontam um conjunto de princípios éticos, políticos e estéticos defendidos pelos diversos segmentos ouvidos no processo de sua elaboração e que devem orientar o trabalho nas instituições de Educação Infantil. Cabe às instituições de Educação Infantil, de acordo com os princípios éticos:
Na organização da educação infantil centrada no processo de desenvolvimento da criança, as unidades devem garantir a todas as crianças experiências que promovam:
Nesta tendência pedagógica, a atividade escolar deveria centrar-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata. O professor deveria agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos. Seus defensores, dentre eles o educador pernambucano Paulo Freire, lutavam por uma escola conscientizadora, que problematizasse a realidade e trabalhasse pela transformação radical da sociedade capitalista.
É correto afirmar que as ideias abordadas no texto fazem referência à:
Para se promover uma ação interdisciplinar escolar, pode(m) ser adotado(s) o(s) desafio(s) a seguir:
1- manter viva a ideia de que a interdisciplina é etapa superior das disciplinas e não negação supostamente superadora delas.
2- definir os temas socialmente mais relevantes em que o interdisciplinar possa operar e buscar vias institucionais para colocá-las em prática.
3- criar uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas a fim de embasar procedimentos que favorecem a aprendizagem.
4- promover transposição de métodos de análise, permanecendo circunscrita à condição de pesquisa disciplinar.
Estão corretos apenas os itens:
A concepção interpretativa de gestão caracteriza-se por considerar como elementos prioritários na análise dos processos de organização:
Em uma das alternativas a seguir, há uma corrente teórica cuja metodologia usada é a exposição e demonstração verbal da matéria e/ou por meio de modelos. Essa tendência educacional, usada em sala de aula, é denominada:
Assinale a alternativa que apresenta uma diretriz estabelecida pela Política Nacional de Educação Infantil (MEC).
Como modalidade da Educação Básica, a educação especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar:
I. a dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.
II. a busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem, como base para a constituição e ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.
III. o desenvolvimento de habilidades específicas mesmo que incapacitados para o exercício da cidadania- da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.
Está correto apenas o que se afirma em:
Em relação à Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, o fraldário é local para higienização das crianças, troca e guarda de fraldas e demais materiais de higiene, pré-lavagem de fraldas de pano e eliminação de fezes. A opção pela utilização de fraldas de pano ou fraldas descartáveis deve ser feita pelas famílias em parceria com a comunidade escolar.
Uma sugestão para aspecto construtivo do fraldário é:
Sobre currículo, leia as seguintes afirmativas.
I. O "currículo como fato" precisa ser considerado não como mera ilusão, camada superficial da prática escolar de alunos e professores, mas como uma realidade social, historicamente específica, expressando relações de produção particulares entre pessoas.
II. A ideia de "currículo como prática" pode se constituir em um elemento que favorece a distorção da realidade, uma vez que: reduz a realidade social de "curriculum" às intervenções e ações subjetivas de docentes e discentes, impedindo de entender o surgimento e persistência históricos de determinados conceitos, conhecimento e convenções (como, por exemplo, as matérias escolares).
III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica.
Está correto apenas o que se afirma em:
A concepção de protagonismo infanto-juvenil pressupõe: