Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para responder à questão, considere o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Segundo RCNEI, entende-se a importância do brincar, tendo em vista, o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, ou seja, como o: I. Cognitivo. II. Afetivo. III. Motor. IV. Social. Quais estão corretos?

Segundo Mitler, durante o planejamento e o ensino dos conteúdos, espera-se que os professores levem em consideração os princípios-chaves: I. Estabelecer desafios de aprendizagens compatíveis. II. Responder à diversidade das necessidades de aprendizagem dos alunos. III. Superar barreiras potenciais à aprendizagem e à avaliação tanto do aluno como da turma. Quais estão corretos?

Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.

Compete ao Ministério da Educação, ao Fórum Nacional de Educação, entre outras instâncias: I. Divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet. II. Analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas. III. Analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.

Segundo Vasconcellos, o Projeto de ensino-aprendizagem pode ser subdividido, basicamente, em sua abrangência em:

Segundo Luckesi, a avaliação da aprendizagem existe propriamente para:

Para Perrenoud, o docente que trabalha a partir das representações dos seus alunos, a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem e constrói e planeja dispositivos e sequências didáticas, possui a competência de referência de:

Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.

Cada função no desenvolvimento cultural de uma criança aparece duas vezes, ou seja, primeiro no nível:

Segundo Moretto, na perspectiva da construção do conhecimento, há um novo enfoque a ser dado ao papel do professor, que deve dominar três núcleos de conhecimento. Com base nessa informação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Características psicossociais e cognitivas.
2. Conteúdos relevantes da área do saber.
3. O papel de mediador da aprendizagem.

Coluna 2

( ) O professor precisa ter sensibilidade e fundamentação necessárias para detectar o contexto de vivência de seus alunos e com isso saber ancorar os novos conhecimentos.

( ) Ao professor cabe conhecer com boa profundidade os conteúdos de sua disciplina ou área do saber.

( ) O professor deve conhecer as competências, as tecnologias disponíveis para o apoio pedagógico e as melhores intervenções pedagógicas, de modo a criar as melhores condições para que o aluno aprenda.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.

Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, ao que refere-se a tarefa avaliativa bem elaborada.

( ) Favorece a expressão própria de ideias e diferentes estratégias de solução dos alunos.

( ) Suscita respostas diferentes de alunos diferentes a uma mesma pergunta.

( ) Analisa processos de aprendizagens através de registros classificatórios, como graus numéricos, fichas de comportamento e pareceres roteirizados.

( ) Possibilita ao professor investigar hipóteses construídas por eles.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.

As metas previstas no Anexo desta Lei deverão ter como referência: I. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. II. Conselho Nacional de Educação. III. Censo Demográfico. IV. Censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados. V. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Quais estão INCORRETAS?

De acordo com Demo, para que se transforme o mero ensino em formação e mera aprendizagem em aprender a aprender, um dos passos mais decisivos é a

Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.

É fundamental destacar a assertiva de Vygotsky ao dizer que “a aprendizagem da criança começa muito antes da aprendizagem escolar”. De acordo com o pensamento de Vigotsky, analise as assertivas abaixo: I. Nenhuma criança entra em uma escola e parte do nada, como se fosse uma tábua rasa, sem preenchimento algum, ao contrário, ela traz uma história, algo que vem antes e que pode ou não ter continuidade. II. A aprendizagem não necessariamente inicia-se na idade escolar, para o autor existe uma diferença substancial entre o que é produzido em termos de aprendizagem antes da criança estar na idade escolar e o que ela adquire durante sua estada nas instituições escolares. III. Algumas crianças aprendem através da imitação dos adultos, com isso não há o compromisso em saber de sua pré-história. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.

Segundo a autora, aponta-se para três princípios norteadores da avaliação mediadora que fundamentam a elaboração de registros de avaliação. Sobre os princípios, assinale a alternativa correta.

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Às instituições de ensino fundamental e de ensino médio, tanto privadas quanto públicas, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura:

Segundo Mitler, o objetivo da inclusão está atualmente ligado no coração da política ___________________ e da política __________________ .

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282