Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 10 de 10 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 10
Questões por página:
Q735472

O crescimento e o desenvolvimento humano iniciam-se na fase intrauterina e continuam até a velhice. Em relação a esse processo, considere as afirmativas a seguir. I. A amamentação exclusiva até o primeiro ano de vida e a manutenção do leite materno associado com alimentos complementares até os 2 anos de idade são recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. II. A criança que não se alimenta corretamente pode apresentar redução do seu rendimento escolar e ainda maior probabilidade de dano cerebral permanente, uma vez que ocorre na infância o maior desenvolvimento do cérebro. III. As alterações fisiológicas no envelhecimento dificultam a manutenção de um estado nutricional adequado agravado pela ingestão de medicamentos de uso contínuo que interferem no apetite e na biodisponibilidade de nutrientes. IV. Durante a gestação, o organismo materno encontra-se em intenso catabolismo, exigindo o aumento das recomendações nutricionais. V. O aumento do sobrepeso, da obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis na população pode ser explicado pelo alto consumo de alimentos processados, ricos em gordura, açúcar e sal, associado a menor gasto energético decorrente da atividade física. Estão corretas as afirmativas

Carregando...
Q735477

Cada vez mais as Unidades de Alimentação e Nutrição têm se preocupado com a gestão de segurança no trabalho. O planejamento físico e de mão de obra são alguns dos fatores a serem analisados criteriosamente. Nesse sentido, é necessário assegurar e avaliar os seguintes pontos, exceto:

Carregando...
Q735471

Analise o caso clínico a seguir. Paciente do sexo masculino, 58 anos de idade, consumo abusivo de álcool desde os 30 anos, apresentando os seguintes sintomas: confusão mental, perda muscular, paralisia periférica, edema, taquicardia e coração aumentado. Qual é a hipótese diagnóstica do paciente e a deficiência que o acomete?

Carregando...
Q735476

O Diabetes mellitus (DM) é um importante problema de saúde pública, pois está associado a complicações que comprometem a produtividade, qualidade de vida e sobrevida dos indivíduos afetados.

Em relação aos aspectos envolvidos no diagnóstico e tratamento do DM, preencha as lacunas a seguir.

Um dos parâmetros para o diagnóstico do DM é a glicose plasmática de jejum maior ou igual a _________ mg/dL, associado aos sintomas clássicos de polidipsia, ________________, __________________ e __________de peso. A complicação mais frequente dos diabéticos insulinodepententes é a __________________.

As palavras que completam, respectivamente, as lacunas são

Carregando...
Q735470

últimos anos, os alimentos funcionais têm sido muito discutidos e aplicados amplamente na prática clínica pelos profissionais na área de Nutrição e Saúde. Analise as seguintes afirmativas concernentes aos alimentos funcionais e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) A suplementação diária de linhaça, em quantidades adequadas, pela ação estrogênica dos fitoesteróis, pode ser tão efetiva quanto a terapia hormonal para diminuir os sintomas menstruais. ( ) As antocianinas, flavonas e isoflavonas são classes de polifenóis que possuem atividade anti-inflamatória, antioxidante, antialérgica, antitumoral, antidiabetogênica e hepatoprotetora. ( ) As castanhas são boas fontes de proteína vegetal e arginina, fibra, minerais e compostos com relevantes propriedades antioxidantes e podem reduzir o risco de doenças crônicas. ( ) Ingestões frequentes de óleo de peixe e ácidos graxos ômega 3 de origem marinha podem prevenir o diabetes tipo 2 e melhorar o perfil lipídico com aumento de LDL colesterol e redução de HDL colesterol. ( ) O alto consumo de fibras na dieta está associado ao baixo risco de osteoporose e suas principais fontes são chá verde, cacau, soja, cebola, brócolis, espinafre, tomate, frutas vermelhas e cítricas. Assinale a sequência correta.

Carregando...
Q735475

A finalidade básica da dietoterapia é ofertar ao organismo debilitado nutrientes adequados ao tipo de doença, condições físicas, nutricionais e psicológicas do paciente, mantendo ou recuperando o estado nutricional. Em relação à prescrição dietética, analise as afirmativas a seguir. I. A dieta líquida e hipocalórica deve ser oferecida a partir do segundo dia de pós-operatório da cirurgia bariátrica até o trigésimo dia. II. As fibras insolúveis são indicadas para pacientes em nutrição enteral em pós-operatórios de cirurgias intestinais, diverticulose ou obstipação. III. As necessidades proteicas na insuficiência renal poderão variar de 0,6 a 0,8 g/kg/dia em pacientes eutróficos ou levemente desnutridos, sem tratamento dialítico. IV. Recomenda-se adicionar creme de leite, mel, azeite ou óleo vegetal para aumentar a oferta proteica de uma dieta. Estão corretas as afirmativas

Carregando...
Q735479

As técnicas de cocção utilizadas no preparo de alimentos são de especial importância, uma vez que os diferentes tratamentos térmicos podem ter efeitos variáveis na composição do alimento. Com relação às técnicas de cocção, é correto afirmar que

Carregando...
Q735474

Os alimentos destinados ao consumo humano são produzidos, manipulados e consumidos em um meio ambiente contaminado com uma grande variedade e quantidade de microrganismos e parasitos.

Em relação à transmissão de doenças pelos alimentos, numere a coluna II de acordo com a coluna I, fazendo a relação das doenças com os agentes etiológicos.

Assinale a sequência correta.

Carregando...
Q735473

A nutrição enteral (NE) através de sondas é indicada na impossibilidade da via oral ou quando a ingestão oral é insuficiente para atingir as necessidades recomendadas diárias de nutrientes. Em relação à NE, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q735478

Em relação à recomendação de alimentos para o planejamento de cardápios do desjejum e almoço, numere a coluna II de acordo com a coluna I, identificando os alimentos sugeridos aos diferentes tipos de dietas especiais.

Assinale a sequência correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) C
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282