A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de
estágios com características próprias. Compreender estas
etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos
que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais
características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.
A relação correta entre as duas tabelas está representada por:
No ECA há direitos e deveres de competência do Estado,
como também dos responsáveis e dos dirigentes de
estabelecimento de ensino.
Um dos deveres relacionados aos dirigentes de
estabelecimentos de ensino está indicado na seguinte
alternativa:
Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das
atividades intelectuais e sociais superiores; por isso mesmo,
são indispensáveis à prática educativa.
A alternativa que contém termos diretamente associados à
importância do brincar para o fazer educativo é:
Em seu Capítulo II, o ECA trata do direito à liberdade, ao
respeito e à dignidade.
Um aspecto que compreende o direito à liberdade de crianças
e adolescentes está definido em:
As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem ser
orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras.
A proposição que contém uma afirmativa correta em relação
ao conceito de brincar é:
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura à criança e ao adolescente o direito à educação. Um outro direito garantido pelo ECA é:
As instituições de Educação Infantil devem assegurar a
educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como
algo indissociável do processo educativo.
Considerando a afirmação acima, é correto afirmar que:
O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever
uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma
a respeitar as diferentes necessidades da criança.
Nessa organização, deve ser considerado de fundamental
importância para assegurar a qualidade do trabalho
desenvolvido:
A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento.
É a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia
a dia do trabalho educativo.
Na Educação Infantil, esta sequência favorece a aquisição, por
parte da criança, de uma série de comportamentos/atitudes.
A alternativa que apresenta um comportamento cuja aquisição
NÃO seja fornecida por essa sequência é:
A infância necessita de espaços onde as crianças possam
movimentar-se, interagir, viver e conviver, desenvolvendo-se
integralmente.
Assim, a Educação Infantil tem características muito
particulares no que se refere à organização dos espaços nos
quais se concretiza.
Neste sentido, a alternativa correta é: