Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Legalmente, a questão da inclusão de alunos especiais está muito bem amparada; teoricamente, se está diante de um novo paradigma de educação inclusiva. Contudo, é grande o abismo entre os preceitos legais/teóricos e a prática da inclusão; entre o direito que é garantido e o que, de fato, é proporcionado na escola. Há que se considerar que a legitimidade desse processo advém da "capacidade de mobilização, articulação e de ação das forças identificadas com a necessária transformação da organização escolar". Sendo assim, cabe ao professor de Educação Física, no contexto escolar:

Carregando...

A fase da aquisição de habilidades motoras fundamentais tem início a partir de dois anos. Nesta idade, as crianças já têm total domínio dos movimentos rudimentares, que são a base para o refinamento dos padrões motores fundamentais. Dentre as fases do desenvolvimento infantil, as habilidades motoras fundamentais são consideradas a maior e mais importante delas, pois podem acarretar mudanças que determinarão o futuro motor do indivíduo. De acordo com Gallahue e Ozmun, as habilidades motoras fundamentais podem ser divididas em três categorias. Estabeleça a correta correspondência entre as categorias das habilidades motoras fundamentais da coluna I e os tipos de movimentos da coluna II.

Coluna I

1- Habilidades Locomotoras

2- Habilidades Manipulativas

3- Habilidades Estabilizadoras

Coluna II

( ) Caminhar e correr

( ) Arremessar e chutar

( ) Costurar e cortar

( ) Rolar e equilibrar

( ) Saltar e saltitar

A sequência correta é:

Carregando...

A psicomotricidade pode ser entendida como a função do ser humano que sintetiza psiquismo e motricidade, com o propósito de permitir ao indivíduo adaptar-se de maneira flexível e harmoniosa ao meio que o cerca. Dentre as estruturas psicomotoras, aquela que se preocupa com o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes, permitindo que o sujeito se relacione com espaços, objetos e pessoas que o circundam, é denominada:

Carregando...

Durante uma aula de Educação Física, quando se observa o professor utilizando predominantemente atividades que visam desenvolver destrezas específicas da modalidade, através de exercícios repetitivos das habilidades técnicas em detrimento "do uso do jogo" como instrumento facilitador do processo ensino aprendizagem; percebe-se o emprego do princípio metodológico denominado:

Carregando...

De acordo com Guedes & Guedes, a análise do somatotipo constitui-se um recurso extremamente útil para a detecção e o acompanhamento das repercussões associadas à variação da forma corporal, que podem surgir em razão do crescimento físico e da maturação biológica; e da monitoração das adaptações de cunho morfológico provenientes de intervenções dietéticas e de programas de exercícios físicos. Diante do exposto, assinale a alternativa que compreende os componentes do somatotipo.

Carregando...

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) consideram que a avaliação deve ser de utilidade, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem, e torná-lo cada vez mais produtivo. O tipo de avaliação capaz de gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem é denominado:

Carregando...

Existem várias etapas na aquisição de habilidades motoras fundamentais, durante as quais se observa o desenvolvimento de padrões fundamentais de movimento que são essenciais para o desenvolvimento da criança. Durante as aulas de Educação Física, o professor deve observar a evolução destes padrões de desenvolvimento motor. De acordo com Gallahue e Ozmun (2001), este desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais passa por três estágios distintos: inicial, elementar e maduro. O estágio maduro das habilidades motoras fundamentais apresenta como característica um comportamento motor:

Carregando...

A concepção pedagógica que busca uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica, tornando assim o ensino escolar uma educação de crianças e jovens, através da desconstrução de imagens negativas interiorizadas pelo aluno, diante da complexidade e rigidez de sua prática, é denominada:

Carregando...

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), surgiu na década de 80 um tipo de abordagem pedagógica cujo principal intuito foi questionar o caráter alienante da Educação Física na escola, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais. Dessa forma, apareceu uma Educação Física preocupada com as transformações sociais, econômicas e políticas, tendo em vista a superação das desigualdades sociais. Esta abordagem acredita que qualquer consideração sobre os conhecimentos da cultura corporal de movimento deve versar não somente sobre como se ensinam e aprendem esses conhecimentos, mas também se preocupa com implicações valorativas e ideológicas, enfatizando a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico dos conteúdos da área da Educação Física. Esse tipo de abordagem pedagógica é denominado:

Carregando...

Na Educação Física Escolar, pode-se trabalhar diversos tipos de expressões corporais, que são identificadas como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas. Porém, tem-se observado que os conteúdos das aulas estão se resumindo à prática desportiva, principalmente dos esportes coletivos, deixando de levar em conta o conhecimento motor e cultural prévio do aluno. Considerando as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), relativas aos critérios de seleção de conteúdos na Educação Física, o texto está relacionado com:

Carregando...

Durante a elaboração de uma bateria de testes para avaliação do desempenho motor na área da Educação Física, deve-se considerar que existem testes específicos para cada componente da aptidão física. Estabeleça a correta correspondência entre os testes físicos da coluna I e as qualidades físicas da coluna II. Coluna I 1- Teste de corrida de 30 metros 2- Teste de sentar e alcançar 3- Teste de corrida/caminhada de 12 minutos 4- Teste de uma repetição máxima (1 RM) 5- Teste de abdominal Coluna II ( ) Capacidade cardiorrespiratória ( ) Flexibilidade ( ) Velocidade ( ) Resistência muscular localizada ( ) Força muscular A sequência correta é:

Carregando...

Pode-se afirmar que a prática de exercícios físicos tem potencial para provocar uma sensação de bem-estar geral nos praticantes. Existem hormônios que são liberados ao praticar exercícios que têm relação direta com esse tipo de sensação. Eles são substâncias bioquímicas analgésicas, ou seja, ajudam a aliviar a dor e ainda regulam nossas emoções. Ao serem liberados, trazem relaxamento para corpo inteiro, dando a sensação de prazer e bem-estar. Qual hormônio é liberado com a prática de exercícios físicos frequentes, que causa a sensação de prazer e bem-estar?

Carregando...

A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora. Executar atividades motoras básicas como: pular, correr, andar, saltar ou; realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, exigem do praticante diferentes níveis de controle do movimento. Na coordenação motora, ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano como: o muscular, esquelético e nervoso; e com a interação destes sistemas, obtêm-se reações e ações motoras equilibradas. No que se refere ao sistema nervoso, durante o controle de um determinado movimento central, pode-se afirmar que existe uma função integrativa cuja intenção é:

Carregando...

Quando se observa a Educação Física em uma perspectiva transformadora, pode-se destacar a concepção de ensino crítico-superadora, que pode ser tida como uma reflexão pedagógica, pois encaminha propostas de intervenção e estimula análises mais aprofundadas sobre a realidade dos homens. Sendo assim, a aula de Educação Física, na perspectiva crítico-superadora, visa propiciar ao aluno a percepção da totalidade das atividades propostas, uma vez que apresenta como principal ação:

Carregando...

A atividade física impõe, incontestavelmente, uma maior demanda de energia ao organismo biologicamente ativo. Para que haja contração muscular durante o exercício, as células precisam estimular o processo de formação de ATP visando atender a demanda da atividade de acordo com seu volume e intensidade. Este fator determinará a predominância do tipo de sistema de produção de energia. Algumas provas do atletismo exigem um fornecimento imediato de energia proporcionada, quase exclusivamente, pelos fosfatos de alta energia armazenados dentro dos músculos específicos ativados durante o exercício. A prova que exemplifica adequadamente o sistema de energia mencionado acima é corrida de:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) E
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282