Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 11 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Acima, tem-se o cladograma simplificado dos grupos vegetais, indicando pelos números (I, II, III e IV) algumas novidades evolutivas.

A aquisição de vasos condutores de seiva e de fruto estão indicados, respectivamente, pelos números:

Carregando...

Em todas as fases de exploração, refino, transporte e distribuição do petróleo podem ocorrer vazamentos e danos ao ecossistema aquático.

Algumas bactérias podem ser utilizadas para transformar os produtos encontrados no petróleo em subprodutos menos danosos ao ecossistema. A utilização de microrganismos, como bactérias e fungos, para eliminar a poluição do ecossistema é denominada de:

Carregando...

Considere que, em uma espécie vegetal qualquer, a massa de seus frutos seja condicionada pela ação cumulativa de três pares de alelos. Um fruto de massa igual a 3.000 gramas é proveniente de uma planta aabbcc , e um fruto de massa igual a 4.500 gramas, de uma planta AABBCC .

Podemos concluir que a massa de um fruto originado do cruzamento dessas duas plantas (AABBCC x aabbcc ) será:

Carregando...

A seguir, está escrita a sequência de nucleotídeos da fita ativa de um segmento de DNAde um determinado gene, formado por seis códons:

Considere que um agente mutagênico provoque uma modificação no 6º códon, substituindo o nucleotídeo onde se encontra a G por um nucleotídeo com T. A partir de parte da tabela do código genético a seguir, pode-se afirmar que a modificação:

Carregando...

Belém fecha pontos de venda de açaí por risco da Doença de Chagas.

Foram confirmados 39 casos e duas mortes na capital paraenseem2011.

Pacientes relataram o consumo de açaí na região fiscalizada.

Cinco pontos de venda de açaí foram fechados pelo Departamento de Vigilância Sanitária de Belém, nesta terça-feira (25), por falta de higiene na manipulação do fruto, o que aumenta o risco de possível contaminação do produto com fezes do barbeiro, que transmite a doença de Chagas. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de

Belém informou que foram confirmados 39 casos de doença de Chagas e duas mortes na capital paraense desde janeiro deste ano. Vinte e duas notificações foram confirmadas apenas em outubro. Nove pacientes relataram o consumo de açaí em pontos de venda do produto na periferia da capital.

Durante a fiscalização, a documentação dos estabelecimentos também foi analisada na operação. Em 2011, o departamento interditou mais de 20 pontos de venda de açaí na cidade. Aingestão de alimentos contaminados pelas fezes do barbeiro triatomídeo, como, por exemplo, o açaí, é uma das formas de transmissão da “Doença de Chagas". (Disponível em:http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/10/belem-fecha-pontosde-venda-de-acai-por-risco-da-doenca-de-chagas.html - Acesso em25/10/2011)

Assinale a opção que indica a forma infectante, para o homem, presente nas fezes do barbeiro triatomídeo.

Carregando...

O esquema acima ilustra o corte tridimensional de uma folha, para mostrar a sua estrutura interna. Podemos afirmar que as funções de transpiração, fotossíntese, proteção e condução de seiva orgânica (elaborada) são realizadas, respectivamente, por:

Carregando...

As eletromicrografias acima mostram uma mesma organela citoplasmática, vista de ângulos diferentes. A organela citoplasmática, ilustrada nas eletromicrografias, é constituída por 9 grupos de 3 microtúbulos cada, formados apenas pela:

Carregando...

Vacinação contra meningite C começa em Ouro Branco,em Minas Gerais. Dez unidades da cidade estão prontas para o atendimento popular. Havia pessoas na fila no Centro desde às 3h da madrugada.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Branco, cidade da Região Central de Minas Gerais, iniciou, nesta segunda-feira (24), a vacinação em massa contra a meningite C. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, as dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão preparadas para aplicar de 20 a 22 mil doses e que desde às 3h havia pessoas na fila na unidade do Centro para receber a vacina.[...]

( Disponível em : http://g1.globo.com/minas- gerais/noticia/2011/10/vacinacao-contra-meningite-c- comecaem- ouro-branco-em-minas-gerais.html-Acesso em26/10/2011)

Como toda vacina, as que estão sendo produzidas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para imunizar a população de Ouro Branco (MG), representam um importante avanço, pois as pessoas imunizadas:


Carregando...

Brasil terá vacina contra esquistossomose

A primeira vacina contra a esquistossomose – doença que atinge 200 milhões de pessoas no mundo – deverá ser nacional. A empresa paulista Ouro fino Agronegócio comprou a licença para produzir a imunização, que foi desenvolvida por uma pesquisadora brasileira [...].(Folha.com, 06/08/2010)

Essa vacina imunizará o homem contra uma doença parasitária, causada por um parasita:

Carregando...

As atuais aves pernaltas, ter-se-iam se originado de aves ancestrais aquáticas, que se tornaram pernaltas pelo esforço que realizaram no sentido de esticar as suas pernas, evitando molhá-las durante a locomoção na água. A cada geração, esse esforço produziria aves com pernas mais longas, que transmitiam essa característica à geração seguinte. O trecho acima resume a ideia da:

Carregando...

Numa população em equilíbrio, a frequência do alelo recessivo , que determina indivíduos Rh negativos, é de 0,6. A probabilidade de ocorrência de indivíduos heterozigotos nessa população é:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) B
  •