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Pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “normas e regulamentos escolares” a seguinte característica pedagógica:

A avaliação serve para, dentre outros objetivos, perceber o nível de aprendizado dos alunos. Porém, não necessariamente, deve classificar os sujeitos em uma visão competitiva. Sendo assim, diversas são as formas de avaliar e diversos são resultados obtidos. Se uma avaliação diagnóstica for aplicada, ela visa:

São componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental, expressamente previstos na Resolução nº 7, DE 14 de dezembro de 2010:

  1. Língua Portuguesa; Língua Materna, para populações indígenas; Língua Estrangeira moderna Arte e Educação Física.
  2. Matemática; Ciências biológicas e Ciências Humanas.
  3. História; Geografia e Ensino Religioso.

É CORRETO o que se afirma em:

No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a natureza, as atividades econômicas e os problemas ambientais” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de:

Sobre os fundamentos previstos na Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, é CORRETO o que se afirma em:

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apregoa-se que “o raciocínio geográfico, uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade: a localização e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o ordenamento territorial, as conexões existentes entre componentes físico-naturais e as ações antrópicas”.

Neste sentido, com base em seus conhecimentos sobre princípios do raciocínio geográfico na BNCC, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

  1. Analogia.
  2. Conexão.
  3. Diferenciação.
  4. Extensão.
  • Espaço finito e contínuo delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico.
  • Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes.
  • Um fenômeno geográfico sempre é comparável a outros. A identificação das semelhanças entre fenômenos geográficos é o início da compreensão da unidade terrestre.
  • É a variação dos fenômenos de interesse da geografia pela superfície terrestre (por exemplo, o clima), resultando na diferença entre áreas.

A sequência CORRETA é:

No ensino de Geografia do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Geografia, aponta o objeto de conhecimento “Corporações e organismos internacionais” a ser trabalhada com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:

É importante que a comunidade escolar possa “articular ações com segmentos da sociedade que possam contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem”. No âmbito da gestão democrática, essa atribuição:

Acerca do sistema educacional brasileiro, levando em conta o arcabouço legal, doutrinas pedagógicas e diretrizes de ensino, assinale a alternativa INCORRETA:

De acordo com a Lei de diretrizes e bases da educação nacional – Lei nº 9394/1996, os sistemas de ensino devem assegurar para os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, e altas habilidades ou superdotação, as seguintes condições de aprendizagem:

  1. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
  2. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
  3. Professores sem especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular sem qualificação especifica para docência desses educandos nas classes comuns.
  4. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.

Qual (is) alternativa (s) que apresenta (m) a (s) afirmativa (s) CORRETA (S)?

Analise as afirmações abaixo e responda:

As propostas de reformulação do ensino de Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm em comum o fato de explicitarem a capacidade dos estudantes de empregar o raciocínio geográfico para pensar e resolver problemas gerados na vida cotidiana, condição fundamental para o desenvolvimento
das competências gerais previstas.

POR ISSO,

É preciso superar a aprendizagem com base apenas na descrição de informações e fatos do dia a dia, cujo significado restringe-se apenas ao contexto imediato da vida dos sujeitos. A ultrapassagem dessa condição meramente descritiva exige o domínio de conceitos e generalizações. Estes permitem novas
formas de ver o mundo e de compreender, de maneira ampla e crítica, as múltiplas relações que conformam a realidade, de acordo com o aprendizado do conhecimento da ciência geográfica.

No Ensino Fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado valorizar a água como elemento fundamental para a preservação da vida. Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

No ensino de Geografia do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Geografia, aponta o objeto de conhecimento “Características da população brasileira” a ser trabalhada com os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:

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