Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“A confiança é a essência de uma equipe coesa. Semela, é impossível trabalhar emequipe. A capacidade de prever o comportamento de uma pessoa com base na experiência passada é um aspecto da confiança. Na construção de uma equipe, confiança significa que os membros da equipe sabem que seus colegas não usarão sua vulnerabilidade contra eles.” (Lencioni, 2009 ).Apartir de tais reflexões, podemos considerar que:

A comunicação é fato de primordial importância no contexto empresarial. Entretanto, neste ambiente há que se ter o cuidado de oferecer ao receptor o mecanismo de funcionamento do código damensagem, sob pena de prejudicar sua interpretação, assimcomo evitar a perda de tempo. Existe no processo de comunicação um problema a ser enfrentado que pode provocar distorções/barreiras entre gestores e funcionários. Estamos nos referindo:

O ser humano desde que nasce entra em processo de aprendizagem e esta se manifesta em diferentes espaços e momentos. Nesse contexto, o pedagogo empresarial tem um papel cada vez mais significativo em função da influência da ação educativa que exerce no contexto empresarial. Sua intervenção educativa se caracteriza pela:

Partindo do perfil necessário ao pedagogo que atua em empresa na sociedade atual, tomamos como referência as contribuições de Perrenoud (2000 e 2002) em que o autor destaca a importância de uma formação pautada no desenvolvimento de competências e habilidades. Apartir de suas ideias, pode-se inferir que uma das metas principais das organizações diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de resolução de situações problema. Considerando-se que, por outro lado, competência remete à ideia de pessoalidade, é necessário que o pedagogo empresarial compreenda que:

A pedagogia nas Empresas é uma das possibilidades de formação e atuação do pedagogo bastante recente no contexto brasileiro. Seu surgimento vincula-se à ideia de necessidade de formação dos recursos humanos.Desta forma:

Provas: FUNCAB - 2010 - IDAF-ES - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

A questão da relação entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem é central no pensamento de Vygotsky. Sua posição é essencialmente genética: procura compreender a gênese. Isto é, a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos. Sua abordagem genética desdobra- se nos ní vei s f i logenét i co, sociogenético, ontogenético, e microgenético, os quais interagem na construção dos processos psicológicos. Sua preocupação com o desenvolvimento é constante (...) marcando claramente sua abordagem sobre os fenômenos psicológicos (Castorina, 2005 ). Para o pedagogo empresarial, tais conhecimentos são de fundamental importância por que:

Para Paulo Freire (1996), são exigências da prática educativa a segurança, a competência profissional e o compromisso. Tais princípios apl icados ao contexto empresarial são fundamentais para garantir:

Para atuar em uma empresa, o pedagogo precisa ter sensibilidade suficiente para perceber quais estratégias podem ser utilizadas e em que circunstâncias devem ser utilizadas, visando os propósitos tanto da formação quanto dos interesses da empresa no planejamento de um programa de formação/treinamento que responda às demandas de competências técnicas e relacionamento social . Ao mencionar a sensibilidade de percepção e aprimoramento das ações de treinamento e desenvolvimento organizacionais, o que está emdestaque é:

I. a necessidade de superar a rotina ou, pelo menos, administrá-la adequadamente.

II. a busca de uma visão prospectiva da organização e de seus produtos e serviços, visando a seleção prévia dos segmentos que serão alvo da ação.

III. a percepção e estabelecimento de prioridades.

IV. a valorização das ações individualistas em detrimento do trabalho emequipe.

Marque a alternativa correta.

“A noção de emprego estava até poucas décadas atrás associada à de estabilidade, previsibilidade e certeza. (...) com o avanço tecnológico, o emprego migrou da indústria, (...) para os serviços formais ou informais. Nesse novo mercado, não há mais empregos permanentes e plenos direitos trabalhistas: ou trabalhadores são contratados temporariamente ou trabalham por conta própria, com apenas a remuneração pelas tarefas, correndo o risco de ficaremsemtrabalho e sem renda por tempo indefinido. As empresas estatais são privatizadas, ocorrendo demissões em massa e os serviços públ icos são terceirizados, juntando-se a outros setores emque ocorre precarização do emprego.

À medida que avança o século XXI, as análises e previsões feitas durante a década de 1980, de que no ano 2000, o avanço tecnológico levaria à substituição dos trabalhadores por máquinas inteligentes, abrigando a possibilidade de ampliação do tempo de lazer, soa como algo duvidoso e até umparadoxo.” ( ) Uma das muitas consequências dessa profecia não realizada pode ser expressa pelo fato de que:

A pesquisadora Tânia Maria Esperon Porto aponta que embora existam avaliações que evidenciem problemas com o uso de tecnologias em processos educativos (Orozco, 2002; Gutiérrez Mar t ín, 2002) , optou por abordar suas possibilidades, fazendo interlocução com a história de Barreto (2002) e as ideias de Gutiérrez Martín (1998, 2002), considerando que o potencial educativo das tecnologias pressupõe uma sensibilização e preparação docente para o uso, considerando o contexto de ação. Dessa forma, expõe a seguir observações sobre o potencial educativo de alguns elementos que pertencem a essas novas tecnologias: rapidez, recepção individualizada, interatividade e participação, hiper textual idade, real idade vi r tual e digitalização/ideologia. A partir das demandas do mundo do trabalho atual, podemos afirmar que tais elementos são:

No âmbito empresarial as ações de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos envolvem, dentre outras ações, a ut i l ização de projetos de t reinamento organizacional. Os projetos variam de acordo com as especificidades de cada organização e são entendidos como organização prévia de uma ação, cujo objetivo é a transformação de determinada realidade. Nesse sentido, todo projeto está ligado a um universo político, epistemológico e simbólico-representacional mais amplo que lhe define as prioridades e os paradigmas metodológicos para a ação. Assim, podemos entender o projeto como:

No campo empresarial, uma das ações relevantes é o ato de avaliar os profissionais. Para Chiavenato (2004), “toda pessoa deve receber retroação a respeito de seu desempenho para saber como está realizando o seu trabalho. (...) Também a organização precisa saber como as pessoas desempenham suas atividades para ter ideia de suas potencialidades.” Por isso, as principais razões do cuidado com a avaliação, segundo este autor, são:

I. valorização dos pedagogos empresariais.

II. julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências ou demissões.

III. alerta sobre a necessidade de mudança de atuação, posturas e atitudes.

IV. melhoria nas relações interpessoais entre funcionários e chefias.

V. extinção de departamentos.

Marque a alternativa correta.

N o c o n t e x t o p r o f i s s i o n a l d a contemporaneidade, o papel do pedagogo na empresa é, fundamentalmente, coordenar as equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos; evidenciar formas de aprendizagem organizacional significativas e sustentáveis; gerar mudanças no ambiente de trabalho, dentre outras. Porém, um grande desafio que se coloca para o pedagogo nesta nova função é:

Bakhtin e Freire concebem a linguagem como dialógica. Suas ideias sobre o homeme a vida são marcadas pelo princípio dialógico, constituidor da existência humana, de que a interação entre os sujeitos é o princípio fundador tanto da linguagem como da consciência. “Interação e interatividade são conceitos que se interpenetram. Na interação (inter-ação) nos referimos à relação entre interlocutores e aos efeitos de sentido daí decorrentes. A interatividade é entendida como a possibilidade de interação flexível, de relação recíproca numa situação de linguagem.” Do ponto de vista educativo organizacional, podemos afirmar que:

A dinâmica de grupo, segundo Felippe (1998), “é importante instrumento para o desenvolvimento e mudança de comportamento. Assim, todos os aprendizados somente serão efetivamente transformados em comportamentos quando vivenciados. (...) Sendo assim, não podemos utilizar a técnica pela técnica”, segundo a autora. Ela deve ser aplicada a uma análise de compreensão do processo e fenômenos grupais. Portanto, a formação do profissional na área de humanas em condução de grupos é indispensável. Isto implica dizer que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282