Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 30 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Quanto à entidade produtora, os arquivos podem ser:

Com o objetivo de evitar a obsolescência tecnológica e assegurar que as imagens digitais dos documentos digitalizados sejam preservadas e acessadas futuramente, é de grande importância a adoção de metodologias de migração dessas informações digitais para novas mídias e suportes. Esses processos de migração são conhecidos como conversão, atualização e:

Em relação aos termos utilizados nos procedimentos administrativos realizados no protocolo, a movimentação de um processo de uma unidade à outra, executada através de um sistema próprio, seja ela interna ou externa, é denominada:

A designação dada às subdivisões de um fundo, que refletem a natureza de sua composição, seja ela, estrutural, funcional ou por espécie documental, denomina-se:

O setor de protocolo é a unidade destinada à recepção das correspondências e demais documentos. Dentro das atividades realizadas pelo protocolo, é correto afirmar que a expedição é a etapa na qual o setor de protocolo:

Considerando a terminologia arquivística e as características dos documentos, é correto afirmar que papel, caderno, edital, edital de concurso e minuta são, respectivamente, exemplos de:

Em relação ao diagnóstico e à avaliação documental, assinale a afirmativa correta.

A conservação compreende os cuidados prestados aos documentos e, consequentemente, ao local de sua guarda. Com relação às técnicas de preservação, conservação e restauração dos documentos, é correto afirmar que:

De acordo com o Decreto nº 1.799, de 30 de janeiro de 1996, que regulamenta a microfilmagem de documentos oficiais, os elementos que constarão na imagem de abertura que precede as séries dos documentos microfilmados incluem: I. identificação do detentor dos documentos a serem microfilmados. II local e a data da microfilmagem. III registro no Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Está correto apenas o que se afirmativa em:

O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) corresponde ao conjunto de tecnologias utilizadas para organização da informação não estruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas seguintes funcionalidades: captura, gerenciamento, armazenamento e:

De acordo com a terminologia arquivística, relacione o termo à sua definição, assinalando a alternativa que contenha a ordem correta, de cima para baixo.

Coluna I

1. Acervo

2. Coleção

3. Depósito

4. Unidade de arquivamento

Coluna II

( ) menor conjunto de documentos, reunido de acordo com um critério de arranjo preestabelecido.

( ) conjunto de documentos, sem relação orgânica, aleatoriamente acumulados.

( ) ato pelo qual arquivos são colocados, fisicamente, sob custódia de terceiros, sem que haja transferência da posse ou propriedade.

( ) conjunto de documentos de um arquivo.

O instrumento de pesquisa que visa proporcionar uma visão de conjunto dos serviços de arquivo, de modo a permitir ao pesquisador saber quais são seus recursos, a natureza e o interesse dos fundos custodiados pelo arquivo, chama-se:

Assinale a alternativa que indica a ordem correta dos nomes dos servidores da Prefeitura Municipal correspondente aos números dos dossiês, conforme a tabela abaixo, segundo o método dígito-terminal de arquivamento.

A nota utilizada para informar que uma peça foi retirada do processo, quando do ato da anexação, denomina-se termo de:

De acordo com Rosely Curi Rondinelli (2005), o Arquivo Nacional da Austrália (ANA), criou o chamado padrão de metadados para o gerenciamento arquivístico. Esse padrão, composto por vinte elementos:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282