A patologização de comportamentos infantis e a naturalização da indicação de medicamentos produzem consequências tanto nas políticas de assistência social quanto nas políticas de saúde.
Sobre a discussão da temática realizada por Garcia e Junior (2015), assinale a alternativa incorreta.
Conforme a ponta o art.6º do Código de Ética do Psicólogo, sobre a conduta do psicólogo no relacionamento com profissionais não psicólogos, assinale a alternativa correta.
A psicoterapia do adolescente apresenta características particulares, pois, nesse momento da vida, o paciente vivencia frequentes modificações, a saber: de um corpo infantil para um corpo adulto, do autoerotismo para a heterossexualidade, além de enfrentar identificações transitórias.
Sobre as psicoterapias na adolescência, assinale a alternativa incorreta.
Sobre a atuação do psicólogo nos programas da Assistência Social, assinale a alternativa incorreta.
A dislexia é um(a)
Sobre a medicalização da criança, tal como é compreendida por Kamers (2013), como um dispositivo médico-disciplinar, assinale a alternativa incorreta.
A síndrome de Asperger é descrita como um transtorno
A Lei Federal Nº 13.146 considera deficiência toda restrição física, intelectual ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária e / ou atividades remuneradas, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social, dificultando sua inclusão social.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as deficiências à sua categoria.
Assinale a sequência correta.
Assinale a alternativa que descreve o objetivo do artigo “Atuação do psicólogo, SUAS/CRAS e psicologia social comunitária: possíveis articulações".
Sobre as características de grupos psicoterápicos ou operativos descritas por Zimerman (1998), assinale a alternativa incorreta.
São características do transtorno de déficit de atenção / hiperatividade, exceto:
As medidas socioeducativas são medidas que se aplicam aos adolescentes autores de atos infracionais de acordo com o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Sobre as medidas socioeducativas, assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas a seguir sobre as hipóteses de infração na adolescência levantadas por Guerra et al, 2015, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A autora constatou que os jovens marcam sua presença na cena da cidade baseada no tripé revolta-vingança-morte, a partir de uma relação de descrença, suspeita na lei jurídica e no Outro social produzindo, assim, uma inversão do valor social atribuído à regulação e a manutenção da vida.
( ) Uma das hipóteses levantada pela autora afirma que o ato infracional dos jovens não assinala uma tentativa de ter acesso aos seus direitos básicos de vida.
( ) Frente ao uso despotencializado dos recursos oficiais e públicos que chegam até os jovens a sua criatividade torna-se um forte recurso subjetivo.
( ) Os jovens buscam afirmar o valor da vida com suas condutas de risco.
Assinale a sequência correta.
N a elaboração de documentos decorrentes de avaliação psicológica, a declaração é um(a)
Na teoria de Erikson (1968), oito são os estágios do desenvolvimento emocional que se desdobram conforme a passagem das pessoas pelo tempo de duração da vida humana. Cada estágio traz uma tarefa desenvolvimental que confronta os indivíduos com uma crise.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando o período do desenvolvimento ao seu respectivo estágio.
Assinale a sequência correta.