Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 25 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q666588

Assinale a alternativa em que a característica está de acordo com a metodologia indicada.

Carregando...
Q666595

"Entender a realidade plural e diversa, com um novo enfoque, não parece ser coisa fácil. Há algumas décadas vimos palmilhando esse caminho com um esforço gigantesco. Mas ainda custa-nos muito conviver com a diferença."
(DA SILVA, Antonio Luiz. Pluralidade e Diversidade: Pensar sobre a diferença e a sua emergência na escola. Revista Lugares de Educação.).

Tal reflexão vai ao encontro de um dos objetivos do Referencial Curricular para a Educação Infantil que prevê condições para que a criança:

Carregando...
Q666590

A perspectiva construtivista de Jean Piaget fundamenta-se no fato de que o conhecimento resulta da:

Carregando...
Q666603

Uma das funções mais importantes da Educação Infantil é o(a):

Carregando...
Q666564

Pensar a formação de professores implica em reconhecer, que o professor:

I. é uma pessoa de um certo tempo e lugar. Datado e situado, fruto de relações vividas, de uma dada ambiência que o expõe ou não a saberes, que podem ou não ser importantes para sua atuação profissional.

II. tem sua identidade pessoal e social que precisa ser compreendida e respeitada: com elas é que se estará interagindo em qualquer processo de formação, de base ou continuada, e nos processos de inovação educacional.

III. deve ser entendido em sua totalidade, isto é, reconhecer que a competência docente envolve também as condições existenciais, as relações sociais e familiares, as características pessoais, a elaboração da afetividade.

IV. o lócus privilegiado para a formação permanente do professor é nas instituições acadêmicas canônicas.

Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q666602

A rotina é considerada uma estratégia pedagógica. É capaz de proporcionar bem-estar às crianças e permitir o sentimento de:

Carregando...
Q666599

Diz respeito ao que as pessoas fazem ou como utilizam a leitura e a escrita no ambiente em que vivem. Essa afirmação esclarece a dimensão:

Carregando...
Q666587

"Cabe ao educador evidenciar em sua prática pedagógica um agir que não acabe reproduzindo apenas conteúdos programáticos, mas sim um pensar e agir reflexivo."
(OLIVEIRA et al., 2015)

A tendência pedagógica a que se refere esse fragmento de texto é a:

Carregando...
Q666594

De acordo com concepção tradicional da educação, cabe à escola:

Carregando...
Q666563

Segundo Libâneo, “formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino". Nessa perspectiva, a formação do professor abrange duas dimensões:

Carregando...
Q666586

A coluna I apresenta órgãos fundamentados pelo Projeto Político-Pedagógico da instituição escolar. Possuem intencionalidade e funções distintas. Relacione-os às suas respectivas características apresentadas na coluna II.

Coluna i

1- Conselho de Classe

2- Conselho Escolar

Coluna II

( ) Procura assegurar a participação de todos os professores da série/turma que será analisada.

( ) Propicia o debate da distribuição do poder, considerando as expectativas dos diversos membros da comunidade.

( ) Tem a avaliação como foco para discutir o processo ensino e aprendizagem.

( ) Analisa as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola.

( ) Acompanha o rendimento de cada estudante e turma da escola.

A sequência correta é:

Carregando...
Q666562

Sobre interdisciplinaridade no ensino, pode-se afirmar que:

I. a finalidade da interdisciplinaridade é de ampliar uma ligação entre o momento identificador de cada disciplina de conhecimento e o necessário corte diferenciador.

II. na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes.

III. serve como um principal complemento no conhecimento escolar transmitindo como uma nova dinâmica na metodologia aplicada.

IV. supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.

Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q666593

De acordo com Vygotsky, antes mesmo de dominar a linguagem, a criança demonstra capacidade de resolver problemas práticos. Essa ideia assemelha-se ao que Piaget considerava:

Carregando...
Q666598

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil apontam alguns princípios que devem nortear as práticas pedagógicas para esse segmento na instituições escolares. São eles:

Carregando...
Q666601

A proposta curricular da Educação Infantil, de acordo com Resolução n° 5, de 17 de dezembro de 2009, deve ser composta por estratégias pedagógicas que tenham como eixo a interação e a brincadeira, permitindo, entre outras experiências, promover:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) E
  • 8) B
  • 9) E
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282