Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.

Compete ao Ministério da Educação, ao Fórum Nacional de Educação, entre outras instâncias: I. Divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet. II. Analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas. III. Analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.

Segundo Vasconcellos, o Projeto de ensino-aprendizagem pode ser subdividido, basicamente, em sua abrangência em:

Segundo Luckesi, a avaliação da aprendizagem existe propriamente para:

Para Perrenoud, o docente que trabalha a partir das representações dos seus alunos, a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem e constrói e planeja dispositivos e sequências didáticas, possui a competência de referência de:

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Os três níveis de conhecimentos prévios que entram em jogo durante a leitura são:

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Durante o trabalho da alfabetização, não podemos perder o foco de alguns aspectos: I. Ler para os alunos. II. Fazer com que os alunos leiam e escrevam, mesmo antes de fazê-lo convencionalmente. III. Tornar-se escriba dos educandos para que produzam textos oralmente. Quais estão corretos?

Para responder à questão, considere o tema Planejamento Escolar, de acordo com Celso Vasconcellos.

_____________________ é o planejamento da ação educação baseada no trabalho por projetos: são projetos de aprendizagem desenvolvidos na escola por um determinado período, geralmente de caráter interdisciplinar. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.

As metas previstas no Anexo desta Lei deverão ter como referência: I. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. II. Conselho Nacional de Educação. III. Censo Demográfico. IV. Censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados. V. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Quais estão INCORRETAS?

De acordo com Demo, para que se transforme o mero ensino em formação e mera aprendizagem em aprender a aprender, um dos passos mais decisivos é a

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Há fatores necessários para facilitar as ações da alfabetização. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente a essas ações.

Coluna 1

1. Atividades significativas.
2. Capacitação docente.
3. Autoestima.
4. Intervenções.

Coluna 2

( ) O educador necessita conhecer o nível conceitual e as capacidades cognitivas de seus educandos para acreditar que níveis de conhecimentos variados constituem uma riqueza para o trabalho em sala de aula.

( ) É necessário que as atividades de leitura e escrita aconteçam de forma prazerosa, contextualizada, e de acordo com a realidade social dos educandos.

( ) O papel do alfabetizador é preponderante, e necessário, nas intervenções que faz para levar o educando a avançar no seu processo de construção de conhecimento.

( ) Fator relevante em qualquer processo de aprendizagem, para reavivar a confiança em suas capacidades de dar conta dos desafios e dificuldades que terão de vencer.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Quando pensamos em agrupar os alunos de forma produtiva, pensamos em organizar duplas ou pequenos grupos, em que umas crianças possibilitem proporcionar, através de ideias e questões, aprendizagens às outras. Para que isso aconteça, devemos ficar atentos a alguns detalhes: I. O educador precisa saber, entender e dominar o que seus educandos sabem, analisando se grafa e reconhece as letras. II. Os alunos têm capacidade de refletir sobre os sons da fala (consciência fonológica). III. Entendem a função da leitura e da escrita; percebem as unidades menores que compõem o sistema de escrita, dentre outras. Quais estão corretos?

Segundo Moretto, o aluno tem uma vivência que lhe permite construir uma estrutura cognitiva formada por ideias e concepções ligadas ao senso comum de seu meio social e às representações que ele mesmo constrói em função de suas próprias experiências. A esse conjunto de ideais ele chama de concepções:

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Às instituições de ensino fundamental e de ensino médio, tanto privadas quanto públicas, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura:

Segundo Mitler, o objetivo da inclusão está atualmente ligado no coração da política ___________________ e da política __________________ .

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Segundo Hoffmann, há dois tipos de instrumentos comumente usados nas tarefas avaliativas elaboradas pelo professor, sendo elas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282