Para responder à questão, considere o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Segundo RCNEI, entende-se a importância do brincar, tendo em vista, o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, ou seja, como o: I. Cognitivo. II. Afetivo. III. Motor. IV. Social. Quais estão corretos?
Segundo Mitler, durante o planejamento e o ensino dos conteúdos, espera-se que os professores levem em consideração os princípios-chaves: I. Estabelecer desafios de aprendizagens compatíveis. II. Responder à diversidade das necessidades de aprendizagem dos alunos. III. Superar barreiras potenciais à aprendizagem e à avaliação tanto do aluno como da turma. Quais estão corretos?
Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.
Compete ao Ministério da Educação, ao Fórum Nacional de Educação, entre outras instâncias: I. Divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet. II. Analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas. III. Analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação. Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
Segundo Vasconcellos, o Projeto de ensino-aprendizagem pode ser subdividido, basicamente, em sua abrangência em:
Segundo Luckesi, a avaliação da aprendizagem existe propriamente para:
Para Perrenoud, o docente que trabalha a partir das representações dos seus alunos, a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem e constrói e planeja dispositivos e sequências didáticas, possui a competência de referência de:
Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.
Cada função no desenvolvimento cultural de uma criança aparece duas vezes, ou seja, primeiro no nível:
Segundo Moretto, na perspectiva da construção do conhecimento, há um novo enfoque a ser dado ao papel do professor, que deve dominar três núcleos de conhecimento. Com base nessa informação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Características psicossociais e cognitivas.
2. Conteúdos relevantes da área do saber.
3. O papel de mediador da aprendizagem.
Coluna 2
( ) O professor precisa ter sensibilidade e fundamentação necessárias para detectar o contexto de vivência de seus alunos e com isso saber ancorar os novos conhecimentos.
( ) Ao professor cabe conhecer com boa profundidade os conteúdos de sua disciplina ou área do saber.
( ) O professor deve conhecer as competências, as tecnologias disponíveis para o apoio pedagógico e as melhores intervenções pedagógicas, de modo a criar as melhores condições para que o aluno aprenda.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, ao que refere-se a tarefa avaliativa bem elaborada.
( ) Favorece a expressão própria de ideias e diferentes estratégias de solução dos alunos.
( ) Suscita respostas diferentes de alunos diferentes a uma mesma pergunta.
( ) Analisa processos de aprendizagens através de registros classificatórios, como graus numéricos, fichas de comportamento e pareceres roteirizados.
( ) Possibilita ao professor investigar hipóteses construídas por eles.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.
As metas previstas no Anexo desta Lei deverão ter como referência: I. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. II. Conselho Nacional de Educação. III. Censo Demográfico. IV. Censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados. V. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Quais estão INCORRETAS?
De acordo com Demo, para que se transforme o mero ensino em formação e mera aprendizagem em aprender a aprender, um dos passos mais decisivos é a
Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.
É fundamental destacar a assertiva de Vygotsky ao dizer que “a aprendizagem da criança começa muito antes da aprendizagem escolar”. De acordo com o pensamento de Vigotsky, analise as assertivas abaixo: I. Nenhuma criança entra em uma escola e parte do nada, como se fosse uma tábua rasa, sem preenchimento algum, ao contrário, ela traz uma história, algo que vem antes e que pode ou não ter continuidade. II. A aprendizagem não necessariamente inicia-se na idade escolar, para o autor existe uma diferença substancial entre o que é produzido em termos de aprendizagem antes da criança estar na idade escolar e o que ela adquire durante sua estada nas instituições escolares. III. Algumas crianças aprendem através da imitação dos adultos, com isso não há o compromisso em saber de sua pré-história. Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.
Segundo a autora, aponta-se para três princípios norteadores da avaliação mediadora que fundamentam a elaboração de registros de avaliação. Sobre os princípios, assinale a alternativa correta.
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Às instituições de ensino fundamental e de ensino médio, tanto privadas quanto públicas, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura:
Segundo Mitler, o objetivo da inclusão está atualmente ligado no coração da política ___________________ e da política __________________ .
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.