Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Dentro da avaliação da aprendizagem com perspectiva cidadã, o processo a ser adotado em relação aos resultados apresentados pelos alunos é:

O plano de curso é um instrumento que poderia ser considerado como um “mapa da mina do tesouro do saber”, por onde vão sendo rastreadas as pistas e os caminhos que permitem a descoberta do conhecimento.
Para a concretização desse plano, é necessária a ação descrita na seguinte alternativa:

O processo educativo, por se realizar inserido em um dado contexto, configura, uma construção social que irá refletir as teorias do conhecimento que as pesquisas adotem como parâmetro.
A teoria que tem como pressuposto básico que o conhecimento é proveniente da experiência, considera o sujeito como aquele que nada tem, que nada sabe, ou seja, tabula rasa, é denominada:

Leia, abaixo, as seguintes proposições de desafios para educação: 1 - Promover a capacidade de leitura crítica das imagens e informações transmitidas pelas mídias.
2 - Garantir uma educação atrelada prioritariamente aos apelos do mundo do trabalho.
3 - Criar estratégias que possam reverter o analfabetismo digital, para além do acesso aos equipamentos.
4 - Ampliar o acesso à educação, com vistas à continuidade dos estudos e a uma educação permanente.
5 - Buscar metodologias que permitam à equipe docente propor um currículo com inúmeras disciplinas que, de forma estanque, aprofunde cada uma delas.
As proposições que representam desafios emergentes, na atualidade, têm os seguintes números:

A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado que visam eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
A alternativa que apresenta uma afirmativa NÃO compatível com atendimento educacional especializado é:

Das ações a seguir, aquela que apresenta o que se espera como resultado do planejamento, é:

Pensarmos o processo educativo mediado pelas novas tecnologias da informação e da comunicação pressupõe refletirmos sobre sua utilização.
A alternativa que apresenta uma assertiva verdadeira, em relação a essas tecnologias, é:

Um conceito fundamental do Multiculturalismo refere-se a sua importância enquanto instrumento de luta política. Nesse sentido, está correta a seguinte afirmativa:

Compreender o ato de planejar numa perspectiva pedagógica transformadora pressupõe reconhecer os princípios, os fundamentos que devem orientar esta prática.
A alternativa que apresenta as orientações fundamentais para a prática do planejamento é:

O plano que registra a sistematização da proposta geral de trabalho do professor em determinada disciplina ou área de estudo, em uma dada realidade, e pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que a disciplina é oferecida, é denominado:

O que o currículo é depende, precisamente, da forma como é definido pelos diferentes autores e teorias. Uma definição de currículo nos revela o que uma determinada teoria pensa que ele seja.
Das assertivas a seguir, a que NÃO se relaciona com questões abordadas nas teorias de currículo é:

A escola, como tradicionalmente a conhecemos, está apoiada num paradigma organizacional que privilegia a uniformidade. Podemos interrogar-nos, porém, se tal paradigma ainda se adequa à nova realidade educacional.
Na operacionalização de um novo paradigma de organização escolar, a alternativa que NÃO devemos considerar é:

I - Em um trabalho interdisciplinar as atividades vão sendo propostas e se estabelecendo por convergência entre os saberes.

II - A interdisciplinaridade ocorre quando as diversas atividades e contribuições das disciplinas, bem como o trabalho dos

professores, acontecem apenas se acumulando por justaposição.

III - A prática interdisciplinar está vinculada à existência de um projeto sustentado por uma intencionalidade claramente

estabelecida para este fim.

Com relação a uma prática pedagógica interdisciplinar, as afirmativas corretas são:

Planejamento e plano estão estritamente relacionados, mas não são sinônimos: o primeiro representa um processo, o segundo é um registro do processo.
De acordo com esse conceito, estão relacionados, a seguir, três definições de plano:
- Previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre.
- Expressão de orientações gerais que sintetizam as propostas de ação da unidade.
- Registro do desenvolvimento de temas geradores, elaborado de acordo com o tempo de duração de cada tema.
A alternativa que indica as respectivas denominações para essas três definições é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282