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Observe a imagem que segue:


Considerando a imagem, analise as características abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for característica pictórica do Romantismo, e F, se não for:

( ) Os artistas românticos se caracterizam por estar em oposição à arte neoclássica.

( ) O Romantismo confere maior valor expressivo à cor do que ao desenho.

( ) Os pintores românticos preferem salientar o sentimento em detrimento da razão.

( ) O Romantismo não se utiliza da dramaticidade, nem dos contrastes de luz e sombra.

( ) A tela “A Liberdade Guiando o Povo" retrata uma guerra civil iniciada pelo povo francês e pela burguesia, conhecida também como Os três dias gloriosos, em 27, 28 e 29 de julho de 1830.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Na questão da leitura de imagem, o autor Edmund Feldman (citado por Barbosa, 1991, p. 44) se destaca. Ele sugere leituras comparativas entre duas ou mais obras, a fim de que se evidenciem as semelhanças e diferenças, possibilitando analogias e aprendizagens mais enriquecedoras.

(Fonte: https://www.acafe.org.br/).

O autor ainda propõe mais alguns estágios para a leitura de imagem. Analise os itens abaixo e escreva V, se for verdadeira, e F, se não for:

( ) Edmund Feldman aponta quatro estágios a serem seguidos para a leitura da imagem que são distintos, mas interligados entre si e não ocorrem necessariamente nessa ordem. São eles: descrição, análise, interpretação e julgamento.

( ) A descrição se refere a prestar atenção ao que se vê e, a partir da observação, listar apenas o que está evidente, como, por exemplo, tipos de linhas e formas utilizadas pelo autor, cores, elementos e demais propriedades da obra. Nessa etapa, identificam-se, também, o título da obra, o artista que a fez, lugar, época, material utilizado, técnica, estilo ou sistema de representação, se figurativo ou abstrato etc.

( ) A análise diz respeito ao comportamento dos elementos entre si, como se influenciam e se relacionam. Por exemplo, os espaços, os volumes, as cores, as texturas e a disposição na obra criam contrastes, semelhanças e combinações diferentes que neste momento serão analisadas.

( ) O estágio da interpretação é dos mais gratificantes, pois é quando procuramos dar sentido ao que se observou, tentando identificar sensações e sentimentos experimentados, buscando estabelecer relações entre a imagem e a realidade no sentido de apropriar-se da primeira.

( ) No quarto estágio, o do julgamento, emitimos um juízo de valor a respeito da qualidade de uma imagem, decidindo se ela merece ou não atenção. Nessa etapa, as opiniões são muito divergentes, pois algumas obras têm um significado especial para algumas pessoas e nenhum valor para outras. Mas é senso comum que um bom trabalho é o que tem o poder de encantar muitas pessoas por um longo tempo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Observe a imagem, analise o texto e responda à questão correta:

A peça teatral “Auto da Compadecida", escrita em 1955, consegue a relação perfeita entre a cultura popular e a elaboração literária, ao recriar para o teatro, episódios registrados na literatura do cordel. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, conta uma história carregada de tradições e crenças regionais. Seus personagens são os cangaceiros, coronéis, padres e o famoso João Grilo (personagem conhecido em Portugal e adaptado à cultura nordestina). O autor de “O Auto da Compadecida" é:

Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica –Volume II, analise as atribuições abaixo e identifique a(s) que compete(m) às possibilidades metodológicas para o oitavo e nono anos sobre o eixo temático III - linguagem visual:

I- aos alunos, oportunizar conhecer e vivenciar os diversos modos de expressão na linguagem visual, como: assemblage, cerâmica, colagem, mosaico, desenho, escultura, gravura, impressão, fotografia, cinema, videoarte, performance, instalações (Land Art, Site specif) e outras.

II- importante que a turma tenha muitas possibilidades de explorar a obra de arte, analisando o contexto em que ela foi produzida e o estudo dos elementos formais: ponto, linha, cor, forma, textura, dimensão, movimento, volume, plano, espaço, equilíbrio, ritmo, profundidade, simetria, assimetria, matéria, suporte e outros.

III- para despertar o gosto e o interesse pela arte, um dos meios é visitar espaços culturais, museus, galerias, bienais e outros. Junto a isso, é importante que a pesquisa e o estudo do contexto histórico e social do objeto artístico tenham sido produzidos pela humanidade através dos tempos.

IV- o aluno deverá desenvolver pesquisa sobre artistas e suas obras e o reconhecimento e execução de escalas ascendentes e descendentes e a produção sonora e musical com elementos do cotidiano.

V- importante para acompanhar o desenvolvimento e aprendizado do aluno é utilizar formas de registros como: álbuns, portfólio, diário de bordo, blog e outros.

Assinale a alternativa correta:

É um gênero do teatro que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, que frequentemente está envolto em um conflito entre uma personagem e algum poder de veemência maior, como os deuses ou o destino. Originou-se do Ditirambo, um canto coral grego e quer provocar na plateia as emoções como piedade e pavor, finalizando de maneira fatal. O objetivo é provocar uma espécie de catarse ou purificação. Um exemplo seria a peça “Édipo Rei". Está-se falando de:

Leia e preencha as lacunas: Nos Parâmetros Curriculares em Artes, lê-se sobre o Histórico da Ensino da Arte no Brasil:

“Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas predominantes. Na escola ___________, valorizavam-se principalmente as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando ao mesmo tempo uma visão utilitarista e imediatista da arte. Os professores trabalhavam com exercícios e modelos convencionais selecionados por eles em manuais e livros didáticos. O ensino de Arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do_____________; competia a ele “transmitir” aos alunos os códigos, conceitos e categorias, ligados a padrões estéticos que variavam de linguagem para linguagem, mas que tinham em comum, sempre, a ______________.” (PCNs, 1998, p.22)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Leia e preencha a lacuna:

“A ruptura neoconcreta na arte brasileira data de março de 1959, com a publicação do Manifesto Neoconcreto pelo grupo de mesmo nome, e deve ser compreendida a partir do movimento concreto no país, que remonta ao início da década de 1950 e aos artistas do Grupo Frente, no Rio de Janeiro, e do Grupo Ruptura, em São Paulo. (...) O manifesto de 1959, assinado por __________________________________________________ denuncia já nas linhas iniciais que a 'tomada de posição neoconcreta' se faz 'particularmente em face da arte concreta levada a uma perigosa exacerbação racionalista'. Contra as ortodoxias construtivas e o dogmatismo geométrico, os neoconcretos defendem a liberdade de experimentação, o retorno às intenções expressivas e o resgate da subjetividade."

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3810/neoconcretismo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

As danças folclóricas são uma das principais formas de manifestação cultural brasileira, que revelam características da cultura regional e das etnias formadoras do folclore nacional. Considerando essa premissa, avalie as seguintes asserções:

Primeira: o Carimbó é um ritmo musical e uma dança de origem indígena, típica da região Norte, do estado do Pará. Segunda: o Carimbó também possui influência dos negros, por causa da percussão e sensualidade da dança, e dos portugueses, por meio do uso das palmas e instrumentos de sopro.

Muitos artistas da Arte Moderna se tornaram reconhecidos por suas obras. Com base nesse pressuposto, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, ou seja, o nome do artista com o título de sua obra:

Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:

Este tipo de material utilizado nas artes visuais é feito de pigmento em pó misturado com goma ou resina sufici-ente para aglutiná-los. Por isso, as cores são intensas, o que permite aos artistas realizar belos trabalhos de contraste e luz. Seu nome deriva justamente da massa que é formada para depois ser moldada em barras. Por sua versatilidade, pode-se desenhar ou pintar. Está-se falando de:

Manifestação artística da década de 1960 que se revelou em várias linguagens da arte, como no teatro, na poesia, nas artes visuais, no cinema e, principalmente, na música. Na linguagem musical, artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Gal Costa, Tom Zé, entre outros, misturaram ritmos brasileiros, africanos, pop e rock e outros sons, criando composições que mesclam contextos culturais, marcando a história brasileira e influenciando comportamentos. O nome desse movimento é:

A dança é uma das linguagens da Arte. Observe a seguir os estilos de dança e relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:

Os instrumentos musicais classificam-se, segundo o modo de produção do som, em cinco grandes tipos: cordo-fones, aerofones, idiofones, membranofones e eletrofones. Os instrumentos, também chamados autor-ressonadores, produzem sons por sua própria vibração ao ser percutidos. Exemplos: castanholas, pratos, triângulo, xilofone, etc. Considerando esta última premissa, está-se falando de:

O artista contemporâneo Ron Mueck é um escultor australiano que trabalha na Grã-Bretanha. Cresceu vendo seus pais construírem brinquedos. Sua mãe fazia bonecos de pano e seu pai brinquedos de barro. Em suas obras, o artista utiliza materiais como resina, fibra de vidro, silicone, argila. O processo de suas esculturas passa pelo seguinte: primeiro, são moldadas em argila; depois, fundidas em silicone; a partir de um molde; por último, têm cabelos e os olhos implantados, além de receberem roupas e acessórios. As suas esculturas reproduzem fielmente detalhes do corpo humano, mas brinca com a escala, por vezes muito grande, para criar uma observação desconcertante no público. Como, por exemplo, a escultura Boy (1999) que possui cinco metros de altura e foi exposta na Bienal de Veneza.


O movimento artístico ao qual pertence o artista Ron Mueck é conhecido por:

A imagem da obra é de um artista catarinense, nascido na cidade de Pouso Redondo, mas que efetivou sua carreira artística em Blumenau, a partir da década de 70. Além de artista plástico, trabalhou como arte finalista e ilustrador. Autor de algumas pinturas murais, talvez “As costureiras" seja a mais conhecida, por estar num local público, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. O artista mencionado é:

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