Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 21 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q667428

O índice de envelhecimento da população é um indicador que considera em seu cálculo duas faixas etárias diferentes, são elas:

Carregando...
Q667430

A mola hidatiforme (MH) é uma complicação relativamente infrequente da gravidez, mas com potencial para evolução para formas que necessitam de tratamento sistêmico e podem ser ameaçadoras da vida. É a doença trofoblástica gestacional (DTG) mais frequente. A abordagem inicial dos casos com suspeita ou diagnóstico ultrassonográfico de MH, é:

Carregando...
Q667435

A presença de cicatriz vacinal após a administração da BCG é considerada como dose para efeito de registro, independentemente do tempo transcorrido desde a vacinação até o aparecimento da cicatriz. Com relação à evolução da cicatriz vacinal, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q667447

Um dos cuidados gerais necessários no trabalho de parto e no parto de mulheres vivendo com HIV/AIDS que tem como intenção prevenir a transmissão vertical, é:

Carregando...
Q667442

A ausculta do pulmão avalia o movimento do ar pela árvore traqueobrônquica e detecta a presença de muco ou obstrução de vias respiratórias. Reconhecer os sons criados pelo fluxo aéreo permite que a enfermeira detecte sons causados por uma obstrução. Sabendo disso, assinale a alternativa que se refere às características e causa, respectivamente, do som de sibilo.

Carregando...
Q667434

Para orientar o uso de métodos anticoncepcionais no pós-parto devem-se considerar o tempo pós-parto, o padrão da amamentação, o retorno ou não da menstruação e os possíveis efeitos dos anticoncepcionais hormonais sobre a lactação e o lactente. A escolha do método deve ser sempre personalizada. Com relação aos métodos contraceptivos, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q667439

A realização periódica do exame citopatológico continua sendo a estratégia mais adotada para o rastreamento do câncer do colo do útero (WHO, 2010). Com relação às mulheres imunossuprimidas, marque a alternativa que apresenta o período correto em que esse grupo deve realizar o exame.

Carregando...
Q667441

A dor do parto faz parte da própria natureza humana e não está associada à nenhuma patologia, mas sim com a experiência de gerar uma nova vida. No entanto, algumas mulheres relatam ser a pior dor sentida (Costa B, Figueiredo A, Pacheco A, Pais A, 2003). Para o alívio da dor no momento do parto existem estratégias e métodos não farmacológicos e farmacológicos que devem ser explicados antes do momento do parto para as mulheres, para que as mesmas possam escolher o melhor método para si. Com relação a analgesia regional, uma informação que o profissional de saúde deve fornecer à mulher, é:

Carregando...
Q667446

A prevenção e o controle da infecção são essenciais para criar um ambiente de cuidados de saúde seguro para clientes, familiares e funcionários. Existem precauções padrão, para uso com todos os pacientes e, específicas, usadas em tipos específicos de pacientes. A barreira de proteção como o quarto privativo, fluxo de ar com pressão negativa com pelo menos 6-12 trocas de ar por hora via filtração HEPA; máscaras ou dispositivo de proteção respiratória é usado, especificamente, para pacientes que possuem que infecção/condição?

Carregando...
Q667433

Um importante exame laboratorial solicitado durante o pré-natal é o fator Rh. Com relação a esse exame, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q667438

Assinale a alternativa que se refere a um dos direitos da enfermagem em suas relações profissionais, descritas no Capítulo I, da resolução no 311 de 09 de fevereiro de 2007, que aprova a reformulação do código de ética dos profissionais de enfermagem.

Carregando...
Q667440

A mamografia é o único exame utilizado para rastreamento, com capacidade de detectar lesões não palpáveis e causar impacto na mortalidade por câncer de mama, sendo por isso o exame de imagem recomendado para o rastreamento do câncer de mama no Brasil. Os resultados do exame mamográfico são classificados de acordo com o Breast Imaging Reporting and Data System (BIRADS®). Esse sistema utiliza categorias de 0 a 6 para descrever os achados do exame e prevê recomendações de conduta.

A conduta recomendada para um exame que apresenta categoria quatro, com achado suspeito, é:

Carregando...
Q667445

Os medicamentos variam consideravelmente no modo como agem e no tipo de ação. Os pacientes não respondem sempre da mesma maneira à dose sucessiva de medicamentos. Às vezes o mesmo medicamento pode gerar diferentes respostas em diferentes indivíduos. Por isso, é essencial que as enfermeiras compreendam todos os efeitos que um medicamento pode exercer nos pacientes. A resposta a uma medicação que apresenta reações graves não pretendidas, indesejadas e muitas vezes imprevisíveis, são chamados de:

Carregando...
Q667432

Durante um período de tempo após o nascimento, ainda existe circulação entre o recém-nascido e a placenta através da veia e das artérias umbilicais e, portanto, o momento do clampeamento do cordão umbilical terá profundos efeitos sobre o volume de sangue do recém-nascido após o parto. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta o tempo ideal para o clampeamento do cordal umbilical e um dos seus benefícios imediatos para recém-nascidos pré-termo.

Carregando...
Q667437

Evento adverso é toda situação clínica ocorrida em tempo variável após utilização de produtos imunobiológicos, respeitando-se um diagnóstico diferencial adequado, o afastamento de situação coincidente e a plausibilidade biológica do evento. Alguns sintomas como febre, sonolência, choro persistente, irritabilidade e vômito são alguns dos efeitos adversos da vacina:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282