Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O desenvolvimento infantil depende de diversos fatores e condições, não só hereditárias como também socioculturais. Cada criança tem seu tempo, mas, para efeitos de acompanhamento do desenvolvimento da criança, existem certas habilidades que evidenciam um desenvolvimento típico dos 0 aos 6 anos. Considerando uma criança com desenvolvimento normal relacione a Coluna 1 de acordo com Coluna 2.

Coluna 1

1.Dos 18 meses aos 2 anos.

2.Dos 2,5 anos aos 3 anos.

3.4 anos.

4.Dos 5 aos 6 anos.

Coluna 2

( ) Sobe e desce as escadas alternando os pés, salta sobre um pé, consegue lançar bolas, consegue se vestir e abotoar alguns botões, já consegue usar o banheiro sozinha e lava as mãos e o rosto.

( ) Anda bem, consegue subir escadas se apoiando, consegue correr, puxa brinquedos em cordas, consegue comer algumas coisas sozinha.

( ) Manuseia bem talheres, vira páginas individuais dos livros, abre portas, consegue vestir roupas simples sozinha, fala quando precisa ir ao banheiro, possui boa coordenação motora para andar bem (marcha madura), consegue comer sozinha.

( ) Pula, pega uma bola arremessada, anda em linha reta usando toda a superfície do pé.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O desenvolvimento infantil é um processo pelo qual todas as crianças passam desde o nascimento até mais ou menos 6 anos de idade. Está relacionado ao desenvolvimento de habilidades específicas que garantem a autossuficiência da criança. Considerando essa afirmativa, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) O desenvolvimento físico refere-se à melhora das habilidades físicas da criança, como a capacidade de engatinhar, manter-se em pé, andar, correr, pular e independe do desenvolvimento mental. ( ) O desenvolvimento cognitivo remete às habilidades que garantem a capacidade do cérebro de processar informações e obter conhecimentos sobre o mundo. Sendo assim, ele engloba processos como pensamento, raciocínio, memória, linguagem, atenção, resolução de problemas, entre outros. ( ) Com o aprendizado da linguagem, começa o desenvolvimento afetivo. A partir daí, a criança é capaz de trocar informações com outras crianças e adultos, possibilitando o aprendizado de normas sociais, cultura, tradições, entre outros. ( ) Relacionado às emoções, o desenvolvimento afetivo está presente desde os primeiros anos de vida da criança. Diversas abordagens da psicologia, incluindo a psicanálise, mostram como o amor e o carinho são importantes para que a criança cresça saudavelmente, logo nos primeiros meses. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282