A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:
I. O pleno desenvolvimento do educando.
II. O seu preparo para lutas corporativas.
III. A emancipação ideológica.
Quais estão corretas?
Em relação à organização da Educação Nacional, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de, EXCETO:
Segundo Bergmann, sobre a sala de aula invertida, assinale a alternativa INCORRETA.
Segundo Martha Gabriel, na Era da Inovação, não dá para usar fórmula antiga para resolver problema novo. É preciso ter:
I. Criatividade.
II. Experimentação.
III. Pensamento liberal/tradicional.
Quais estão INCORRETAS?
Sobre um determinado tipo de currículo, segundo Silva, analise as características abaixo:
As características acima definem o currículo:
Conforme Veiga, o Projeto Político-pedagógico (PPP) é entendido, como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. Como um dos elementos básicos na construção do PPP, temos uma estrutura organizacional da escola, que se refere, fundamentalmente, às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo. Essa estrutura é denominada:
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto aos princípios e fins da Educação Nacional.
( ) Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
( ) Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
As metas previstas no Plano Nacional de Educação, deverão ter como referência:
I. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.
II. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD.
III. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.
Quais estão corretas?
Para Moran, há inúmeros grupos interessantes nas redes sociais – Facebook, LinkedIn, WhatsApp – em que é possível ampliarmos nossos horizontes e nos motivarmos a ser proativos, corresponsáveis por múltiplas aprendizagens. Nesse sentido, utilizando esses grupos nas redes sociais, é correto afirmar que acabamos nos tornando:
Para Vasconcelos, no que se refere à reflexão sobre a prática, esta deve ser feita em três dimensões, quais sejam:
I. Onde estamos (o que está sendo).
II. Para onde queremos ir (como deveria ser).
III. O que fazer (o que fazer para vir a ser).
Quais estão corretas?
De acordo com Moran, as tecnologias propiciam:
I. A reconfiguração da prática pedagógica.
II. A abertura e plasticidade do currículo.
III. O exercício da coautoria de professores e alunos.
Quais estão corretas?
De acordo com Moran, se tornam cada vez mais presentes nas diversas áreas de conhecimento e níveis de ensino os seguintes jogos, EXCETO:
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto à prática da avaliação na aprendizagem escolar, segundo Luckesi.
( ) A escola opera com verificação e não com avaliação, isso significa que na prática há aferição do
aproveitamento escolar, em que os professores realizam basicamente três procedimentos
sucessivos: medida do aproveitamento escolar; transformação da medida em nota e utilização
dos resultados identificados.
( ) A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula um projeto
pedagógico junto com seu consequente projeto de ensino.
( ) O ato de avaliar também exige a entrega. A entrega ao desejo de que o educando cresça e se
desenvolva, possibilita o envolvimento como processo do educador, estando sempre atento às
suas necessidades.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A educação básica tem por finalidades:
I. Desenvolver o educando.
II. Assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania.
III. Fornecer meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Quais estão corretas?
Segundo Moran, trabalhar com desafios hoje é mais complexo. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO faz parte desses desafios.