“Há uma história, quase uma anedota, atribuída ao pintor René Magritte, segundo a qual, certa vez, tendo pintado a figura de uma mulher em cor verde e tendo mostrado sua obra a um crítico, ouviu-o dizer: Não existem mulheres verdes”. Ao que Magritte respondeu: “Mas não é uma mulher, é uma pintura”. (COSTA, Cristina, 2004, p. 101). Entre a arte e a realidade, Magritte provoca no público:
O tropicalismo foi um movimento de ruptura da música e cultura brasileira, influenciando diversos grupos e artistas, das diferentes linguagens artísticas. Serviram de suporte para a estética tropicalista, as ideias e conceitos do:
O movimento artístico, surgido na França em 1830, recusava uma postura idealizada da arte, fazendo crítica e denúncia da realidade, representando a vida cotidiana com o máximo de fidelidade. É destaque do movimento realista no Brasil o artista:
Getúlio Vargas, ex-presidente brasileiro, foi um grande incentivador da arte e da cultura brasileira, principalmente da arte com cunho nacionalista. Entre os artistas abaixo, qual deles teve o incentivo de Getúlio Vargas?
O teatro fórum, uma das práticas teatrais que estabelece conexões entre arte, psicologia, política e sociedade, transformando questões, problemas e sentimentos em imagens concretas, tem suas encenações baseadas em:
A partir de 1950, as disciplinas canto orfeônico, música e trabalhos manuais uniram-se ao desenho e passaram a fazer parte do currículo escolar da educação brasileira. Esse ensino da arte objetivava:
O crítico de arte tem uma importante função na atualidade, registrar expressões artísticas por meio de ensaios, textos e fotografias, ajudando o público a tomar consciência daquilo que aconteceu na arte. São manifestações artísticas contemporâneas de caráter efêmero:
A alternativa que apresenta os três nomes mais expressivos, como referência em pedagogia teatral brasileira:
A integração simultânea de duas dimensões, largura e altura, resultante da organização espacial, recebe o nome de:
Com o método dos jogos teatrais, Viola Spolin tinha a intenção de atingir professores ou leigos no teatro para a promoção dos jogos em qualquer circunstância de aprendizagem. Sugere como peças fundamentais para o uso do jogo na educação teatral:
o foco, a instrução contínua e elaborada durante o processo, a plateia constituída por parte do grupo e o(a):
A educação musical brasileira teve importantes contribuições de metodologias e abordagens relevantes, que são usadas até hoje para o ensino/aprendizagem da música. Entre os principaiseducadores musicais estão:
A partir dos anos de 1950, passou a fazer parte do currículo escolar a disciplina Canto Orfeônico, introduzida em todas as escolas públicas brasileiras por Heitor Villa-Lobos. Faziam parte do Canto Orfeônico os seguintes componentes:
Para realizar um planejamento atual, preocupado com a experiência e crescimento cultural/artístico do estudante, o Professor de Arte deve ter como ponto de partida:
Algumas nomenclaturas foram dadas ao ensino da arte, entre as quais A Educação através da arte, que foi difundida no Brasil com as ideias do filósofo Herbert Read. A base desse pensamento é ver a artecomo:
Associe a coluna superior à inferior e depois marque a alternativa correta. I. Teatro da espontaneidade. II. Jogos teatrais. III. Teatro épico. IV. Teatro arena. ( ) Brecht. ( ) Viola Spolin. ( ) Jacob Levy Moreno. ( ) Renato José Pécora.