Relacione os princípios da arquivística apresentados na coluna I
com suas definições apresentadas na coluna II.
Coluna I
1 Organicidade
2 Unicidade
3 Proveniência
4 Cumulatividade
5 Indivisibilidade
Coluna II
( ) Os arquivos constituem uma formação progressiva e natural
decorrente das funções e atividades de um organismo
(pessoa, empresa etc).
( ) Os documentos dos arquivos conservam seu caráter único
em função do contexto em que foram produzidos,
independente de sua forma, gênero, tipo ou suporte.
( ) Os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades
da entidade produtora, em suas relações externas e
internas.
( ) Os arquivos devem ser organizados obedecendo à
competência e às atividades da instituição ou pessoa
legitimamente responsável pela sua produção, acumulação
ou guarda de documentos.
( ) Os fundos arquivísticos devem ser preservados sem
dispersão, mutilação, alienação, destruição ou acréscimos
indevidos ou não autorizados.
Asequência correta é:
Consoante o disposto na Lei n° 12.527/2011, que disciplina o
acesso à informação, é correto afirmar que:
Sobre a tabela de temporalidade de documentos, avalie as afirmativas a seguir. I.É o produto gerado pelo processo de automação arquivística. II.Sua estrutura contempla a destinação final que é a eliminação definitiva dos documentos. III.Sua aplicação permite eliminar documentos ainda no arquivo corrente. IV.É o instrumento de destinação que determina prazos e condições de guarda. Está correto o que se afirma apenas em:
De acordo com a classificação dos documentos, filme, códice e contrato são, respectivamente, exemplos de:
A preservação de documentos visa à manutenção da integridade dos suportes documentais e do teor informacional dos documentos ao longo das épocas. No que se refere à preservação e conservação de documentos, assinale a opção que contém uma medida preventiva correta acerca dos procedimentos adotados nos arquivos.
Quando o protocolo movimenta o processo, enviando o documento ao seu destinatário, localizado nas unidades internas da instituição, ele está executando a atividade de:
A fase da gestão documental que inclui as atividades de protocolo, expedição, organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, elaboração de normas de acesso à documentação e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições, denomina-se:
Os documentos devem ser guardados dentro de pastas ou caixas. O arquivamento por nomes segue 13 regras, chamadas alfabetação. Seguindo essas regras, como os nomes Rogério Castelo Azul, Camilo São Bernardo, Ronaldo de Alencar, Juan Lopez Diaz, Ornar Saad serão arquivados?