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A partir das perspectivas clínica e de pesquisa, existe a necessidade de uma abordagem que possa ser combinada com o conjunto de diagnósticos em categorias do DSM. Tal abordagem incorpora variações de características em um indivíduo (p. ex., gravidade diferencial dos sintomas individuais tanto dentro quanto fora dos critérios diagnósticos de um transtorno, avaliados conforme a intensidade, a duração ou o número de sintomas, em conjunto com outras características, como o tipo e a gravidade das incapacidades) em vez de se basear em uma abordagem simples do tipo sim ou não. Trata-se de uma abordagem mais:

Dentre as Conferências Mundiais de Saúde, destaca-se a que ocorreu em 14 de Novembro de 1990. Esse encontro foi um marco histórico para as políticas públicas de saúde mental na América Latina. Esse documento faz uma crítica objetiva e fundamentada sobre o sistema psiquiátrico centrada no isolamento do paciente da convivência de seu contexto de referência, e reforça a relação de dependência do portador de transtorno mental com a(o):

A realização de aconselhamento em saúde está reservada a psicólogos e a grande finalidade é ajudar o sujeito a mudar comportamentos relacionados com a saúde e/ou a lidar com as ameaças à sua saúde, o que quer dizer que a utilidade do aconselhamento está associado a duas grandes áreas da intervenção do psicólogo na saúde:

Segundo Mattos, “os modelos de saúde integral devem dotar seus profissionais da capacidade ampliada de apreensão da realidade a partir de fontes diversas como a escuta aos usuários, o olhar sobre o território, as demandas do controle social e o planejamento”:

Lent declara que existe um período crítico ou janelas de oportunidades de desenvolvimento do cérebro, o qual compreende a primeira infância até os 10 (dez) anos de idade. Segundo Pinheiro, o cérebro em desenvolvimento é capaz de reorganização de padrões e sistemas de conexões sinápticas com vista à readequação do crescimento do organismo às novas capacidades intelectuais e comportamentais da criança. [...]. Considera-se que os neurônios em desenvolvimento apresentam uma maior capacidade de adaptabilidade do que as células já maduras, e, durante o período crítico, uma mais acentuada:

(Rodríguez-Marín) Em Psicologia da Saúde, os atendimentos não precisam ser motivados, necessariamente, por algum transtorno psicológico. É um campo diferenciado de outras áreas da Psicologia, considerando que seus usuários têm, em geral, algum problema ligado à saúde física, que apresentam diferenças quanto à forma ou à gravidade. Usualmente, refere-se a um indivíduo que sofre com algum problema orgânico podendo ser causa ou consequência desta relação tanto a dificuldade orgânica como os aspectos:

O Transtorno do Espectro Autista é um novo transtorno do DSM-5 que engloba o Transtorno Autista (autismo), o Transtorno de Asperger, o Transtorno Desintegrativo da Infância, o Transtorno de Rett e o Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação do DSM-IV. Ele é caracterizado por déficits em dois domínios centrais, na:

A contribuição da Psicologia no contexto da saúde, especialmente na área hospitalar, foi de extrema importância nos últimos anos, na medida em que buscou resgatar o ser humano para além de sua dimensão físico-biológica, situando-o em um contexto maior de sentido e significado nas suas dimensões:

Sobre interdisciplinaridade no ensino, pode-se afirmar que:

I. a finalidade da interdisciplinaridade é de ampliar uma ligação entre o momento identificador de cada disciplina de conhecimento e o necessário corte diferenciador.

II. na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes.

III. serve como um principal complemento no conhecimento escolar transmitindo como uma nova dinâmica na metodologia aplicada.

IV. supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.

Estão corretos apenas os itens:

Como aponta Páez atender à diversidade é atender às crianças com deficiências, mas também todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade. Levar em conta a diversidade não implica em fazer um currículo individual paralelo para alguns alunos. Um plano individualizado, nessa perspectiva, pode ser um reforço à exclusão. Dessa forma, é necessário pensar a partir do grupo de alunos e da diversidade que o compõe e não para alguns alunos tomados isoladamente, e para tal, a solução são as:

Por 12 anos, como projeto de lei, tramitou no Congresso e Senado Federal sofreu modificações resultando na Lei nº 10.216, de 06 de abril de 2001, que redireciona o modelo de assistência psiquiátrica no Brasil, de modo a contemplar, também, as forças hegemônicas do setor. A Lei nº 10.216/2001 amplia os espaços de atenção à pessoa com transtorno mental até então existentes, expandindo os limites da luta pela transformação do modelo vigente, reconhecendo que a finalidade de tais serviços deve ser a de:

As barreiras da deficiência mental diferem das barreiras encontradas nas demais deficiências. É necessário que se estimule o aluno com deficiência mental a avançar na sua compreensão, desafiando-o a enfrentar conflitos cognitivos. A educação especializada tradicional é uma forma de intervenção que mantém o aluno em um nível de compreensão que é muito primitivo e que a pessoa com deficiência mental tem dificuldade de ultrapassar, acabando por reforçar a deficiência do aluno, com sua prática em moldes do:

Os sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e a valorização das diferenças, de forma a atender às necessidades educacionais de todos os estudantes. Deve ser assegurada a eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, na edificação – incluindo instalações, equipamentos e mobiliários – e nos transportes escolares, bem como as barreiras nas comunicações e informações, favorecendo a:

Um bom currículo escolar é aquele que se fundamenta em uma concepção de educação que:

I. pressupõe que o aluno seja sujeito de seu processo de aprendizagem.

II. privilegia principalmente o saber que deve ser produzido, deixando em segundo plano o saber que o aluno já possui.

III. as atividades de currículo e ensino não são separadas da totalidade social.

IV. as atividades de currículo e ensino e visam à transformação crítica e criativa do contexto escolar, e mais especificamente de sua forma de se organizar.

Está correto apenas o que se apresenta em:

Os indivíduos adquirem o conhecimento segundo o seu estágio de desenvolvimento, e é a partir das diversas formas de aquisição do conhecimento que se dá a aprendizagem. Piaget (LOPES) classifica os estágios de desenvolvimento da criança em quatro períodos. Marque a alternativa correta correspondente ao estágio das operações concretas.

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