Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Texto para responder à questão.

Esse fragmento de Joaquim Ferreira dos Santos, Escrever, quanto às condições de produção textual, evidencia:

Texto para responder à questão.

Analise as afirmativas, quanto à capacidade polissêmica da linguagem literária. I. É um texto polissêmico, em que os múltiplos sentidos de várias palavras e expressões se sustentam, sem cometer enganos, graças ao amparo do contexto. II. Há o uso predominante de recursos específicos de textos escritos em linguagem formal. III. O autor consegue envolver o leitor através da maneira particular de ver o cotidiano brincando com os fatos e as palavras. Está correto o que se afirma apenas em:

Sobre interdisciplinaridade no ensino, pode-se afirmar que:

I. a finalidade da interdisciplinaridade é de ampliar uma ligação entre o momento identificador de cada disciplina de conhecimento e o necessário corte diferenciador.

II. na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes.

III. serve como um principal complemento no conhecimento escolar transmitindo como uma nova dinâmica na metodologia aplicada.

IV. supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.

Estão corretos apenas os itens:

Texto para responder à questão.

O fragmento em análise, de Joaquim Ferreira dos Santos, em que há referência a um fato sócio-histórico — a escrita —, apresenta característica marcante do gênero crônica ao:

Um bom currículo escolar é aquele que se fundamenta em uma concepção de educação que:

I. pressupõe que o aluno seja sujeito de seu processo de aprendizagem.

II. privilegia principalmente o saber que deve ser produzido, deixando em segundo plano o saber que o aluno já possui.

III. as atividades de currículo e ensino não são separadas da totalidade social.

IV. as atividades de currículo e ensino e visam à transformação crítica e criativa do contexto escolar, e mais especificamente de sua forma de se organizar.

Está correto apenas o que se apresenta em:

Texto para responder à questão.

Existem formas simbólicas ou elaboradas de exprimir ideias, rompendo significados, pensamentos, de maneira a conferir-lhes maior expressividade, emoção, simbolismo, no âmbito da afetividade ou da estética da linguagem. Nessa perspectiva, há uma um fragmento que se constitui um recurso expressivo, denominado metáfora, exemplificado no segmento a seguir:

Texto para responder à questão.

A citação dos autores em “Vista Hemingway, só frases curtas. Ouça João Cabral, nada de perfumar a rosa com adjetivos.” pode auxiliar e deixar consistente o que é dito pelo autor. Esse instrumento de construção textual é denominado argumento:

Texto para responder à questão.

Em “Antes do ponto final, eu disse para a menina que tantas regras, e outras a serem ditas num próximo encontro, serviam apenas de LENÇOL.”, o segmento destacado, como efeito expressivo, é um meio de nomear um conceito de um dado domínio de conhecimento pelo emprego de uma palavra usual em outro domínio. Essa versatilidade é denominada:

Na Tendência Liberal Tecnicista, a(o):

Texto para responder à questão.

Sobre as frases retiradas do texto, considere as seguintes afirmações: I. Os trechos “A estudante perguntou como era essa coisa de escrever.” e “Escreva em português.” podem ser compreendidos tanto no sentido figurado quanto no sentido literal. II. Na frase “De vez em quando, abra um parágrafo PARA O LEITOR RESPIRAR.”, o sentido da expressão destacada corresponde ao de “absorver o oxigênio do ar”. III. As aspas usadas nas palavras destacadas em “Primeiro, evite estes coloquialismos de “FOFO” e “MOLEZA”, passe longe das gírias”, para conferir destaque às gírias. Está correto apenas o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282