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Diante das necessidades educacionais do país, a proposta da Supervisão Escolar deve ser:



A auto exclusão de determinados alunos com necessidades especiais, a rejeição dos próprios filhos por alguns pais, assim como preconceitos internalizados em docentes são questões:

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece, em seu Artigo 64, que:


A avaliação da aprendizagem escolar faz-se presente no planejamento escolar, estando no processo de ensino-aprendizagem, em todas as suas etapas. Portanto:

No cotidiano de uma determinada escola, crianças e adolescentes são vítimas de humilhações, constrangimentos, perseguições e outras formas de preconceitos e violências, caracterizando a existência do fenômeno de “Bullying ”. O Supervisor Escolar, preocupado com esta realidade, sugeriu como tema “O Bullying, fenômeno a ser enfrentado no dia a dia”, para discussão coletiva na reunião pedagógica. Nessa reunião, concluíram que toda a ação curricular, nos seus diferentes componentes e nos diversos espaços da Escola, deveria pautar-se pela:

A Educação Especial, no Brasil, está incluída na proposta da construção de um Sistema Educacional Inclusivo, devendo abranger:

A Lei n° 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, apesar de seu caráter de abrangência para o país, ainda encontra, depois de 15 anos, dificuldades em sua aplicação.

Podem ser citados, neste aspecto, os seguintes princípios e fins da educação nacional expressos na referida lei:


No processo de avaliação da aprendizagem na escola, durante uma sessão do Conselho de Classe, ocorreu uma discussão entre os docentes relacionada com os “erros” dos alunos. Foi motivo de reflexão coletiva a seguinte observação realizada por um dos docentes:

Numa determinada escola, a Supervisão Escolar, procurando construir uma liderança cooperativa e integradora na sua ação pedagógica, agiu no sentido de:

Desde a década de 1990, a questão da interdisciplinaridade tem estado presente nos debates educacionais. Na organização curricular e no planejamento pedagógico, tem se tentando buscar a Inter complementaridade dos conhecimentos, por meio do:

A Educação Infantil assume um papel significativo na formação da criança, porque ela contribui para:

No planejamento, na organização curricular e na adoção de estratégias pedagógicas, o Supervisor Escolar deve estar atento aos Parâmetros Curriculares Nacionais, segundo o qual o currículo pode ser considerado:



Em 1997, a Lei n° 9.475, de 22/07/97, estabeleceu uma nova redação ao Artigo 33, da Lei n° 9.394/96, com o seguinte enunciado a respeito do ensino religioso:


A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu Artigo 13, inciso I, expressa que os docentes terão a incumbência de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Para a consecução dessa proposta, o Supervisor Escolar deverá exercer um papel significativo, atuando com o objetivo de:

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