Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 23 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A avaliação é um instrumento fundamental para investigar e fornecer informações sobre o processo educativo.

Relacione os tipos de avaliação listados na coluna I com as características apresentadas na coluna II.

Coluna I

1- Avaliação Diagnóstica

2- Avaliação Formativa

3- Avaliação Som ativa

Coluna II

( ) Identifica os progressos, dificuldades e aprendizagens ao longo do período letivo.

( ) Deve ser realizada no início de uma nova fase de aprendizagem.

( ) Deve ser realizada durante o processo ensino aprendizagem.

( ) Identifica estratégias, hipóteses e esquema de conhecimentos sobre novo conteúdo ou situação.

( ) Classifica os alunos com base nos resultados obtidos de acordo com níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

As questões sociais devem ser apresentadas aos estudantes, a fim de que desenvolvam capacidade de análise, reflexão e posicionamento diante de alguns fatos. Nesse contexto, temas como ética, orientação sexual, meio ambiente, entre outros de igual relevância, são classificados como:

Assinale a alternativa em que a característica está de acordo com a metodologia indicada.

A perspectiva construtivista de Jean Piaget fundamenta-se no fato de que o conhecimento resulta da:

"Cabe ao educador evidenciar em sua prática pedagógica um agir que não acabe reproduzindo apenas conteúdos programáticos, mas sim um pensar e agir reflexivo."
(OLIVEIRA et al., 2015)

A tendência pedagógica a que se refere esse fragmento de texto é a:

De acordo com concepção tradicional da educação, cabe à escola:

De acordo com Vygotsky, antes mesmo de dominar a linguagem, a criança demonstra capacidade de resolver problemas práticos. Essa ideia assemelha-se ao que Piaget considerava:

O principal fundamento das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental diz respeito ao direito à educação de qualidade, tendo como um dos seus objetivos o(a):

A história e as culturas indígena e afro-brasileira deverão ser apresentadas aos alunos, de maneira a reconhecer a importância desses povos para a nação. Tais conteúdos deverão estar presentes no âmbito de:

Sobre interdisciplinaridade no ensino, pode-se afirmar que:

I. a finalidade da interdisciplinaridade é de ampliar uma ligação entre o momento identificador de cada disciplina de conhecimento e o necessário corte diferenciador.

II. na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes.

III. serve como um principal complemento no conhecimento escolar transmitindo como uma nova dinâmica na metodologia aplicada.

IV. supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.

Estão corretos apenas os itens:

A coluna I apresenta órgãos fundamentados pelo Projeto Político-Pedagógico da instituição escolar. Possuem intencionalidade e funções distintas. Relacione-os às suas respectivas características apresentadas na coluna II.

Coluna i

1- Conselho de Classe

2- Conselho Escolar

Coluna II

( ) Procura assegurar a participação de todos os professores da série/turma que será analisada.

( ) Propicia o debate da distribuição do poder, considerando as expectativas dos diversos membros da comunidade.

( ) Tem a avaliação como foco para discutir o processo ensino e aprendizagem.

( ) Analisa as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola.

( ) Acompanha o rendimento de cada estudante e turma da escola.

A sequência correta é:

A alfabetização não é um processo individual, pressupõe a interação com o outro, uma vez que a criança interage com outras crianças e com o professor, que tem o papel de planejar e mediar à aprendizagem. Essa afirmação trata de uma perspectiva:

"0 currículo, nesse sentido, tem a ver menos com a seleção e organização de conteúdo e mais com as experiências socioculturais que fazem da escola um terreno de luta e contestação para se criar e produzir cultura."

(LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea).

O trecho apresentado refere-se ao currículo:

Um bom currículo escolar é aquele que se fundamenta em uma concepção de educação que:

I. pressupõe que o aluno seja sujeito de seu processo de aprendizagem.

II. privilegia principalmente o saber que deve ser produzido, deixando em segundo plano o saber que o aluno já possui.

III. as atividades de currículo e ensino não são separadas da totalidade social.

IV. as atividades de currículo e ensino e visam à transformação crítica e criativa do contexto escolar, e mais especificamente de sua forma de se organizar.

Está correto apenas o que se apresenta em:

É função do planejamento escolar:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282