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O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer uma simples brincadeira inofensiva, pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Todo bullying é uma agressão, mas nem toda a agressão é classificada como bullying. Para que seja considerado bullying, é necessário que a agressão ocorra:

Trabalhar com tecnologia na sala de aula é um caminho sem volta. Nos dias atuais, as crianças chegam às escolas dominando as ferramentas digitais e, para se adaptar a essa nova realidade, os professores também precisam transformar as suas práticas. Mas não adianta inserir a tecnologia na aula sem um propósito definido coletivamente. Para tanto, a utilização da tecnologia deve ser:

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado. As causas são variadas e complexas, sendo a genética a mais comum, assim como as complicações perinatais, a má-formação fetal ou problemas durante a gravidez. Professores e equipe pedagógica não têm formação específica para diagnosticar os alunos, mas é importante observar se existem outras evidências de dificuldades, tais como resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários). Encontrar soluções e adaptações pedagógicas fazem parte do processo de:

Apesar da enorme presença on-line das crianças – 1 em cada 3 usuários de internet em todo o mundo é uma criança – muito pouco é feito para protegê-las dos perigos do mundo digital, e para aumentar seu acesso a conteúdos virtuais seguros, afirma a UNICEF, em seu Relatório Anual de Alerta. O relatório explora os benefícios que a tecnologia digital pode oferecer às crianças desfavorecidas, inclusive aquelas que crescem na pobreza ou são afetadas por emergências humanitárias. Para superar essa constatação, as escolas devem incluir em seus projetos o(a):

Os Conselhos de Classe marcam o final das avaliações em um período. Não é possível fazer uma análise completa da situação e levantar formas de como melhorar o ensino e a aprendizagem olhando apenas para uma lista de resultados pontuais. A equipe gestora precisa incentivar que os professores apresentem as dificuldades e os problemas de suas salas, durante as reuniões de horário de trabalho pedagógico coletivo.

A partir das considerações acima, pode-se afirmar que o principal objetivo dos Conselhos de Classe, é:

Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, autor da Pedagogia do Oprimido, defendia que o objetivo da escola deve ser ensinar o aluno a "ler o mundo", para poder transformá-lo. Nesse sentido, é correto afirmar que, segundo Paulo Freire, a Educação deve priorizar a:

É imprescindível que se discuta o advento da internet nas escolas e nas salas de aula, com os alunos. Quais são os perigos e riscos da navegação sem controle; o que é cyberbullying, sexting e outras violências virtuais; como o plágio acontece no ambiente digital? Essas questões podem ser abordadas de forma interdisciplinar e integradas ao currículo. Essa atitude favorece o desenvolvimento da(o):

Tudo o que acontece na escola é político, porque seres políticos interagem naquele local. E ser político é diferente de ser partidário. Toda escola é obrigada a ter um projeto político-pedagógico, esse é o nome. Esse “político” significa o(a):

Sobre interdisciplinaridade no ensino, pode-se afirmar que:

I. a finalidade da interdisciplinaridade é de ampliar uma ligação entre o momento identificador de cada disciplina de conhecimento e o necessário corte diferenciador.

II. na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes.

III. serve como um principal complemento no conhecimento escolar transmitindo como uma nova dinâmica na metodologia aplicada.

IV. supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.

Estão corretos apenas os itens:

O ensino e a aprendizagem são processos distintos: nem tudo aquilo que o professor propõe é apreendido pelos alunos. Uma única metodologia não garante a compreensão dos conteúdos, pois cada indivíduo constrói conhecimentos apoiados em suas experiências de vida e em sua bagagem cultural. Quando se elabora uma avaliação, devemos levar em conta tanto aquilo que foi aprendido quanto às condições oferecidas pelo contexto escolar. Nesse sentido, o aluno:

Em 1930, Piaget escreveu um livro importante, “O Julgamento Moral da Criança”, e mostrou que mesmo as bem pequenas já têm valores como o gosto pelas regras, pela disciplina, pelo fazer bem-feito e por se entregar a uma tarefa coletiva. Só que o adulto não percebe. Piaget provou que é possível ver isso usando o exemplo das brincadeiras. A própria garotada se autorregula e se submete a regras coletivas. Piaget analisou como o respeito entre iguais promove o desenvolvimento da criança. Com base no texto acima, é correto afirmar que a disciplina pode ser tratada como:

Compreender a essência do trabalho dos educadores que estão na escola representa um desafio para todos os envolvidos nesse processo, especialmente para o coordenador pedagógico. Sua atuação tenderá a ser mais eficaz se ele tiver clareza conceitual e teórica sobre a função da organização em que está inserido. Para muitos autores, a escola é uma instituição social na qual ocorrem, de forma intencional e sistemática, o ensino e a aprendizagem de múltiplos conhecimentos produzidos ao longo da história. Só quando entende profundamente isso, o coordenador consegue se engajar e desempenhar bem seu papel. Para tanto, deve haver uma busca constante para:

As escolas de EJA precisam trabalhar com a dimensão do acolhimento. “É preciso conhecer esse aluno em profundidade para efetivar um trabalho transformador. O aluno do EJA já passou por várias exclusões na vida, sendo uma delas, a da escola regular. E são várias as questões envolvidas aí, desde desestruturação familiar a trabalho. E, embora, ele tenha um repertório de leitura de mundo, muitas vezes retorna à sala de aula com baixa autoestima, por se sentir menos capaz".

(Andreia Prestes Massena)

Baseado na leitura do trecho acima, é correto afirmar que é dever das escolas apoiar na superação desses estigmas para que o estudante possa, de fato, exercer o(a):

Um bom currículo escolar é aquele que se fundamenta em uma concepção de educação que:

I. pressupõe que o aluno seja sujeito de seu processo de aprendizagem.

II. privilegia principalmente o saber que deve ser produzido, deixando em segundo plano o saber que o aluno já possui.

III. as atividades de currículo e ensino não são separadas da totalidade social.

IV. as atividades de currículo e ensino e visam à transformação crítica e criativa do contexto escolar, e mais especificamente de sua forma de se organizar.

Está correto apenas o que se apresenta em:

Identificar o que os alunos já sabem antes de começar o trabalho de mais um ano letivo é essencial para iniciar o planejamento docente. A essa ação, denomina-se avaliação:

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