Os conceitos são instrumentos do pensar e do agir que justificam e ganham sentido próprio no complexo sistema que compõe com os conceitos correlatos e no qual interagem em campo teórico mais vasto. Um dos conceitos estruturantes para o ensino de geografia é o território, que possui como melhor articulação a seguinte concepção:
O Mar de Aral localiza-se no interior das repúblicas do Cazaquistão e do Uzbequistão e é sinônimo de catástrofe ecológica. O Aral, com uma área de mais ou menos 66.000 km², era o quarto maior mar fechado do planeta, todavia, houve uma grande alteração nesse habitat, que implicou a redução da biodiversidade dessa área.
Entre os fatores a seguir, o principal causador do desastre ecológico no Mar deAral foi:
A história do Brasil, desde a sua origem, é marcada pela violência contra os povos indígenas e a principal causa é a questão da terra, essencial para a sobrevivência física e cultural desses povos, mas objeto de cobiça do poder econômico. Grande parte da violência ocorre, pois o colonizador possui uma relação com a terra diferente dos povos indígenas. A principal relação dos colonizadores com a terra é:
Formado por partículas minerais e orgânicas, encobre grande parte das rochas da superfície e apresenta espessura variável, podendo ter centímetros ou metros de profundidade. Suporta a cobertura vegetal e possui destaque no ciclo hidrológico. Sobre os solos pode-se afirmar que o(s):
Na segunda metade do século XX, a China atraiu grande quantidade de empresas estrangeiras que foram atraídas por um conjunto de fatores favoráveis a uma produção destinada ao mercado externo. Entre os fatores a seguir o que NÃO beneficiou a instalação de fábricas com o objetivo de exportação em território chinês é:
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) elabora e divulga um ranking entre as unidades da federação brasileira com base no IDHM. Um dos indicadores é a renda que, em 2010, teve a seguinte unidade da federação com a pior posição:
As estratégias de ensino de leitura em geografia, por meio da cartografia, devem focar o seguinte objetivo, nos Ensinos Fundamental e Médio:
Nos últimos anos, muitos são os documentos oficiais e acadêmicos que se referem a como se ensina geografia nos Ensinos Fundamental e Médio. Esses, em geral, buscam entender como e por que determinados fenômenos se produzem no espaço e suas relações com os processos econômicos, sociais, culturais e políticos. De acordo com as Orientações Curriculares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio é correto afirmar que no ensino de geografia deve-se levar em consideração que:
A representação a seguir utiliza a seguinte projeção cartográfica.
AUnião Europeia é, notoriamente, o bloco econômico internacional com o maior grau de integração. Esse processo remonta o pós-Segunda Guerra e é repleto de tratados que organizam e reorganizam os objetivos e as ações dos países membros. Entre os tratados da União Europeia existe o Tratado de Nice, firmado no início do século XXI, que, entre outras coisas:
Acaracterística fundamental do pós-Segunda Guerra na organização do espaço mundial foi a adoção do modelo de produção denominado fordista. Esse modelo tem como uma de suas principais características a:
Assinale a alternativa que apresenta, segundo as ideias de Milton Santos, um exemplo da globalização como fábula e um exemplo da globalização como perversidade, respectivamente: