Segundo Coll e Monereo (2010), os novos cenários educacionais emergentes na
Sociedade da Informação questionam o ponto em que inicia e termina a ação de escolas
e professores.
Analise as afirmativas sobre esses cenários educacionais.
I. Um dos cenários seria de salas de aula e escolas com mais e melhores
infraestruturas, equipamentos de TIC e com aproveitamento das potencialidades
dessas tecnologias para o ensino e aprendizagem por meio de projetos
pedagógicos e didáticos.
II. Um cenário com redução das salas de aula e de escola para outros espaços,
restringindo o uso das TIC.
III. Um cenário global e onipresente, tornando possível o aprendizado em quase
qualquer lugar e situação via TIC e desenvolvimento das tecnologias móveis.
A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS
Três tendências filosófico–políticas interpretam o papel da educação na sociedade:
educação como redenção, educação como reprodução e educação como um meio de
transformação da sociedade. Elas são expressas pelas pedagogias liberais e pelas
pedagogias progressistas (LUCKESI, 1994).
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das tendências
pedagógicas liberal e progressista e suas respectivas características.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Com base nas reflexões de Krawczyk (2011) sobre o ensino médio, é INCORRETO
afirmar
Para Jonnaert, Etayebi e Defise (2010), o currículo de um sistema educativo deve
possibilitar a definição clara de suas finalidades e a operacionalização do conjunto de um
plano de educação e sua aplicabilidade por meio de um plano de ação administrativo.
Analise as seguintes afirmativas sobre o currículo.
I. Um mesmo currículo pode ser entendido segundo três níveis de interpretação bem
diferentes: currículo oficial, currículo implantado e currículo assimilado.
II. Entre as correntes curriculares está a que se refere a uma abordagem cultural do
currículo, a qual gerou a pedagogia por objetivos e a pedagogia (do domínio).
III. Uma abordagem focalizada nos alunos não exclui, nem os saberes disciplinares,
nem os interesses para a sociedade.
A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS
Para Coll, Mauri e Onrubia (2010), a avaliação do estado em que está a incorporação das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das previsões sobre o seu futuro na
educação formal e escolar altera, em função do potencial educacional dado, essas
tecnologias e os objetivos a serem alcançados com a sua incorporação.
Analise as afirmativas sobre a avaliação da incorporação das TIC na educação escolar e
assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As TIC vistas como conteúdos curriculares, como objeto de ensino e
aprendizagem, apresentam uma avaliação relativamente positiva, e as
perspectivas de futuro são otimistas.
( ) A incorporação das TIC com a finalidade de tornar mais eficientes e produtivos os
processos de ensino e aprendizagem apresentam resultados bem positivos devido
ao seu grande uso nas salas de aula.
( ) No tocante às atividades docentes, a incorporação das TIC não é necessariamente
um fator transformador e inovador das práticas educacionais.
( ) Ao considerar as TIC como instrumentos mediadores dos processos intra e
interpsicológicos implicados no ensino e aprendizagem, com o proveito de seu
potencial para a promoção de novas formas de aprender e ensinar, os estudos de
avaliação apresentam resultados, em geral, muito positivos, salvo raras exceções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
“Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o
previsto" (VASCONCELLOS, 2006, p.79).
Analise as afirmativas sobre o planejamento no processo ensino–aprendizagem.
I. A prática do planejamento também dependerá do entendimento de currículo que se
tem, considerando as implicações na organização do trabalho pedagógico.
II. Numa escola em que se vivencia um processo de planejamento, existirão planos
globais referentes a toda a instituição e planos de cada um dos setores – direção e
coordenação pedagógica, por exemplo.
III. A participação é considerada um elemento estratégico, sendo uma forma de
diminuir as resistências dos próprios agentes internos da instituição.
A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS
São princípios do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Educação Básica na Modalidade EJA – PROEJA, EXCETO:
Conforme as abordagens psicológicas e suas repercussões no processo de ensino e
aprendizagem consideradas por Gomes (2002) associe as abordagens pedagógicas da
COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre os projetos de trabalho como forma de organizar os conteúdos escolares, é INCORRETO afirmar que
Uma das finalidades da educação do futuro é “(...) ensinar a compreensão entre as
pessoas como condição e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade”
(MORIN, 2011, p. 93).
De acordo com as reflexões sobre a compreensão realizadas por Morin (2011), é
INCORRETO afirmar que
Sobre as barreiras mencionadas por Cury (2008) para instituir um sistema nacional de educação, é INCORRETO afirmar que
Tendo como base as reflexões feitas por Saviani (2005) sobre as concepções
pedagógicas na história da educação brasileira, é INCORRETO afirmar
O Projeto Político–Pedagógico é considerado por Vasconcellos (2006) como o plano
global da instituição.
Analise as afirmativas sobre o Projeto Político–Pedagógico e assinale com V as
verdadeiras e com F as falsas.
( ) Envolve uma construção coletiva de conhecimento.
( ) O marco doutrinal corresponde ao momento de análise da realidade mais
abrangente na qual a instituição se insere.
( ) É composto por duas grandes partes: o diagnóstico e a programação.
( ) A simples reprodução do novo senso comum pedagógico é um dos fatores que
podem comprometer a sua elaboração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Tendo em vista as reflexões de Tardif (2002) sobre os saberes docentes e formação profissional, é INCORRETO afirmar que
Para Sanmartí (2009), a avaliação não só mensura os resultados, como também
condiciona o que e como se ensina, principalmente o que aprendem os estudantes e de
que maneira o fazem.
Sobre a avaliação, é INCORRETO afirmar que