Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 26 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765417

A paciente W. E. Y., de 54 anos de idade, avó de G. Y. S., menina de 5 anos de idade, apresentou uma queixa ao atendimento. Ela relatou que a mãe de G. Y. S. não quer mais que a criança brinque com bonecas, jogos de montar ou qualquer outro brinquedo, alegando que crê que se está vivendo o final dos tempos, evidenciado por mudanças climáticas e notícias da televisão. Ela diz que as crianças terão um papel importante nesse final dos tempos e exige que G. Y. S. invista o tempo, que é curto, para aprender a ler e adiantar-se na escola.

Com base nesse caso hipotético e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q765405

O paciente A. B. C., de 25 anos de idade, buscou atendimento e contou que estava com moleza no corpo, que não sentia mais fome, que sentia tristeza e vontade constante de chorar e que não conseguia trabalhar como antes, apesar de não ter apresentado nenhum quadro de adoecimento conhecido. Ao ser perguntado a respeito da própria percepção do respectivo estado, relatou que, na comunidade onde nasceu e vive até hoje, aquilo era considerado “mau-olhado", por ser “irradiações de energia negativa maléfica", produzidas por um vizinho maldoso, invejoso.

Considerando esse caso hipotético como uma síndrome relacionada à cultura, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q765392

As ciências humanas e sociais, bem como as naturais e exatas, apresentam um conjunto de conquistas científicas absolutamente reconhecidas e pressupostos universalmente compartilhados a respeito do método científico, que, durante um período, fornecem um modelo de problemas e soluções aceitáveis aos que pesquisam certo campo da ciência.

Essas características presentes em todas as ciências, entre elas a psicologia, são conceituadas como

Carregando...
Q765412

No que tange ao Código de Ética do Psicólogo, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q765397

Com base na perspectiva da cognição social, é possível identificar processos que acontecem nos grupos dos quais se faz parte. Entre diversos processos, há estudos que abordam a liderança, pois, nessa perspectiva, entende-se que esse é um fenômeno dos chamados grupos sociais. Uma importante teoria versa acerca de dois tipos de líder: aquele orientado para a tarefa e aquele orientado para o relacionamento. Essa tese é sustentada pela teoria do(a)

Carregando...
Q765400

O trabalho do psicólogo no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pode ocorrer em diversas esferas, com diferentes públicos e variadas demandas. Importantes dispositivos técnicos do SUAS são os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP). Neles, são desenvolvidas diversas atividades que são materializadas por equipes multiprofissionais das quais fazem parte os profissionais da psicologia. As ações deles, atuando no referido dispositivo, devem estar em consonância com os objetivos definidos por essa política. Acerca do exposto, assinale a alternativa que indica objetivos de trabalho nos Centros POP.

Carregando...
Q765416

No que se refere a escalas de avaliação em saúde mental, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q765404

Uma importante ferramenta de intervenção e investigação em psicologia social comunitária é a investigação-ação participante ( IAP ). As influências dessa ferramenta guardam diálogo com a psicologia de grupos de Kurt Lewin, com a sociologia de Berger e Luckman e com a educação popular de Paulo Freire. Quanto às diversas características do IAP, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q765409

No que se refere às entrevistas diagnósticas, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q765411

A respeito da Resolução n° 7/2003 do Conselho Federal de Psicologia ( CFP ), que institui o Manual de Elaboração de Documentos Decorrentes de Avaliações Psicológicas, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q765396

Para autores do movimento teórico e metodológico conhecido como interacionismo simbólico, o processo de socialização pode ser dividido em

Carregando...
Q765410

Considerando o conceito de entrevista clínica diagnóstica, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q765403

Um dos autores mais influentes para a psicologia social comunitária brasileira é Ignácio Martín-Baró (1942-1969). Em um dos mais clássicos textos desse autor O papel do psicólogo (1996), ele defende que psicologia deve ser feita de maneira comprometida com o contexto no qual se situa, em harmonia com as demandas e as necessidades dos povos que historicamente foram subalternizados. Para tanto, Martín-Baró defende que o fazer profissional de psicólogos e psicólogas seja guiado por processos de

Carregando...
Q765408

A paciente S. C. F., de 82 anos de idade, após a morte do marido, há dois anos, passou a viver com a filha D. F. I., de 56 anos de idade, o genro (esposo da filha) G. H. I., de 58 anos de idade, a neta J. K. I., de 30 anos de idade, e o bisneto M. N. I. (5 anos de idade) e a bisneta P. R. I. (4 anos de idade). A família buscou atendimento para S. C. F, que vem apresentando crescente irritação, inapetência e hipersonia.

Com base nesse caso hipotético e nos conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q765415

A respeito das discussões levantadas quanto a normalidade e patologia por Dalgalarrondo, assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) E
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) E
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282