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Q622718

Esse texto de Mario Sergio Cortella, contextualmente, através do uso de linguagem clara e objetiva:

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Q622256

Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto:

I. Na frase "cansam-SE, ficam tristes ou então fingem alegria o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste.", o termo destacado retoma tem valor reflexivo.
II. Atentando para o uso do sinal indicativo de crase, o A, na expressão adverbial em destaque "Eu tanto aprecio uma boa caminhada A PE até o alto da Lapa", deveria ser acentuado.
III. Na frase "Eu conto no meu 'Carnaval carioca' um fato a que ASSISTI em plena Avenida Rio Branco.", o verbo destacado aponta para o sentido de presenciar.

Está correto apenas o que se afirma em:

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Q622249

Nos trechos "Eu acho, Drummond, pensando bem, que o QUE falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros" e "Meu Deus! se eu estivesse nessas terras admiráveis em QUE vocês vivem, com que gosto, com que religião eu caminharia sempre pelo mesmo caminho", as palavras destacadas referem-se, respectivamente, a:

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Q622251

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se elemento típico da oralidade, no seguinte fragmento:

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Q622725

Em "As coisas têm mudado muito velozmente, a tal ponto QUE A MEMÓRIA FICA FUGAZ." a construção destacada exemplifica uma oração com ideia:

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Q622720

O termo em destaque em "A gente acaba perdendo a memória e ISSO é muito ruim." remete à relação de um elemento do texto em referência a outro, um exemplo de coesão. Essa referência é denominada:

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Q622732

"Quando a fatal curiosidade de Eva fez-lhes perder o paraíso" Entre as duas frases que compõem o trecho acima, é estabelecida a seguinte relação de sentido:

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Q622250

Do ponto de vista da norma culta, o termo destacado em "COMO não atinaram com o verdadeiro jeito de gostar da vida" possui valor de:

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Q622717

Analise as afirmativas, quanto à capacidade polissêmica da linguagem nas ideias do texto.

I. A crônica se desenrola, através do uso da linguagem literária, sobre o ritmo de vida contemporâneo, característica marcante do tempo na sociedade.
II. O texto aponta ideia de velocidade (e mais ainda a de aceleração), quando se refere à memória de acontecimentos que se desfazem rapidamente, indicando fugacidade do tempo.
III. O que espanta o autor não é a velocidade, mas sim os acontecimentos não esquecidos, o tempo demarcando acontecimentos que deveriam pertencer à memória recente da sociedade, típica da ficção.

Está correto o que se afirma apenas em:

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Q622724

Em "Vinte anos atrás, choque de gerações ERA choque entre pais e filhos." o verbo em destaque une uma propriedade qualquer a uma característica expressa a seguir. Nesta perspectiva, este verbo é chamado:

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Q622731

A palavra destacada em "manda-SE um suspiro a Petrópolis" morfologicamente é:

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Q622255

Observe a frase a seguir e indique a informação acrescentada pelo emprego do advérbio "AINDA". "cansam-se, ficam tristes ou então fingem alegria o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste."

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Q622729

Analise os comentários sobre o primeiro parágrafo do texto e assinale o correto.

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Q622248

Sobre os elementos destacados do fragmento "Eu sempre gostei muito de viver, de maneira que nenhuma manifestação da vida me é indiferente", leia as afirmativas.

I. DA VIDA é circunstância adverbial de lugar.
II. A palavra INDIFERENTE é uma preposição com valor de finalidade.
III. MUITO, no contexto, é um advérbio.
IV. ME é um pronome substantivo oblíquo.

Está correto o que se afirma apenas em:

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Q622736

Em "A primeira é que não havia alfaiates, não havia sequer casimiras; a segunda é que, ainda havendo-os, Adão andava baldo ao naipe.", a correção gramatical do segmento seria preservada, sem haver alteração semântica, ling1uística ou de coerência, caso:

1) fosse colocada uma vírgula após " A primeira.
2) fosse substituída a palavra SEQUER por NEM MESMO.
3) houvesse troca do pronome OS, em havendo-os, por LHES.
4) a forma verbal HAVIA fosse flexionada no plural.

Estão corretas apenas:

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GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) E
  • 9) A
  • 10) E
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) B
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