Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.
Compete ao Ministério da Educação, ao Fórum Nacional de Educação, entre outras instâncias: I. Divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet. II. Analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas. III. Analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação. Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
Segundo Vasconcellos, o Projeto de ensino-aprendizagem pode ser subdividido, basicamente, em sua abrangência em:
Segundo Luckesi, a avaliação da aprendizagem existe propriamente para:
Para Perrenoud, o docente que trabalha a partir das representações dos seus alunos, a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem e constrói e planeja dispositivos e sequências didáticas, possui a competência de referência de:
Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Os três níveis de conhecimentos prévios que entram em jogo durante a leitura são:
Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Durante o trabalho da alfabetização, não podemos perder o foco de alguns aspectos: I. Ler para os alunos. II. Fazer com que os alunos leiam e escrevam, mesmo antes de fazê-lo convencionalmente. III. Tornar-se escriba dos educandos para que produzam textos oralmente. Quais estão corretos?
Para responder à questão, considere o tema Planejamento Escolar, de acordo com Celso Vasconcellos.
_____________________ é o planejamento da ação educação baseada no trabalho por projetos: são projetos de aprendizagem desenvolvidos na escola por um determinado período, geralmente de caráter interdisciplinar. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.
As metas previstas no Anexo desta Lei deverão ter como referência: I. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. II. Conselho Nacional de Educação. III. Censo Demográfico. IV. Censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados. V. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Quais estão INCORRETAS?
De acordo com Demo, para que se transforme o mero ensino em formação e mera aprendizagem em aprender a aprender, um dos passos mais decisivos é a
Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Há fatores necessários para facilitar as ações da alfabetização. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente a essas ações.
Coluna 1
1. Atividades significativas.
2. Capacitação docente.
3. Autoestima.
4. Intervenções.
Coluna 2
( ) O educador necessita conhecer o nível conceitual e as capacidades cognitivas de seus educandos para acreditar que níveis de conhecimentos variados constituem uma riqueza para o trabalho em sala de aula.
( ) É necessário que as atividades de leitura e escrita aconteçam de forma prazerosa, contextualizada, e de acordo com a realidade social dos educandos.
( ) O papel do alfabetizador é preponderante, e necessário, nas intervenções que faz para levar o educando a avançar no seu processo de construção de conhecimento.
( ) Fator relevante em qualquer processo de aprendizagem, para reavivar a confiança em suas capacidades de dar conta dos desafios e dificuldades que terão de vencer.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Quando pensamos em agrupar os alunos de forma produtiva, pensamos em organizar duplas ou pequenos grupos, em que umas crianças possibilitem proporcionar, através de ideias e questões, aprendizagens às outras. Para que isso aconteça, devemos ficar atentos a alguns detalhes: I. O educador precisa saber, entender e dominar o que seus educandos sabem, analisando se grafa e reconhece as letras. II. Os alunos têm capacidade de refletir sobre os sons da fala (consciência fonológica). III. Entendem a função da leitura e da escrita; percebem as unidades menores que compõem o sistema de escrita, dentre outras. Quais estão corretos?
Segundo Moretto, o aluno tem uma vivência que lhe permite construir uma estrutura cognitiva formada por ideias e concepções ligadas ao senso comum de seu meio social e às representações que ele mesmo constrói em função de suas próprias experiências. A esse conjunto de ideais ele chama de concepções:
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Às instituições de ensino fundamental e de ensino médio, tanto privadas quanto públicas, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura:
Segundo Mitler, o objetivo da inclusão está atualmente ligado no coração da política ___________________ e da política __________________ .
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Segundo Hoffmann, há dois tipos de instrumentos comumente usados nas tarefas avaliativas elaboradas pelo professor, sendo elas: