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Para Cury (2000, p. 583), a importância da educação para o processo de construção da

democracia no país sempre foi muito enfatizada, mas não necessariamente efetivada.

Tendo em vista as reflexões de Cury (2000) sobre o direito à educação no Brasil, analise

as seguintes afirmativas.

I. Em 1827, a primeira lei nacional (imperial) de educação regulamentava o artigo da

gratuidade na Constituição de 1824, no empenho de difundir as “primeiras letras".

II. A gratuidade e obrigatoriedade do ensino, em 1934, valem para o ensino primário –

os quatro primeiros anos e estendem para os oitos anos, na Constituição de 1967

III. Um dos avanços da Constituição de 1988 em relação ao ensino obrigatório é o seu

reconhecimento como direito público subjetivo.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

Em relação ao ensino médio, é INCORRETO afirmar que

Constituição Brasileira de 1988 regulamenta que o Estado promoverá e incentivará o

desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológica.

Para a promoção e o incentivo da ciência e tecnologia pelo Estado, é INCORRETO

afirmar que

Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), é INCORRETO afirmar que

São questões tratadas no regimento escolar, EXCETO:

A respeito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é

INCORRETO afirmar que

Em relação à disputa das experiências sociais para se tornarem objetos de

conhecimentos mencionados por Arroyo (2011), assinale a alternativa INCORRETA.

Como salientam Teixeira e Nunes (2010), as habilidades e competências diferentes são

reforçadas por técnicas de avaliação diversificadas, sendo necessário que essas sejam

colocadas em prática numa perspectiva formativa.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das técnicas de

avaliação inclusiva com as suas respectivas características.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Segundo Ghedin e Franco (2008), a relação sujeito-objeto pode ser explicada segundo a

configuração de três diferentes modelos teóricos: objetivista, subjetivista e dialético.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação desses modelos

teóricos com os seus respectivos princípios.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Sobre o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec),

sistema informatizado do MEC, é INCORRETO afirmar que

Segundo Andery (2007), a produção do conhecimento científico só pode ser

compreendida por meio da análise das condições concretas que condicionaram e

condicionam a sua produção.

Considerando-se a produção do conhecimento científico, analise as seguintes afirmativas.

I. Na Idade Média, a observação e a experimentação foram procedimentos

metodológicos que passaram a ser considerados imprescindíveis como teste para

conhecimento científico.

II. Em Marx, o conhecimento científico apresenta tanto o caráter de um conhecimento

comprometido com a transformação concreta do mundo como também com a

transformação de acordo com os interesses e as necessidades de uma classe

social.

III. Conceber que o sujeito e o objeto do conhecimento são determinados

historicamente representa admitir que o produto dessa relação, o conhecimento e o

processo de sua construção, é também determinado por condições histórica e

ideologicamente comprometidas.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS.

De acordo com as reflexões feitas por Veiga et al. (2006) sobre as técnicas de ensino,

relacione as colunas CORRETAMENTE.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), criado

pelo Governo Federal em 2011, tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de

educação profissional e tecnológica.

Sobre as iniciativas do PRONATEC, é INCORRETO afirmar que

Tendo em vista as reflexões feitas por Saviani (2009) sobre a educação se destinar à

promoção do homem, é INCORRETO afimar que

A educação a distância é caracterizada como modalidade educacional na qual a

mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a

utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e

professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

(Decreto nº 5.622 - De 19 de dezembro de 2005).

Analise as seguintes afirmativas sobre a regulamentação da educação a distância,

assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para avaliações

de estudantes, estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente,

defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação

pertinente e atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.

( ) Na formação inicial de profissionais de magistério, é dada a preferência à

educação a distância, com aulas semipresenciais.

( ) Poderá ser ofertada na educação profissional nos cursos e programas técnicos, de

nível médio e tecnológicos, de nível superior.

( ) O ato de credenciamento para a oferta de cursos e programas na modalidade a

distância destina-se às instituições públicas de ensino.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

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