Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é incorreto afirmar:

De acordo com as tendências pedagógicas na prática escolar abordadas por Luckesi (1994), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(  ) A pedagogia liberal, na tendência tradicional,é caracterizada pela ênfase no ensino humanístico, de cultura geral, em que a educação do aluno é voltada para que ele alcance sua plena realização como pessoa, pelo próprio esforço.
(  ) Para a tendência liberal renovada progressiva, educação é subordinada à sociedade, e tem como interesse imediato produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
(  ) A tendência liberal tecnicista prioriza o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais, sendo a educação considerada a vida presente, parte da própria experiência humana.
(  ) As tendências libertadora e libertária da pedagogia progressista possuem, em comum, características como o antiautoritarismo, a ideia de autogestão pedagógica e, como base da relação educativa, o reconhecimento do valor da experiência vivida.

Assinale a sequência correta.

Zabala (1998) sinaliza que o primeiro elemento a distinguir um método corresponde ao tipo de ordem em que as atividades são propostas.
Sobre as sequências de ensino / aprendizagem ou didáticas, é incorreto afirmar:

De acordo com Sanmartí (2009, p. 14), “a avaliação é o motor da aprendizagem, já que dela depende tanto o que e de que forma se ensina, quanto o que e de que forma se aprende”.
Com base nas reflexões da autora sobre a avaliação, é incorreto afirmar

Acerca do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005/2014, é incorreto afirmar:

O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), na modalidade de avaliação externa,
é constituído pelo Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e pelo Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb).

Sobre o SIMAVE, é correto afirmar:

Acerca das diretrizes e bases da educação nacional estabelecidas pela Lei nº 9.394/96, analise as afirmativas.

  1. Sendo direito público subjetivo o acesso à Educação Básica obrigatória, qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, como também o Ministério Público, poderá acionar o poder público para exigi-lo.
  2. O Ensino Fundamental tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança e do adolescente de até 14 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
  3. Entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, estão: assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas e notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido em lei.
  4. Um dos critérios a ser observado para a verificação do rendimento escolar, no Ensino Fundamental e Ensino Médio, é a avaliação somativa do desempenho do aluno, priorizando os aspectos quantitativos e os resultados das provas finais.

Estão corretas as afirmativas

Castro e Regattieri (2009) abordam os tipos de relação das escolas com as famílias. Com base nessa abordagem, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, fazendo a correspondência entre esses tipos de relação e o objetivo correspondente a cada um.
COLUNA I

1. Educar as famílias
2. Abrir a escola para participação familiar
3. Interagir com a família para melhorar os indicadores educacionais
4. Incluir o aluno e seu contexto
COLUNA II

(  ) Garantir aos alunos o direito a educação de qualidade e a salvo de toda forma de negligência e de discriminação.
(  ) Fortalecer as condições para que as famílias participem da gestão da escola.
(  ) Conscientizar os responsáveis sobre seus papéis na educação dos filhos.
(  ) Reduzir as taxas de abandono e repetência dos alunos.

Assinale a sequência correta.

Vasconcellos (2006) ressalta que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é constituído de três grandes partes articuladas entre si.
Sobre as partes que compõem o PPP, segundo o autor, é correto afirmar:

Rangel (2005, p. 58) destaca o estudo como prática supervisora, o que requer do supervisor a “visão geral de fundamentos, princípios e conceitos do processo didático”.

Em relação ao estudo do processo didático e suas relações pela ação supervisora, é incorreto afirmar:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282