Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 10 de 10 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 10
Questões por página:
Q732586

Com base nos seus conhecimentos sobre Literatura infantil e infanto-juvenil, bem como sobre as obras e os autores que marcam esse tema no Brasil, analise as afirmativas a seguir: I- O livro de literatura infanto-juvenil: Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, trata de um romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) - a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. II- O livro: O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, por meio de uma narrativa poética, busca apresentar uma visão diferente de mundo, levando o leitor a mergulhar no próprio inconsciente, reencontrando sua criança. À primeira vista, um livro para crianças. III- O escritor Monteiro Lobato é um dos grandes nomes no Brasil, quando falamos em literatura infantil. São algumas de suas obras: Viagem ao céu, O gato Félix, O minotauro e Sagarana. Agora, assinale a opção correta:

Carregando...
Q732580

Quando falamos em produção textual, os temas Coesão e Coerência vêm à tona, pois sem eles a produção textual fica prejudicada. Sobre COESÃO, analise as afirmativas a seguir, marque V, para verdadeiro, e F, para falso: ( ) Dentro do texto, a coesão pode ser compreendida pelas relações linguísticas, como os advérbios, pro-nomes, o emprego de conectivos, sinônimos, entre outros recursos. ( ) A coesão textual é a conexão linguística que propicia a amarração das ideias dentro de um texto. ( ) Bem utilizada, a coesão permite a eficiência na transmissão da mensagem ao interlocutor e, por conse-quência, o entendimento da mensagem do texto. ( ) As palavras e expressões que têm como objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto são chamadas de elementos de coesão. Agora, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q732585

De acordo com as classes gramaticais, analise o trecho do texto a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) A palavra VEJO (1ª linha) é um verbo conjugado no modo indicativo e no tempo presente.

( ) A palavra IMEDIATAMENTE (1ªlinha) é um advérbio.

( ) A palavra JOGAREI (6ª linha) é um verbo conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo.

( ) A palavra FICAREI (6ª linha) é um verbo foneticamente irregular, com uma pequena irregularidade tam-bém na sua estrutura formal.

Agora, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q732584

Com a nova ortografia da Língua Portuguesa, novas regras de acentuação gráfica passaram a valer. Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta, de acordo com as regras em vigor de acentuação gráfica:

Carregando...
Q732583

Sobre o tema Interpretação textual, leia o trecho da crônica de Fernando Sabino, intitulada "O homem nu". Após a leitura, analise as afirmativas e marque V para verdadeiro e F para falso:

I- O trecho do texto apresenta uma situação cotidiana em que uma família, formada pelo homem e por sua esposa, está em crise e não pode pagar a prestação da televisão em dia.

II- O trecho do texto apresenta uma família que não está preocupada se o cobrador da televisão virá para cobrar a parcela e vai deixá-lo bater à porta até que se canse, para não pagar em dia.

III- O trecho retrata um casal que não pagará a prestação da televisão em dia e não se sente bem com essa situação, sendo assim, fazem um combinado entre si.

Agora, assinale a opção correta:

Carregando...
Q732588

Com base no tema Funções da Linguagem, podemos classificá-las em seis finalidades básicas. Analise as afirmativas a seguir: I- “Após a eliminação, é hora de retornar para casa. O avião com a delegação brasileira deixou a cidade de Kazan, onde estava hospedada, às 11h50 (horário de Brasília), dentro da previsão inicial. O voo de volta faz escala em Madri, na Espanha, e a previsão de chegada ao Rio de Janeiro é para o início da manhã de domingo.” II- “As autoridades tailandesas acreditam ter de três a quatro dias para libertar os 12 meninos presos em uma caverna no norte da Tailândia. A estratégia é manter o foco na redução dos perigos da operação de resgate até que a chuva ou o ar, cada vez mais tóxico dentro da câmara, obriguem as equipes a agir.” III- “Porém meus olhos não perguntam nada./O homem atrás do bigode é sério, simples e forte./Quase não conversa./Tem poucos, raros amigos/o homem atrás dos óculos e do bigode.” (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade) Agora, assinale a alternativa correta, de acordo com a classificação de cada trecho com sua correta função de linguagem:

Carregando...
Q732582

A Pontuação é assunto de extrema relevância na Língua Portuguesa, pois auxilia na mensagem que o texto deseja passar, evitando ambiguidades, por exemplo. Sobre a pontuação, mais precisamente o uso da vírgula, analise as afirmativas a seguir: I- A vírgula pode ser utilizada para separar explicações que estão no meio da frase. Exemplo: João, o aluno que não fez a prova, esteve na escola hoje. II- A vírgula não pode ser utilizada para separar orações independentes. Exemplo: Eu iria à festa mas fiquei indisposta. III- A vírgula pode ser utilizada para separar o lugar, o tempo ou o modo, que vier no início da frase. Exemplo: De um modo geral, os alunos da quinta série estão com boas notas. Agora, assinale a opção correta:

Carregando...
Q732587

Os Gêneros do Discurso são elementos fundamentais no processo de produção textual, pois eles são os res-ponsáveis pelas formas que estes assumem, entre outras funções. Podemos afirmar que toda manifestação verbal se organiza de acordo com algum gênero. Sobre os Gêneros do discurso, analise as afirmativas a seguir: I- A proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar. II- Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa. III- Os gêneros são formas de enunciados, produzidas historicamente, que se estão disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras…), romance, anún-cio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, entre outros. IV- Saber identificar/selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer as suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Sendo assim, quanto mais se sabe sobre um gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz. Agora, assinale a alternativa correta:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) E
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) E
  • 8) E
  • 9) A
  • 10) D
  •  
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282