Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 10 de 10 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 10
Questões por página:
Q751517

Refletindo sobre a América e a África, Dorigo (2011) menciona os hábitos e as lacunas que os antigos livros de história do Brasil apresentaram. Assinale a alternativa que NÃO representa a visão do historiador sobre o assunto.

Carregando...
Q751512

Assinale a alternativa que representa uma das competências do Ato Institucional nº 5, instituído no Brasil em 1968.

Carregando...
Q751509

Considerando a visão do historiador Dorigo (2011), acerca do conceito de civilização, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, nas assertivas abaixo. ( ) Civilização é um conceito de pouco significado na história, pois se refere apenas aos hábitos, à cultura dos povos antigos. ( ) Na historiografia, a civilização foi considerada um estágio de avanço tecnológico, ou raciocínio lógico de uma nação, ou de um povo em comparação a outros. ( ) É um conceito carreado de significados e com muita utilização no processo histórico, sendo até utilizado como justificativa para realizar grandes barbáries. ( ) Para Dorigo, civilização não significa um estágio mais avançado de um povo ou de uma cultura para outra, pois não é possível nessa ótica comparar transformações da sociedade com evolução das espécies. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q751511

A primeira República brasileira, que vai de 1989 a 1930, passou por várias convulsões sociais. Portanto, a Revolução Federalista foi resultado de um processo instável da política nos primeiros anos da República. Tendo em vista o longo período do confronto, a revolução terminou na gestão de qual Presidente brasileiro?

Carregando...
Q751516

O historiador Dorigo (2011), ao refletir sobre a nova ordem mundial internacional, fala sobre a dinâmica do capitalismo que antes da década de 60 já tinha entrado em outra fase de desenvolvimento, que alguns pesquisadores chamaram de:

Carregando...
Q751508

Ao caracterizar o ensino de história no ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que nem sempre está claro para os educadores o porquê da disciplina de história no currículo. Qual é a função desse documento para o professor de história?

Carregando...
Q751510

Analise as assertivas abaixo considerando o Ato Institucional nº 1, promulgando em 9 de abril de 1964:

I. O presidente brasileiro, no uso de suas atribuições legais, promulgou o ato institucional nº 1, desfazendo a constituição de 1946, estabelecendo, assim, várias alterações.

II. Mantendo a constituição de 1946 com várias alterações, o comandante da Marinha e da Aeronáutica promulgou o ato institucional nº 1.

III. O ato institucional nº 1 alterou o funcionamento do congresso nacional, configurando normas que enquadrassem o diretor dos cidadãos de forma temporária.

IV. O ato institucional nº1 tinha como objetivo fortalecer o poder do congresso nacional e reduzir o campo do executivo e, para isso, o presidente da República deveria promulgar as aprovações do congresso nacional no prazo máximo de 30 dias.

Quais estão corretas?

Carregando...
Q751515

As relações de poder entre as potências mundiais sistematizou na história várias consequências, entre elas, em 1989, a queda do Muro de Berlim e, em 1991, o fim da União soviética. Esses dois fatos históricos são conhecidos como:

Carregando...
Q751514

Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, nas assertivas abaixo acerca da relação do Brasil com o continente africano, considerando a visão da historiadora Analúcia Pereira (2013). ( ) O vínculo do Brasil com o continente africano tem um passado forte em função do tráfico de escravos. Portanto, mesmo com o fim do tráfico escravagista, as políticas econômicas entre os dois países tiveram grandes avanços nas relações de cooperações entres os dois países. ( ) Historicamente o passado revela um vínculo entre o Brasil e o continente Africano, proporcionado pelo tráfico de escravos, porém o fim das relações escravistas e a implantação do sistema colonial criaram uma indiferença de cooperação entre ambos. ( ) Com o governo Lula, o Brasil proporcionou uma relação de cooperação com o continente Africano, uma política externa ativa e afirmativa. O ápice de cooperação entre Brasil e África se sistematizou durante o seu governo. ( ) A relação entre Brasil e a África, com o governo Lula, transcende o nível bilateral, a mesma configura um enorme significado de globalidade. É uma região com que a diplomacia brasileira estabeleceu grandes avanços. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q751513

Em consequências às políticas sociais da República, em 1893, formou-se às margens do Rio Vaza-barris, em determinada região do Brasil, uma inciativa de agrupamento populacional que alcançou de 20 a 30 mil habitantes. Esse agrupamento proporcionou como consequência um conflito histórico conhecido na historiográfica brasileira como:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) B
  • 10) D
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282