Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Para uma melhor compreensão das origens do fascismo e do nazismo, é necessário ter em mente que a Revolução Russa de 1917 favoreceu a expansão dos partidos de esquerda, que defendiam a implantação do socialismo em vários países do mundo. As forças políticas e sociais conservadoras, em toda a Europa, temiam a expansão da Revolução Russa para dentro de suas fronteiras e, por isso, estavam dispostas a combater os comunistas. Somada ao medo do socialismo, havia a insatisfação com os resultados da Primeira Guerra. A Itália, por exemplo, esperava ganhar territórios alemães na África por ter lutado do lado das potências vencedoras, o que não aconteceu. Já a Alemanha foi humilhada pelo Tratado de Versalhes e, por isso, alimentava um sentimento de revanche. Diante do exposto e de seus conhecimentos sobre assunto leias as afirmativas. I. O totalitarismo foi uma característica do fascismo que visava ao predomínio dos interesses do Estado sobre os individuais, sendo o particular mais importante que o coletivo. II. Para os fascistas, a guerra não seria prova de quem é o mais forte e todos podem governar. III. Os fascistas defendiam a existência de um governo forte e centralizado, ou seja, um governo ditatorial. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...

Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu; mas foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem-se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e a política europeia (ou mesmo mundial) entre 1789 e 1917 foi grande parte da luta a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793.

(HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia. das Letras).

Sobre a influência da Revolução Francesa no contexto histórico mundial é correto afirmar que:

Carregando...

Entre os vários reinos formados durante a Alta Idade Média, um deles merece atenção especial. A importância deste reino está vinculada à consolidação do cristianismo na Europa Ocidental e à generalização das relações de vassalagem e suserania. Esses povos, que foram aliados dos romanos até o século V, assumiram o domínio político da Gália sob a liderança de Clóvis I, da dinastia Merovíngia. A dinastia recebe esse nome, pois, nessa época, tais povos ainda eram pagãos e se consideravam descendentes de uma divindade marinha nomeada Meroveu. Esse texto refere-se ao reino dos:

Carregando...

A influência europeia no desenvolvimento cultural do Brasil durante o Segundo Reinado ocorreu, em especial, no esforço da Corte em reproduzir, em terras tropicais, o fenômeno dos salões que se espalhavam por toda a Europa. A cultura nacional, no Segundo Reinado, também apresentou, como destaque o(a):

Carregando...

Existia na Inglaterra do século XVII uma estrutura econômica que comportava, simultaneamente, resquícios feudais persistentes e elementos do modo capitalista. Embora a atividade mais dinâmica fosse o comércio, a economia inglesa ainda se mantinha dependente, em grande parte, das atividades agrícolas.

As transformações na estrutura agrária foram proporcionadas, ainda, pelo confisco, venda e distribuição das terras da Igreja, após a Reforma Anglicana na Inglaterra. A venda e a doação das terras beneficiaram a alta nobreza e a gentry. Além disso, colaboraram para o fortalecimento dos reis ingleses.

As consequências dessas transformações fundiárias na Inglaterra foi, entre outras, a:

Carregando...

Ao chegar ao Brasil, a Corte portuguesa deixou a população colonial completamente atordoada, afinal, em um momento inesperado, o príncipe regente português e parcela da nobreza lusitana, em um total aproximado de 15 mil pessoas, estavam no Rio de Janeiro para ficar por tempo indeterminado. Entre as primeiras ações de D. João no Brasil, destaca-se, corretamente o(a):

Carregando...

Observe a imagem a seguir e assinale a resposta correta em relação a civilização romana.

Carregando...

Após o arrocho dos primeiros anos do Governo Castelo Branco, a economia brasileira apresentou uma substancial expansão no governo de Médici. Esse período passou a ser chamado de milagre brasileiro, pois:

Carregando...

Leia o texto a seguir e observe o mapa para responder à questão.

Enquanto a França e a Inglaterra se digladiavam na Guerra dos Cem Anos, a Espanha se via nos últimos estágios da Guerra de Reconquista. Porém, após o fim desse conflito, em 1492, os Reis Católicos, Isabel e Fernando, se propuseram a dar início ao expansionismo marítimo espanhol, patrocinando o navegante genovês Cristóvão Colombo. O projeto partia de um conceito inovador: a possibilidade de se alcançar as regiões asiáticas através da navegação rumo a oeste, confirmando o princípio da esfericidade da Terra.

Após retornar ao solo europeu, a Coroa espanhola iniciou um intenso empenho de garantir o controle das novas regiões. A concessão dos territórios a oeste da linha imaginária da Bula Intercoetera, localizada a 100 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde, pelo papa espanhol Alexandre VI, atendeu plenamente às pretensões espanholas.

Diante das informações apresentadas é correto afirmar que:

Carregando...

Curiosamente, a Companhia das Índias Ocidentais foi considerada a primeira empresa de capital aberto, utilizando a venda de ações para os interessados em patrocinar a invasão das áreas de domínio espanhol. Fixados na porção mais rica da colônia portuguesa, caberia aos holandeses fortalecer as atividades produtivas com o intuito de cumprir o objetivo da ocupação da região. Para essa função, foi nomeado o conde Maurício de Nassau, que passou a administrar a área de domínio holandês a partir de 1637. O controle político exercido por Nassau na região se notabilizou pela(o):

Carregando...

Utilizando os poderes obtidos através do AI-5, o governo Médici assumiu a face mais implacável da Ditadura. Visando a combater os setores de esquerda, que agora se organizavam em guerrilhas contra o regime, os militares criaram uma extensa rede de repressão. No tocante às formas de investigação utilizadas pelos meios repressores, é correto afirmar que o:

Carregando...

Fundada pelos dórios no século IX a.C., Esparta se desenvolveu na Península do Peloponeso e, diferentemente das demais regiões da Grécia, apresentava terras férteis. Desse modo:

Carregando...

A região sul da Península Balcânica, as ilhas do Mar Egeu e o litoral da Ásia Menor deram origem ao mundo grego. Essa região foi ocupada inicialmente por cretenses e, posteriormente, por aqueus (civilização micênica), dórios, jônios e eólios, povos de origem indo-europeia. Sobre essa civilização é possível afirmar corretamente que:

Carregando...

As Grandes Navegações podem ser compreendidas como uma resposta europeia aos anseios de uma sociedade em transformação no final da Idade Média. A centralização política e o fortalecimento dos Estados Nacionais intensificaram a necessidade de expansão econômica, colaborando para solidificar os novos referenciais políticos. Diante do exposto e de seus conhecimentos sobre o assunto, leia as afirmativas. I. A Expansão Marítima assinala o primeiro grande estágio de integração entre os continentes. II. As Grandes Navegações do século XV impossibilitam a compreensão mais ampla do nosso planeta. III. Após os contatos iniciais entre o europeu e o ameríndio prevaleceu a cultura ameríndia. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...

Dentro de um quadro político conflituoso que se estendeu desde o período pós-1945, o governo de Juscelino Kubitschek mostrou-se estável, sendo cumpridas, durante seu mandato, a Constituição e as normas democráticas, apesar da oposição da UDN e de alguns esforços golpistas de setores das Forças Armadas, em especial da Aeronáutica. Essa estabilidade se explica dentre outras proposições pela(o):

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) E
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282