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De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), “... Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade...". Os requisitos que completam o enunciado estão corretos em:

I - o pleno desenvolvimento do educando,

II - o preparo para o exercício da cidadania,

III - a qualificação para o trabalho.

A imagem a seguir ilustra um processo educativo, com base:

Para Emília Ferreiro, a escrita pode ser compreendida de duas formas: como representação da linguagem ou como código de transcrição gráfica das unidades sonoras. E nisso reside uma diferença irredutível de sua interpretação da tese de Magda Soares. Enquanto para a primeira a escrita é uma representação, para a última se trata de um código.
Emília Ferreiro propôs uma nova classificação de modos de diferenciação conforme são elaborados por crianças. Elas podem se apresentar sob os pontos de vista quantitativo e qualitativo. Sobre este último, pode-se considerar como modo CORRETO:

O educador José Carlos Libâneo defende uma concepção de educação crítica-social. Para Libâneo (2007), nessa concepção, os objetivos da escola são, EXCETO:

O termo pedagogia tradicional, como bem o conhecemos através dos cursos de formação inicial e continuada, adveio do estudo das concepções antigas de educação. Essa teoria ou concepção pedagógica formou-se a partir dos pontos recorrentes nas práticas de ensino evidentes ao longo da história da educação. Daí o termo Pedagogia Tradicional, para explicitar a sua recorrência, a sua gênese histórico-cronológica.
A introdução da denominação “Concepção Pedagógica Tradicional ou Pedagogia Tradicional foi introduzida no final do século XIX com o advento do movimento renovador que, para marcar a novidade das propostas que começaram a ser veiculadas, classificaram como 'tradicional' a concepção até então dominante".

Ainda sobre a tendência tradicional, é correto afirmar que:

Dentre as opções abaixo, qual NÃO é um tipo de avaliação de aprendizagem:

Assinale a alternativa CORRETA.
Orientações gerais para o ensino fundamental foram elaboradas e divulgadas em forma de documentos pelo Ministério da Educação após 1996. Tais orientações incluem a área de arte, com um histórico da área no ensino fundamental, e também objetivos, conteúdos, critérios de avaliação, orientações didáticas e bibliografia para o ensino das artes visuais, da dança, da música e do teatro. Esses documentos são:

Leia os textos:


Numa perspectiva crítica mais abrangente e visando a transformação social que deve se traduzir em propostas de intervenção na sociedade, entende-se como currículo:

O processo educativo do ser humano é dever da família, sociedade e do Estado. Conforme documento oficial, Art. 4º, “é dever da família, da comunidade, da família em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária”. Trata-se:

A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Dentro desse processo defina avaliação formativa:

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