Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para o grego Aristóteles, o homem é naturalmente político (zóon poliktikon) ou um animal social. O atributo natural humano que informa e possibilita a vida desse ser em sociedade é a(o):

Na famosa “alegoria da caverna", do livro VII de A República, Platão representa o penoso e difícil processo por que passa o filósofo para alcançar o conhecimento verdadeiro. Com essa alegoria, Platão pretende demonstrar que:

Na “Fenomenologia do espírito”, Hegel descreve as etapas de formação da consciência até chegar ao espírito absoluto. É correto afirmar que, no sistema filosófico de Hegel:

Com a queda de Roma, a Igreja romana entrou em processo de politização. A cultura clerical latina originou uma nova filosofia política, cujos principais expoentes são Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. É correto afirmar que:

O liberalismo político, doutrina contrária ao Estado absoluto, tem em John Locke um de seus principais expoentes. Pertencente à escola do direito natural, esse autor fundamenta seus argumentos no trinômio “estado de natureza”, “contrato social” e “estado de sociedade”. É correto afirmar que, para Locke:

Karl Marx possui uma visão negativa do Estado, porquanto, no seu entendimento, este não atende ao bem comum, mas, ao contrário, a interesses específicos de classe. A crítica de Marx ao Estado baseia-se numa concepção propriamente:

As principais concepções filosóficas da moral são o racionalismo, emotivismo e o utilitarismo éticos. É correto afirmar que:

A ética está no centro do sistema filosófico de Immanuel Kant. Com o imperativo categórico “age somente de acordo com aquela máxima pela qual possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal”, Kant NÃO quer dizer que:

Embora “a moral das pessoas e sua ética acabem por ser a mesma coisa”, ética e moral não são sinônimos, conceitualmente falando. É INCORRETO afirmar que:

Na Grécia do século VI, com a escola de Mileto, surge uma nova tentativa de compreensão do mundo – a Filosofia. Os primeiros filósofos foram os chamados cosmologistas ou fisiologistas. A preocupação fundamental destes era com:

Aristóteles foi o principal organizador da lógica clássica. Hegel, o primeiro a contrapor a lógica dialética à lógica formal ou aristotélica. Sobre isso é correto afirmar que:

Filósofo empirista radical, o escocês David Hume procurou aplicar o método experimental ao estudo da mente humana no seu “Tratado da natureza humana”. Entre as ideias abordadas por Hume, está a de que:

Para Aristóteles, a polis (cidade-estado) é a forma mais perfeita e acabada de comunidade, à qual atribui uma razão de ser ou finalidade própria. De acordo com o grego, a finalidade (telos) da polis é:

No século XVII, Thomas Hobbes propôs uma teoria da política visando legitimar o poder absoluto de Estado. Usando a figura bíblica do Leviatã, o filósofo inglês fundamenta sua teoria:

A concepção do Estado moderno como realidade orgânica está na base da filosofia política de Hegel, que se serve especialmente da experiência histórica da Revolução Francesa e do Império Napoleônico. É correto afirmar que, para Hegel, o Estado moderno:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282