Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 3 de 3 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 3
Questões por página:
Q666190

Durante a elaboração de um programa de atividades físicas que envolvam a participação de indivíduos diabéticos, torna-se necessário o entendimento do processo degenerativo decorrente do quadro da doença. Esse quadro está relacionado com o mecanismo de regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue, que depende de dois importantes hormônios produzidos pelo pâncreas: a insulina e o glucagon. Estabeleça a correta correspondência entre os hormônios da coluna I e sua atuação no controle de glicemia da coluna II. Coluna I 1- Insulina 2- Glucagon Coluna II ( ) Facilita a entrada da glicose nas células e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. ( ) Estimula a quebra do glicogênio em moléculas de glicose. ( ) Sua produção é estimulada quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia. ( ) Retira o excesso de glicose do sangue quando a taxa de açúcar aumenta. ( ) Sua falta ou a baixa produção provoca o diabetes. A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q666186

Durante a participação em competições esportivas, pode-se observar um comportamento de elevado “stress” decorrente da atividade competitiva. Esse comportamento estressado pode ser explicado do ponto de vista fisiológico pelo aumento da secreção hormonal. As suprarrenais, glândulas situadas acima dos rins, produzem adrenalina, também conhecida como hormônio das “situações de emergência”. A adrenalina prepara o corpo para a ação, ou seja, em termos biológicos, para “atacar ou fugir”. Um dos efeitos da adrenalina no organismo é a:

Carregando...
Q666193

O metabolismo é o conjunto de processos de obtenção e utilização de energia para a realização das funções biológicas que mantêm as pessoas vivas. Esses processos abrangem diferentes vias metabólicas, que trabalham de maneira coordenada e envolvem a aquisição de energia química do ambiente e a conversão dos nutrientes em moléculas funcionais. Os principais nutrientes dos quais as células extraem energia são o oxigênio e, um ou mais tipos de alimentos (glicose, ácidos graxos e aminoácidos). No interior da célula, dentro das mitocôndrias, essas substâncias alimentares reagem quimicamente com o oxigênio sob a influência de várias enzimas, que controlam a intensidade e a velocidade dessas reações, canalizando a energia liberada para um fim adequado. Este metabolismo de produção de energia é:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282