Com base nos PCNs, uma professora exibiu para seus estudantes o filme “Pode me chamar de Nadí” (2009), de Deo Cardoso. O cine-debate problematizou as experiências de crianças e adolescentes que sofrem cotidianamente as consequências dos estigmas sociais. A partir das orientações da proposta curricular nacional e dos objetivos do planejamento, é correto afirmar que
Sabemos que ainda está em construção e, por vezes, a ser construída Uma escola-expressão, Da vida, sem restrição .... Ainda
está por ser construída ou ainda está em construção uma pedagogia viva que reflita a vida de cada um.
Sendo assim, podemos afirmar que a escola brasileira ainda carrega em pleno século XXI uma herança baseada nas
características de sua sociedade e sua história. Portanto, baseado nisso, podemos afirmar que:
O Decreto nº 5.840 de 2006 estabeleceu o Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) para todo o país. Como decorrência desse Decreto, determinou-se que o PROEJA tem por função
“A educação para o inconformismo tem de ser ela própria inconformista. A aprendizagem da
conflitualidade dos conhecimentos tem de ser ela própria conflitual. Por isso, a sala de aula tem de
transformar-se ela própria em campo de possibilidades de conhecimento dentro do qual se há de
optar.”
(SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma Pedagogia do Conflito, 1996)
O trecho acima de Boaventura de Souza Santos nos mostra a sala de aula como campo de possibilidades de conhecimento.
Para que o docente atue de forma mais comprometida e em conformidade com uma pedagogia emancipatória, é necessário
que ele perceba que os alunos crianças e adolescentes são
Para José Carlos Libâneo (2012), “professores e alunos são sujeitos envolvidos numa relação social que se materializa na sala de aula, mas também na dinâmica das relações internas que ocorrem na escola, em suas práticas organizativas e institucionais”. Ao considerarmos tais aportes, o projeto político-pedagógico se conforma com a participação de
Existem diferentes abordagens teóricas para a compreensão dos processos de seleção e legitimação de propostas curriculares,
conforme o quadro abaixo indica:
Marque a alternativa correta:
Em 1932 foi publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova liderado por Fernando de Azevedo. Tal Manifesto se caracterizou fundamentalmente pela defesa da (o) binômio abaixo:
“... o movimento ambientalista é constituído por tendências afinadas e antagônicas, no que se refere
ao entendimento do humano na natureza e ao projeto societário que signifique a superação do atual
padrão de vida.” (LOUREIRO, C.F.B. Trajetórias e fundamentos da Educação ambiental. São
Paulo: Cortez, 2004, p.63)
A citação acima de Loureiro (2004) nos remete ao conceito de educação ambiental crítica, tendo como um de seus objetivos
A tirinha acima da Mafalda, criada por Quino, nos remete à noção de como as crianças pensam o tempo. Piaget escreveu
sobre a noção de tempo nas crianças tentando entender como ela ocorre e afirmando que tal noção é
Sobre os aspectos relacionados ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na prática pedagógica e a qualidade para o processo ensino-aprendizagem, podemos afirmar que
A Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/ 96) tem como princípios e fins da Educação nacional um dos aspectos apresentados abaixo. Assinale-o.
Vygotsky chama de zona de desenvolvimento proximal a (o):
“Oh! Mundo tão desigual
Tudo é tão desigual...
De um lado esse carnaval
De outro a fome total.”
(Gilberto Gil)
Como nos retrata a música de Gil acima, o mundo ainda é muito desigual, falta justiça social em muitos lugares. A escola
como uma instituição social reflete essa desigualdade. Portanto, a luta por uma escola inclusiva deve ser de todos os
indivíduos. Vários estudiosos entendem que uma escola inclusiva deve
“A escola é um espaço de livre circulação de ideologias onde a classe dominante espalha suas
concepções, ao mesmo tempo que permite a ação dos intelectuais orgânicos rumo ao
desenvolvimento de práticas educacionais em busca da democratização.” (HORA, Dinair Leal da.
Gestão democrática na escola; artes e ofícios da participação coletiva. Campinas, SP: Papirus,
1994, p.34)
Na prática de uma gestão participativa, a democratização da escola tem sido fundamental. Tal democratização pode ser
analisada sob três aspectos básicos de práticas educacionais, como a(o)
Acorda Amor
Chico Buarque
“Acorda amor
Eu tive um pesadelo agora:
Sonhei que tinha gente lá fora,
Batendo no portão,
Que aflição (...)”
A música “Acorda Amor”, de Chico Buarque de Holanda, demonstra o clima de censura e repressão após o Golpe de 1964
É um dos efeitos do Golpe Militar de 64 na Educação brasileira a (o)