Entre as teorias psicológicas do desenvolvimento e aprendizagem que vigoram no cenário teórico da psicologia contemporânea, há uma que defende que todo conhecimento provém da experiência. Propõe como ideal de objetividade a utilização de uma metodologia experimental e rompe com o objeto tradicional da Psicologia, a alma, o espírito, a consciência, os fenômenos psíquicos. Essa teoria é a:
Sobre Gestão Democrática, leia as seguintes afirmativas.
I É compreendida como um processo político através do qual as pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução de problemas.
II Tende a transferir para a escola a rigidez característica de grandes organizações, passando pela delegação de autoridade, a departamentalização e a especialização até aos desempenhos mínimos aceitáveis, consagrados por regras universais e abstratas.
III Trabalha com atores sociais e suas relações com o ambiente, como sujeitos da construção da história humana, gerando participação, corresponsabilidade e compromisso.
Está correto apenas o que se afirma em:
A complexidade de fatores que permeiam a questão da formação continuada é bastante abrangente e está ligada ao desenvolvimento da escola, do ensino, do currículo e da profissão docente. Sobre o tema, leia as afirmativas.
I. O conhecimento profissional consolidado mediante a formação permanente apoia-se tanto na aquisição de conhecimentos teóricos e de competências de processamento da informação, análise e reflexão crítica em, sobre e durante a ação, o diagnóstico, a decisão racional, a avaliação de processos e a reformulação de projetos.
II. Os profissionais necessitam de chances para experimentar a observação, a modelagem, o treinamento, a instrução individual, a prática e o feedback, a fim de que tenham a possibilidade de desenvolver novas habilidades e de torná-las uma parte integrante de suas rotinas de sala de aula.
III. Uma inovação bem-sucedida implica aperfeiçoar habilidades técnicas e metodologias que estimulem conhecimentos e competências já desenvolvidas.
Está correto apenas o que se afirma em:
O método de alfabetização que envolve aprender sobre as regras de escrita das palavras, que privilegia a apresentação das vogais e posteriormente das consoantes e trabalha a repetição dos sons referentes aos grafemas, chama-se método de:
Referente a superação da relação entre opressor x oprimido, segundo Paulo Freire (2005, p.42), "esta superação exige a inserção crítica dos oprimidos na realidade opressora, com que, objetivando-a, simultaneamente atuam sobre ela." Freire afirma que, para libertação, é necessário dialogicidade, reflexão e ação sobre a realidade para transformá-la, através de um (a) autêntica (o):
Na prática da avaliação diagnóstica no processo de alfabetização e letramento é INCORRETO afirmar que essa:
A prática da avaliação, como referenciada nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, em seu Art. 32, dentre diversas funções, precisa ter foco em identificar no educando:
Educação é processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas. Na perspectiva da prática social, é correto afirmar que educação:
Sobre a importância das novas tecnologias para a aprendizagem ,leia as afirmativas a seguir.
I A disseminação e uso de tecnologias digitais, marcadamente dos computadores e da internet, favoreceu o desenvolvimento de uma cultura de uso das mídias e, por conseguinte, de uma configuração social pautada num modelo digital de pensar, criar, produzir, comunicar, aprender-viver.
II A evolução tecnológica tende a alterar com parlamentos, estabelecer processos comunicativos diversificados provocando uma interação que vai desde o contato entre pessoas diferentes como à relação entre conhecimentos e aprendizagens distintas.
III A evolução tecnológica tende a alterar com parlamentos, estabelecer processos comunicativos diversificados, constituindo um risco à escola haja vista a perda de foco e de atenção produzida nos alunos.
Está correto apenas o que se afirma em:
A didática concretiza planos e credibiliza o trabalho docente, dando suporte para a consumação da cientificidade, deixando de ser algo aleatório, mas autêntico. Nesse sentido, vislumbrando expressar sua competência interpessoal, o professor deve:
Magda Soares (2002, p.39) afirma que "[ ... ] um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado[ ... ]". O letramento consiste na (o):
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva afirma que o atendimento educacional especializado deve ocorrer "Ao longo de todo o processo de escolarização[ .. .)" e "[ ... ]deve estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum." (Brasil, 2008). De acordo com as diretrizes apresentadas nesse documento e demais bases legais da política nacional de educação inclusiva:
Nesta teoria, o adulto é considerado um homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado. Nela o ensino é centrado no professor, enquanto o aluno apenas executa prescrições que lhe são fixadas por autoridades exteriores. As características apresentadas pertencem a que abordagem de ensino?
Ferreiro e Teberosky afirmam em suas pesquisas que as crianças constroem hipóteses sobre a linguagem escrita. Essas hipóteses passam por alguns níveis. No nível de hipótese pré-silábico a leitura é realizada de modo:
Alunos que se encontram em hipótese de escrita de nível silábico: