Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 21 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q668104

Texto para responder à questão.

As marcas linguísticas e o modo de organização do discurso que caracterizam o texto são predominantemente:

Carregando...
Q668091

Texto para responder à questão.

Esse fragmento de Joaquim Ferreira dos Santos, Escrever, quanto às condições de produção textual, evidencia:

Carregando...
Q668096

Texto para responder à questão.

O termo destacado em “uma CHATA que usa o truque de afirmar e depois, como se fosse estilo, obtemperar” expressa o valor semântico de:

Carregando...
Q666564

Pensar a formação de professores implica em reconhecer, que o professor:

I. é uma pessoa de um certo tempo e lugar. Datado e situado, fruto de relações vividas, de uma dada ambiência que o expõe ou não a saberes, que podem ou não ser importantes para sua atuação profissional.

II. tem sua identidade pessoal e social que precisa ser compreendida e respeitada: com elas é que se estará interagindo em qualquer processo de formação, de base ou continuada, e nos processos de inovação educacional.

III. deve ser entendido em sua totalidade, isto é, reconhecer que a competência docente envolve também as condições existenciais, as relações sociais e familiares, as características pessoais, a elaboração da afetividade.

IV. o lócus privilegiado para a formação permanente do professor é nas instituições acadêmicas canônicas.

Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q668103

Texto para responder à questão.

O trecho “E é uma salvação.” inicia-se por um vocábulo que indica, no contexto:

Carregando...
Q668108

Texto para responder à questão.

Leia as afirmativas sobre os elementos destacados dos trechos: 1- “Eu disse uma vez que escrever é uma maldição. Não me lembro por que exatamente eu o disse, e com sinceridade.” 2- “Não estou me referindo muito a escrever para jornal.”

Carregando...
Q668095

Texto para responder à questão.

Considere os excertos extraídos do texto:

1- “reticências e sinais QUE só confundem o passageiro";

2- “Antes do ponto final, eu disse para a menina QUE tantas regras, e outras a serem ditas num próximo encontro, serviam apenas de lençol."

Sobre as palavras destacadas pode-se afirmar que em:

Carregando...
Q668090

Texto para responder à questão.

Analise as afirmativas, quanto à capacidade polissêmica da linguagem literária. I. É um texto polissêmico, em que os múltiplos sentidos de várias palavras e expressões se sustentam, sem cometer enganos, graças ao amparo do contexto. II. Há o uso predominante de recursos específicos de textos escritos em linguagem formal. III. O autor consegue envolver o leitor através da maneira particular de ver o cotidiano brincando com os fatos e as palavras. Está correto o que se afirma apenas em:

Carregando...
Q666563

Segundo Libâneo, “formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino". Nessa perspectiva, a formação do professor abrange duas dimensões:

Carregando...
Q668094

Texto para responder à questão.

O fragmento em análise, de Joaquim Ferreira dos Santos, em que há referência a um fato sócio-histórico — a escrita —, apresenta característica marcante do gênero crônica ao:

Carregando...
Q666562

Sobre interdisciplinaridade no ensino, pode-se afirmar que:

I. a finalidade da interdisciplinaridade é de ampliar uma ligação entre o momento identificador de cada disciplina de conhecimento e o necessário corte diferenciador.

II. na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes.

III. serve como um principal complemento no conhecimento escolar transmitindo como uma nova dinâmica na metodologia aplicada.

IV. supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.

Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q668099

Texto para responder à questão.

“A propósito, eu disse para a menina, PERCA A RAZÃO quando lhe aparecer um clichê desses pela frente.”, o uso do verbo no imperativo no trecho destacado, considerando o contexto, assume um caráter:

Carregando...
Q668093

Texto para responder à questão.

Existem formas simbólicas ou elaboradas de exprimir ideias, rompendo significados, pensamentos, de maneira a conferir-lhes maior expressividade, emoção, simbolismo, no âmbito da afetividade ou da estética da linguagem. Nessa perspectiva, há uma um fragmento que se constitui um recurso expressivo, denominado metáfora, exemplificado no segmento a seguir:

Carregando...
Q668101

Texto para responder à questão.

Em “Antes do ponto final, eu disse para a menina que tantas regras, e outras a serem ditas num próximo encontro, serviam apenas de LENÇOL.”, o segmento destacado, como efeito expressivo, é um meio de nomear um conceito de um dado domínio de conhecimento pelo emprego de uma palavra usual em outro domínio. Essa versatilidade é denominada:

Carregando...
Q668098

Texto para responder à questão.

A citação dos autores em “Vista Hemingway, só frases curtas. Ouça João Cabral, nada de perfumar a rosa com adjetivos.” pode auxiliar e deixar consistente o que é dito pelo autor. Esse instrumento de construção textual é denominado argumento:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) E
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) E
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282