Segundo Libâneo, a tendência pedagógica em que o papel da Escola é de ser modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas é:
Para Macedo, agora é fundamental um ensino e uma aprendizagem mais investigativa, ou seja, pautados por projetos ou pelo enfrentamento de situações-problema. O papel do professor, nesse novo cenário, é também o de um:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a educação abrange os processos:
Professores, direção e coordenação pedagógica da Escola Municipal ABC se reuniram com o intuito de encontrar caminhos para prevenir e combater ações violentas dentro da escola e na comunidade escolar. A ideia da equipe pedagógica da Escola é unir forças e trazer para dentro da unidade de ensino instituições e entidades que lidam com a questão da violência em diversas esferas sociais. Segundo Perrenoud, a competência de referência que trata da situação acima é:
Para Mittler, a inclusão não diz respeito a colocar as crianças nas escolas regulares, mas: I. A mudar as escolas para torná-las mais responsivas às necessidades de todas as crianças. II. A ajudar todos os professores a aceitarem a responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as crianças nas suas escolas. III. Prepará-los para ensinarem àquelas crianças que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão. Quais estão corretas?
Segundo Candau, configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais: I. Movimentos culturais e religiosos. II. Questões de gênero e de raça. III. Multiculturalismo. IV. Expressões de diferentes classes sociais. Quais estão corretas?
A tecnologia está dominando o ambiente escolar e muitos especialistas em educação afirmam que em poucos anos o ensino será personalizado e os professores precisarão estar preparados para essa evolução. Nesse sentido, o papel do professor é de:
De acordo com Gadotti, vivemos hoje em uma sociedade de redes e de movimentos, uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem, a qual ele chama de Sociedade:
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais: 'Todo texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, as quais geram usos sociais que os determinam. Os gêneros são, portanto, determinados historicamente, constituindo formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura'. São caracterizados pelos seguintes elementos:
I. Conteúdo temático: o que pode transformar-se de acordo com o gênero.
II. Construção composicional: estrutura particular dos textos pertencentes ao gênero.
III. Estilo: configurações específicas das unidades de linguagem derivadas, sobretudo, da posição enunciativa do locutor; conjuntos particulares de sequências que compõem o texto etc.
Quais estão em DESACORDO com o que está previsto no referido documento?
De acordo com Moretto, na preparação da criança, do jovem e do adolescente, a escola seleciona, no conjunto dos conhecimentos construídos ao longo da história humana, aqueles que julga necessários e pertinentes para estabelecer a base de inserção no mundo do conhecimento e na preparação
De acordo com Hoffmann, tarefas avaliativas, em uma visão mediadora, são:
Para responder à questão, considere as teorias de Avaliação e Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento escolar, quais sejam:
Para responder à questão, considere as teorias de Avaliação e Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
É necessário reconhecer que, no contexto da escola brasileira contemporânea, está muito difícil ser professor. Nesse sentido, a avaliação tradicional acaba sendo uma forma de “alívio”, uma vez que: I. Canaliza a culpa para alguém (aluno/família). II. Possibilita o controle disciplinar. III. Serve como seleção social. Quais estão corretas?
Segundo Demo, para transformar mero ensino em formação e mera aprendizagem em aprender a aprender, um dos passos mais decisivos é a: