Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para responder à questão, considere o tema Ensino: concepções e tendências pedagógicas, de acordo com José Carlos Libâneo.

Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como:

Para responder à questão, considere o tema Qualidade na Educação, de acordo com Pedro Demo.

Para que o professor passe de simples “auleiro" para um orientador construtivo e participativo, é necessário uma radical transformação na sua formação. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Capacidade de pesquisa.
2. Teorização das práticas.
3. Formação permanente.
4. Manejo da instrumentação eletrônica.

Coluna 2

( ) Para aprimorar a transmissão do conhecimento, socializar de modo mais amplo e atraente o saber disponível e, sobretudo, economizar tempo e oportunidade para construir.

( ) Para corresponder desde logo ao desafio construtivo de conhecimento; o que transmite em sala de aula tem que fazer parte do processo de construção do conhecimento.

( ) Para se manter na vanguarda do conhecimento e da inovação, atualizado sempre, e oferecendo ao aluno a orientação mais avançada possível.

( ) Para constantemente inovar as práticas pelo recurso à fundamentação alternativa do conhecimento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder à questão, considere o tema Planejamento, de acordo com Celso Vasconcellos.

Ter um ____________________________ construído com cuidado é essencial para que toda a comunidade escolar conheça os objetivos educacionais que a instituição pretende atingir e os meios disponíveis para tanto. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.

Os processos de elaboração e adequação dos planos de educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão realizados com ampla participação de representantes da(o):

Para responder à questão, considere o tema Ensino: concepções e tendências pedagógicas, de acordo com José Carlos Libâneo.

As concepções pedagógicas se classificam em: I. Naturalistas. II. Pragmáticas. III. Interacionistas. IV. Ambientalistas. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere o tema Qualidade na Educação, de acordo com Pedro Demo.

Segundo Demo, manejar e produzir conhecimento é a força inovadora primordial, que decide, mais que outros fatores,

Para responder à questão, considere o tema Planejamento, de acordo com Celso Vasconcellos.

O planejamento só tem sentido se o sujeito se coloca em uma perspectiva de mudança. Nesse sentido, planejar remete a: I. Querer mudar algo. II. Acreditar na possibilidade. III. Perceber a necessidade da mediação teórico-metodológica. IV. Vislumbrar a possibilidade de realizar aquela determinada ação. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.

A União promoverá a realização de pelo menos __________________ conferências nacionais de educação até o final do decênio, precedidas de conferências distrital, municipais e estaduais, articuladas e coordenadas pelo ________________________, instituído nesta Lei, no âmbito do Ministério da Educação. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Segundo Hoffmann, uma tarefa avaliativa bem elaborada favorece: I. A expressão própria de ideias e diferentes estratégias de solução dos alunos. II. Possibilidade de o professor investigar as hipóteses construídas por eles até aquele momento, ou os processos de raciocínio de que se utilizaram. III. Que suscite respostas diferentes de alunos diferentes a uma mesma pergunta. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas no que se refere à função dos PCN’s: ( ) Funcionar como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira. ( ) Orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações. ( ) Subsidiar a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não tem chance alguma de mudar as atitudes e as representações dos alunos. Segundo Perrenoud, para que o docente internalize a competência de referência “Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão”, deve-se considerar algumas competências específicas como recurso de uma educação coerente com a cidadania. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Prevenir a violência na escola e fora dela. II. Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais. III. Acolher a formação do colega e participar dela. IV. Utilizar as ferramentas multimídias no ensino. V. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o senso de justiça. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.

É necessário que, no processo de ensino e aprendizagem, sejam exploradas: I. A aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento. II. A construção de argumentação capaz de controlar os resultados desse processo, o desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade. III. A compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas. Quais estão corretas?

De acordo com Luckesi, pode ser compreendida como uma crítica do percurso de uma ação, seja curta, seja prolongada, ou seja, no modo comum de analisar e verificar onde está havendo estrangulamento de um curso de ação e como ele pode ser superado. Nesse sentido, a avaliação crítica aponta para

Para Mitler, há uma diferença real de valores e de práticas ao que tange os conceitos de integração e inclusão. Com base nessa informação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Integração.
2. Inclusão.

Coluna 2

( ) Envolve preparar os alunos para serem colocados na escola, o que implica um conceito de prontidão para transferi o aluno especial para o ensino regular.

( ) Implica uma reforma radical nas escolas em termos de currículo, avaliação, pedagogia e formas de agrupamento de alunos nas atividades em sala de aula.

( ) Baseada em um sistema de valores que faz com que todos se sintam bem-vindos e celebra a diversidade que tem como base o gênero, a nacionalidade, a raça, etc.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282