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Segundo Giroto, pela concepção sócio-histórica do desenvolvimento humano proposta por Vygotsky, o processo de desenvolvimento acontece pela estimulação/interação com os instrumentos de mediação. Dessa forma, podem ser situados como mediações instrumentais para a constituição da pessoa com deficiência, os recursos de acessibilidade, entre eles os de:

Ao organizar a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, é preciso disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de libras e guia-intérprete para os alunos surdos, bem como de monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio educacional ou nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, pois necessitam de auxílio constante no cotidiano escolar. Tais exigências fazem parte das obrigações dos(as):

O estado nutricional das crianças e dos adolescentes é de grande importância para seu crescimento e desenvolvimento, tanto físico como intelectual. Sabe-se que ele também reflete as condições de uma população, no aspecto:

Para a garantia do direito à Educação Básica e, especificamente, à Educação Profissional , preconizado no inciso IV, alínea a, do artigo 3° da Lei n° 12.764/2012, os sistemas de ensino devem efetuar a matrícula dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas classes comuns de ensino regular, assegurando o acesso à escolarização, bem como ofertar os serviços da Educação Especial, dentre os quais: o Atendimento Educacional Especializado complementar e o:

Vygotsky, que estudou especificamente os processos de desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiências, percebe uma nova face nos obstáculos interpostos pela deficiência: além das dificuldades decorrentes dela mesma, ele enxerga, nesses obstáculos, também uma fonte de energia, uma mola propulsora para a busca de sua superação, principalmente através das chamadas:

O brincar alegra e motiva as crianças, juntando-as e dando-lhes oportunidade de ficar felizes, trocar experiências, ajudarem-se mutuamente; as que enxergam e as que não enxergam, as que escutam muito bem e aquelas que não escutam, as que correm muito depressa e as que não podem correr. As crianças precisam brincar independentemente de suas condições:

De acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (MEC), "em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, o Atendimento Educacional Especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino". Desse modo, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional, as ações da educação especial possibilitam a ampliação de oportunidades de escolarização, formação para ingresso no mundo do trabalho e efetiva:

Segundo o Manual: "Alimentação saudável e sustentável", produzido pela Universidade de Brasília, as pessoas, diferentemente dos demais seres vivos, ao alimentar-se não buscam apenas suprir as suas necessidades orgânicas de nutrientes. Não se alimentam de nutrientes, mas de alimentos palpáveis, com cheiro, cor, textura e sabor, portanto, a alimentação é uma abordagem importante para promover a saúde, sendo, também uma fonte de prazer e identidade:

De acordo com Vygotsky, a arte de brincar pode ajudar a criança com Necessidades Educacionais Especiais a desenvolver-se, a comunicar-se com os que a cercam e consigo mesma. Educar através do lúdico contribui e influencia na formação da criança e do adolescente com deficiência intelectual, favorecendo um crescimento sadio, pois possibilita o exercício da concentração, da atenção e da produção do conhecimento, promovendo:

Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial direciona suas ações para o atendimento às especificidades dos alunos em situação de deficiência, em seu processo educacional e, no âmbito de uma atuação mais ampla na escola, orienta a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas:

O Atendimento Educacional Especializado para a deficiência mental, em sua prática busca, entre outros, trabalhar a ampliação da capacidade de abstração do aluno, o que não significa apenas desenvolver a memória, a atenção, as noções de espaço, tempo, causalidade, raciocínio lógico em si mesmas (SEESP/SEED/MEC- Brasília/DF). Nem tão pouco tem a ver com a desvalorização da ação direta sobre os objetos de conhecimento, pois a ação é o primeiro nível de toda a:

Os currículos de intervenção precoce centralizam-se nas áreas do desenvolvimento global da criança, constituem um guia curricular que serve de base para a organização de planos individuais de intervenção precoce multidisciplinar. Assinale a alternativa correta para o componente curricular "Experiências Significativas".

A Convenção da Guatemala, internalizada à Constituição Brasileira pelo Decreto n° 3.956/2001, no seu artigo 1º define deficiência como ''uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social". Essa definição ratifica a de deficiência, que passa a ser compreendida como:

"É determinada pelas características ambientais que permitem aos indivíduos reconhecer a identidade e as funções dos espaços, assim como definir estratégias para seu deslocamento e uso. São importantes, a forma, a iluminação, as cores e a disposição dos lugares e equipamentos, assim como as informações escritas ou desenhos - letreiros, mapas, imagens- que auxiliam na compreensão dos lugares". Trata-se do conceito de:

As Políticas Públicas na perspectiva da Educação Inclusiva orientam as escolas regulares a se adaptarem para a nova realidade educacional, no que diz respeito à criança em situação de surdez. É necessária a presença de um intérprete-tradutor da Língua Portuguesa-Libras, como determina a abordagem bilíngue para a educação de surdos. Todo o intérprete deverá sempre usar o bom-senso, de um alto caráter moral e de ética em sua atuação profissional. Segundo o Manual, "O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e Língua Portuguesa" produzido pelo MEC, a atuação do intérprete deve ser:

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