Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 4 de 4 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 4
Questões por página:
Q732841

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) visam estabelecer bases comuns nacionais para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a partir das quais os sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, por suas competências próprias e complementares, formularão as suas orientações assegurando a integração curricular das três etapas sequentes desse nível da escolarização, essencialmente para compor um todo orgânico. São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:

I- Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

II- Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.

III- Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários – da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

IV- Oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de inter-venção ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas.

V- Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q732832

A Lei de Diretrizes e Bases / LDBEN, n° 9394/96, define a educação infantil como primeira etapa da educação básica que tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade. O reconheci-mento da educação infantil fez com que se pensasse um currículo adequado atendendo a um novo olhar sobre essa etapa da educação. Analise as afirmativas sobre o que o O Currículo na educação infantil deverá conside-rar: I- A problematização de conceitos que emergem dos saberes oriundos das práticas e vivências das crianças. II- Somente os conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental. III- As interações, as brincadeiras, a linguagem. IV- A integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, es-tética e sociocultural das crianças. V- O planejamento elaborado pela direção, professores, especialistas e comunidade, considerando que a edu-cação infantil é essencialmente um espaço recreativo. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q732595

Analise os casos abaixo em que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar e identifique o(s) correto(s): I- Casos de maus-tratos envolvendo seus alunos. II- Casos de reiteração de faltas injustificadas, esgotados os recursos escolares. III- Qualquer caso de repetência escolar. IV- Evasão escolar, desde que esgotados os recursos escolares. Assinale a alternativa correta que indica os casos que deverão ser comunicados ao Conselho Tutelar:

Carregando...
Q732835

As Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau (2012) abordam a estreita relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem. Apontam sobre a importância desses dois processos quando se planeja o ensino. A importância de estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características especificas de cada faixa etária. Assim, planejar o que e como ensinar pressupõe saber quem é esse aluno. Sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, conforme a teoria de Vygotsky, podemos afirmar que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) A

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282